tradução Esta é a condição atual: O nascimento é a entrada para a fenomenalidade. A morte é a saída da fenomenalidade. Tudo o que requer insight é: Quem nasce e quem morre? Ou melhor dito: O que nasce e o que morre?
Mevlyn This is the present condition: Birth is the entry to phenomenality. Death is the exit from phenomenality. All that requires insight is: Who is born and who dies? Or better stated: What is born and what dies?
Página inicial > Oriente > Tao
Tao
-
Wu Hsin (LWWH:1) – O que nasce e o que morre?
6 de setembro, por Cardoso de Castro -
Robinet – Yin-Yang
30 de agosto, por Cardoso de Castro"Les Notions philosophiques", PUF, 1990
"Um Yin, um Yang, é o Dao", escreve o Xici, um apêndice do I Ching onde se encontram os mais antigos desenvolvimentos sobre o Yin-Yang. A Unidade primordial se dividiu para dar nascimento ao mundo. As duas faces desta Unidade, sejam o Céu e a Terra, o movimento e o repouso, a sombra e a luz, a vida e a morte, o masculino e o feminino, o alto e o baixo... estão simbolizadas pelo Yin e o Yang que na origem designavam o lado sombrio (yin) e o lado (...) -
Billeter (LCT:25-26) – linguagem e realidade
8 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroBILLETER, Jean François. Leçons sur Tchouang-Tseu. Paris: Allia, 2002
O que ouvimos são palavras e sons. Infelizmente, as pessoas imaginam (...) que essas palavras, esses sons fazem com que elas percebam a realidade das coisas – o que é um equívoco. Mas não percebem porque, quando percebemos, não falamos e, quando falamos, não percebemos.
As pessoas imaginam que a linguagem as faz compreender a realidade das coisas, diz Chuang-tzu. Eles cometem esse erro porque, diz ele, “quando se (...) -
Tao Te Ching XIII – Favor e desgraça
6 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSucesso é tão perigoso quanto insucesso Esperança tão oca quanto medo. O que significa "sucesso é tão perigoso quanto insucesso"? Se sobes a escada ou a desces, sua posição é desequilibrada Quando te manténs com os dois pés no chão sempre manténs o equilíbrio. O que significa "esperança é tão oca quanto medo"? Esperança e medo são ambos fantasmas que se erguem pelo pensamento do eu. Quando não vemos o eu como eu o que temos a temer? Vejas o mundo como teu eu. Tenhas fé no jeito que as (...)
-
Tao Te Ching XII – renunciar e abraçar
6 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroCores cegam o olho, Sons ensurdecem o ouvido. Sabores confundem o gosto. Pensamentos enfraquecem a mente. Desejos agitam o coração. O Mestre observa o mundo mas confia em sua visão interior. Deixa as coisas virem e irem. Seu coração está aberto como o céu. [tradução da versão de Stephen Mitchell]
Waley
The fives colours confuse the eye, The fives sounds dull the ear, The five tastes spoil the palate. Excess of hunting and chasing Makes minds go mad. Products that are hard to get (...) -
Tao Te Ching XI – É do não sensível que vem a eficácia
5 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroNossa tradução a partir de Matgioi mas eventualmente combinando outras versões.
Trinta raios unidos formam uma montagem de roda; sozinhos, são inutilizáveis: é o vazio QUE OS UNE, que faz deles uma roda de que se pode servir. Um vaso que se toca e que se pega é inutilizável: é o ar que o preenche que dele faz um bem o qual se pode usar. Construir, modificar, consertar os materiais de uma casa, eis o que é inutilizável; é o vazio entre os materiais que faz uma casa de que se pode servir: (...) -
Tao Te Ching X: deixar as portas se abrirem e se fecharem...
3 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroPodes convocar tua mente de sua vagabundagem e manter-se na unidade original? Podes deixar teu corpo se tornar relaxado como de um recém-nascido? Podes limpar tua visão interior até que nada mais vejas senão a luz? Podes amar as pessoas e conduzi-las sem impôr tua vontade? Podes lidar com as questões mais vitais deixando os eventos tomarem seu curso? Podes dar um passo atrás de tua própria mente e assim compreender todas as coisas? Dando nascimento e alimentando, tendo sem possuir, agindo (...)
-
Tao Te Ching VIII: a bondade transcendente é como a água
3 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroO supremo bem é como água, que alimenta todas as coisas sem tentar. Esta contente com os lugares baixos que as pessoas desdenham. Assim é como o Tao. Em habitando, viver próximo ao chão. Em pensando, ater-se ao simples. Em conflito, ser honesto e generoso. Em governando, não tentar controlar. Em trabalhando, fazer o que se delicia. Em vida familiar, estar completamente presente. Quando estais contente em ser simplesmente tu mesmo e em não comparar ou competir, todos te respeitarão. (...)
-
Tao Te Ching IX: nenhum extremo pode ser sustentado
3 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroEncha tua caneca até a borda e vai transbordar. Continue afiando tua faca e vai trincar. Corra atrás de dinheiro e segurança e teu coração nunca relaxará. Preocupe-se com a aprovação das pessoas e serás seu prisioneiro. Faça teu trabalho, e dê um passo atrás. O único caminho para a serenidade.
Mitchell
Fill your bowl to the brim and it will spill. Keep sharpening your knife and it will blunt. Chase after money and security and your heart will never unclench. Care about people’s (...) -
Tao Te Ching VII: o sábio recuando...
3 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroO Tao é infinito, eterno. Porque é eterno? Nunca nasceu; assim não pode nunca morrer. Porque é infinito? Não tem nenhum desejo para si; assim está presente para todos os seres. A Mestre mantém-se atrás; eis porque está na frente. Está desapegada de todas as coisas; eis porque é una com elas. Porque se esvazia de si mesma, está perfeitamente plena.
Mitchell
The Tao is infinite, eternal. Why is it eternal? It was never born; thus it can never die. Why is it infinite? It has no desires (...)