Página inicial > Termos e noções > ato
ato
quinta-feira 25 de janeiro de 2024
Perenialistas? Pierre Gordon : IMAGEM? DO MUNDO? NA ANTIGUIDADE? O Karma?, ou Karman, é o poder? gerador transcendente dos atos humanos. Ao lado das consequências perceptíveis, cada ação, cada gesto?, cada palavra?, cada pensamento?, tem repercussões invisíveis que se manifestam por vezes a longo termo? e estabelecem a compensação. Estes resultados longínquos podem se registrar seja nos infernos?, seja nos céus, seja em uma outra existência terrestre. Estamos portanto em presença de um princípio energético, — princípio que unifica entre elas uma sequência intermináveis de vidas, se desenrolando em estados ou lugares diferentes. Cada existência nova é a síntese dos atos dispostos em uma outra; é um simples? anel de uma cadeia indefinida.
O ritual da morte? e ressurreição adquire assim um sentido? muito estendido. Trata-se sempre de escapar à tirania do mundo fenomenal e de romper o abraço da maya (v. Moksha).
Lo que se opone a potencia, lo que está completado, acabado.
François Chenique : Éléments de logique classique
Para Aristóteles, o espaço, o tempo? e o movimento? existem realmente, e ele critica a escola de Eleia de lhes haver negado: as coisas? que estão em movimento passam da privação e da capacidade? de uma forma? à perfeição desta forma, quer dizer passam da potência ao ato?, e isto? não se pode fazer a não ser? pela influência de um ser já em ato que tem a perfeição desta forma, segundo o adágio: "Tudo aquilo que é movido é movido por um outro (quidquid movetur ab alio movetur). À luz? desta doutrina muito célebre do ato e da potência, Aristóteles chega ao motor primeiro que é imóvel, que move sem ser movido, e sob a influência do qual se fazem todas as passagens da potência ao ato.
Simbolismo? Fernando Pessoa : Rosea Cruz Tudo realmente mas philosophicamente expondo, reduz-se a isto: que toda a vida? é um mysterio, todos os actos da vida tem um lado pelo qual são mysterio, outro pelo qual não o são. O primeiro é o que bate na consciência real? das cousas; o outro o que está chegado á inconsciencia da vida pratica. Quem? sabe, por exemplo, o significado mystico e transcendente da cópula? Não ria; nada? ha que rir. Tudo isto é mais serio que quanto de serio ha na vida apparente.
Mircea Eliade : Eliade Atos Humanos - ATOS HUMANOS
Filosofia?
Excertos de "Les Notions philosophiques ", PUF, 1990.
No sentido corrente, sinônimo de ação, no sentido de movimento realizado por um ser humano? com vistas a um fim?. Designa em particular? as ações tendo um efeito? legal e as peças oficiais que as consignam. Em seu uso filosófico, o termo é tomado da concepção aristotélica do ser e da modificação. Serve para traduzir seja energeia? (a modificação em curso de realização), seja entelechia (a realização da modificação realizada). Ser em ato se opõe, a partir daí, a ser em potência. Resulta que o ato pode designar toda realidade? efetiva. Na Metafísica, Aristóteles considera que há uma hierarquia, desde a matéria (hyle?) que é somente potência, até o ato puro, quer dizer o ato inteiramente ato, que não comporta qualquer potência. A expressão actus purus foi utilizada por Francis Bacon para designar os movimento mecânico, na medida? que se trata-se de um processo cuja potência de transformação está inteiramente realizada em cada instante do tempo. Porque se opõe à potência, o ato pode identificado à forma (eidos?: "O ato permanente e durável nada mais é que a forma, substancial ou acidental: a forma substancial — como a alma? por exemplo — é claramente permanente, pelo menos, segundo eu, e a acidental só é por um tempo" (, Teodicéia).
Mario Ferreira dos Santos - Mário Ferreira dos Santos: Ferreira dos Santos Ato - ATO
Meditações Tarô: Ato Puro - ATO PURO
Consultas:
- Tradição platônica