Blog
-
Há uma experiência inicial que é implicada em todas as outras e que dá a cada uma delas a sua gravidade e a sua profundidade: é a experiência da presença do ser. Reconhecer esta presença, é reconhecer ao mesmo tempo a participação do eu no ser. Ninguém pode, sem dúvida, consentir nesta experiência elementar, tomando-a…
-
Veja também: World as Will and Representation (por palavra chave) Magnétisme animal et Magie. Un chapitre de l’œuvre intitulée : « De la Volonté dans la Nature » Ou comment les sciences exactes sont venues confirmer la philosophie de l’auteur depuis le moment de son apparition. Lorsque, en 1818, parut mon grand ouvrage, il n’y…
-
-
-
TABLE DES MATIÈRES DU TROISIÈME VOLUME. Avant-propos TROISIÈME PARTIE. Histoire du Néoplatonisme. LIVRE PREMIER. Chapitre I. Règles de critique à suivre dans l’histoire du Néoplatonisme. Origine douteuse des livres hermétiques. Influence du Néoplatonisme sur la théologie de l’Église d’Orient. Eunomius. Athanase. Grégoire de Nysse. Synésius. Denis l’Aréopagite. Jean de Damas. Église latine. Saint Augustin. Boèce.…
-
TABLE DES MATIÈRES DU DEUXIÈME VOLUME. DEUXIÈME PARTIE. Analyse. LIVRE DEUXIÈME. Chapitre I. Successeurs de Plotin.— Amélius, Porphyre, Jamblique Chapitre II. Lutte du Polythéisme et du Christianisme. — Nécessité de l’intervention de la philosophie alexandrine dans cette lutte. Restauration du Polythéisme. Antécédents. Apollonius de Tyane, Plutarque, Apulée. Symbolique de Plotin, de Porphyre, de Jamblique, de…
-
TABLE DES MATIÈRES DU PREMIER VOLUME. Préface. PREMIÈRE PARTIE. Introduction. LIVRE PREMIER. Chapitre I. Platon Chapitre II. Aristote Chapitre III. Décadence de la philosophie grecque. Le Stoïcisme LIVRE DEUXIÈME Chapitre I. Établissement de la philosophie grecque en Orient. Influence du Platonisme sur la fusion des doctrines grecques et orientales Chapitre II. École juive. Ses origines.…
-
Wunenburger2016 A estética ocidental das imagens visuais é dominada pelo paradigma da “mimese”, que subordina a beleza da representação – a produção manual humana de uma obra visível – à fidelidade ao modelo, à sua semelhança perfeita ou aproximada. A arte teria como função duplicar e multiplicar a representação do belo em si. Cada obra…
-
Wunenburger1990 Em vários lugares da modernidade, ouvem-se de fato apelos para levar a sério o diagnóstico de esgotamento [18] da lógica identitária. C. Castoriadis ataca assim vigorosamente todos os avatares da identidade, especialmente sob a forma das “lógicas conjuntistas”, que repousam no postulado de objetos definidos e discretos. Na definição dos conjuntos, formulada por Cantor,…
-
G. W. F. Hegel, Science de la Logique, (Meiner-Verlag) II, p. 491-494 (trad. pers.), cf. Aubier, p. 557-560. A dialética é uma daquelas ciências antigas que a metafísica moderna e a filosofia popular, tanto antiga como moderna, têm ignorado na sua maioria. Falando de Platão, Diógenes Laerce diz que, tal como Tales é o fundador…
-
V. Jankélévitch, L’imprescriptible, in Le Monde, 3-4 janvier 1965. Em breve levará vinte anos desde que o último lote de infeliz entrou nas câmaras de gás, impulsionado por cães e por guardas piores do que seus cães. Porque isso foi possível. Esse crime sem nome é um crime verdadeiramente infinito, cujo horror inexprimível é aprofundado…
-
Hegel2003 (Reflexão de Gaboriau) 456 – [Das göttliche Gesetz] A lei divina que reina na família possui, de seu lado, também diferenças em si [mesma], cujo relacionamento constitui o movimento vivo de sua efetividade. Mas entre as três relações – homem e mulher, pais e filhos, irmão e irmã – em primeiro lugar a relação…
-
Análise da ideia de fenômeno em Sartre (Gaboriau4) 1. A intenção de Sartre é clara: recusar o dualismo que opõe interior e exterior, lado certo e lado errado, etc., num mesmo existente. Modos de falar perigosos, capazes de albergar a ideia de uma realidade oculta, que esvazia toda a verdade, e de uma aparência que…
-
Hegel2003 (Reflexão de Gaboriau) 455 – [Das Gemeinwesen das] A comunidade – a lei do alto que vigora manifestamente à luz do dia – tem sua vitalidade efetiva no Governo, como [o lugar] onde ela é indivíduo. O Governo é o espírito efetivo, refletido sobre si, o Si simples da substância ética total. Sem dúvida,…
-
Gaboriau1965 O caso de Blondel é um exemplo ainda mais notável. Mas é uma releitura do projeto blondeliano que deve ser aqui proposta. Apenas sugeriremos aqui a perspectiva. A parte essencial de “L’Action” de 1893 não é apenas notável pelo seu alcance: enquanto a primeira parte se estende por 22 páginas e a segunda por…
-
Gabriel Marcel, Le Mystère de l’Être, Aubier, 1951, t. II, p. 154-158. Primeiramente, é legítimo afirmar que a imortalidade é um fato ou apenas uma quimera? A oposição entre real e imaginário, que fundamenta os juízos que fazemos sobre o mundo empírico, é aplicável aqui? A crença na imortalidade pode ser reduzida a um mero…
-
Bochenski1962 Sendo todo pensamento necessariamente abstrato, nada podemos fazer sem abstrações. Mas se estas são úteis, nem por isso deixam de ser perigosas. Muitas vezes são deduzidas de uma base estreita — como, por exemplo, a ciência moderna da natureza — e conduzem a uma intolerância intelectual que exclui da realidade todos aqueles elementos que…
-
Bochenski1962 O materialismo, diz Whitehead, repousa na doutrina de que existe matéria ou, de um modo geral, de que só existe matéria. A matéria é concebida como alguma coisa que tem como propriedade a simples localização (simple location), uma simples delimitação de lugar no espaço e no tempo. Se esta teoria fosse verdadeira, o tempo…
-
E. Kant, Critigue de la Raison Pure, (trad. sur l’éd. Meiner, p. 235-249). [cf. PUF, 1963, op. cit., p. 177-181, texte de la 2e éd. de Kant] Quel que soit le changement des phénomènes [Ercheinungen], la substance demeure [beharrt], et son Quantum ne subit dans la nature ni augmentation ni diminution. Preuve. Tous les phénomènes…
-
Gabriel Marcel, Le Mystère de l’Être, Aubier, 1951, t. II, p. 149-153. Quanto mais as condições sociais existentes levam não apenas a considerar, mas a tratar de fato os homens como massas — ou seja, como agregados cujos elementos são chamados a se substituir uns aos outros conforme as vicissitudes temporais — mais difícil se…