Filosofia – Pensadores e Obras

ebriedade

(Do L. ebrietas, bebedeira). F. Ebriété, enivrement; It. Ebrietà; I. Ebriety, inebriation; A. Trunkenheit. Sent, ger.: Sinônimo de embriaguez.

Psic: Estado emotivo provocado pelo encantamento de uma ilusão. No vocabulário dionisíaco, alegria divina do iniciado. O iniciado faz da alegria do mundo a sua alegria. No vocabulário de Nietzsche, sensação do poder exaltado, reflexo de nossa plenitude e de nossa perfeição. Na estética nietzschiana, aparece como condição fisiológica preliminar da arte. Todas as espécies de ebriedade: a da excitação sexual, a mais antiga e mais primitiva de suas formas; a ebriedade que acompanha todos os grandes desejos, todas as grandes emoções; a ebriedade da festa, da luta, do ato de bravura, da vitória, a de todos os movimentos extremos; a da crueldade; a de certas influências meteorológicas, como, por exemplo, a ebriedade da primavera; a dos narcóticos.

— “… A glorificação e a ebriedade do corpo constituem o fundamento da piedade helénica, e a vontade da ebriedade, o traço distintivo da nostalgia grega em Nietzsche…” Bertram, Nietzsche, 168. [Soares]