Filosofia – Pensadores e Obras

typos

gr. typos = forma, semelhança, modelo, tipo

A derivação etimológica de typos é disputada. Pode ser derivado de typtô, “ferir”, “bater”, que se acha no NT, especialmente em Lucas e Atos (Mt 24:49; 27:30; Mc 15:19; Lc 6:29; 12:45; 18:13; 23:48; At 18:17; 21:32; 23:2-3; 1 Co 8:12). Embora este significado frequentemente possa ser demonstrado para antitypos, no uso ativo bem como passivo do adj. (i.é, no sentido de “repelente” e “repulsado”), seria aplicável para typos em uma só referência, no máximo (Hdt., 1, 67, 4). De outra forma, esta palavra, com seus denominativos typoò, typôsis, typôma, etc., é achada no significado original de “forma” e, em especial, um “molde” (oco).

1. Neste sentido, typos refere-se em primeiro lugar a um objeto concreto tal como a forma de um pão, um relevo, uma moeda, etc., e então (ainda concreto), a impressão de uma forma, i.é, ou que um objeto deixa no lugar depois de ser pressionado contra outro, tal como um sinal, uma cicatriz, a impressão de um carimbo, uma letra do abecedário, etc., ou, ainda mais geralmente, uma semelhança (Imagem, art. eikon).

2. A palavra é achada em grande medida no sentido abstrato de uma forma ou tipo geral, tal qual a forma de um estilo ou de uma doutrina. Segue-se, então, uma abstração mais ampla do termo em ambas as direções; significa o molde, a forma que carimba : a impressão, a forma que é carimbada, typos. portanto, denota: (a) um original, e sm dois sentidos: o sentido técnico de “protótipo”, “modelo”, e o sentido ético de ‘exemplo” (assim também hypotipôsis); e (b) “cópia” (assim também antitypon). Para mais detalhes do uso secular, ver L. Goppelt, typos, etc., TDNT VIII 246 e segs.). [DITNT]