Página inicial > Termos e noções > pathos
pathos
quinta-feira 25 de janeiro de 2024
páthos (tó): paixão. Latim: passio, affectio, perturbatio. Plural: páthe (tá) / pathe (ta).
Esse termo? tem dois sentidos:
A raiz grega path- encontra-se em latim, onde assume o mesmo significado; o infinitivo pati quer dizer sofrer, nos dois sentidos: ter sofrimento e permitir/receber. Passio (tardio) abrange, por um lado, um sentimento? intenso e penoso e, por outro, um longo sofrimento físico: paixão pelo jogo?, Paixão de Cristo ou dos mártires. Derivam do grego o termo moderno? patético e os termos científicos patologia, patógeno, neurópata etc.; do latim,padecer, paciente, passivo, passional.
Composto: apathés / apathes, impassível, que não é capaz de sofrer.
Aristóteles opõe ação e paixão desde o tratado Das categorias. Mas ele as designa com os infinitivos substantivados: tò poiein? / to poiein e tò páskhein / to paskhein, agir e sofrer (IX e X). Na Metafísica (A, 21), páthos costuma ser traduzido por afeição, ou seja, qualidade?, estado? que afeta uma substância.
Foram os estoicos que mais estudaram a psicologia? da paixão: esta é má influência da sensibilidade sobre a razão. Crisipo a define como "movimento? irracional da alma?" (Arnim, Fragmenta veterum Stoicorum, III, 113); Zenão, como "um movimento irracional (álogos? / alogos) e contrário à natureza?" (para physin). Esse fato de ser um movimento (kínesis / kinesis?) a diferencia de outros estados de alma, como a doença e o vício, que são afeições contínuas, enquanto a paixão é ocasional (Zenão, in D.L.,VII, 110; Cícero, Tusc, IV, XIII, 30).
Dois problemas apresentados pela paixão.