Página inicial > Antiguidade > Mito – Mistérios – Logos > Leão de Nemeia
Leão de Nemeia
domingo 1º de setembro de 2024
Doze Trabalhos de Hércules — LEÃO DE NEMEIA
Mario Meunier: Excertos de «A LEGENDA DOURADA»
1 — Euristeu pediu, primeiro, ao herói, trazer-lhe o couro do leão da Nemeia. Essa terrível fera era o espantalho de um vale arborizado da Argólida. Seus rugidos eram tamanhos que, quando os agricultores e pastores os ouviam, pálido medo mantinha-os fechados e encolhidos no fundo de suas cabanas. Hércules, levando numa das mãos o arco e a aljava e, na outra, a nodosa clava, partiu ao encontro do perigoso destruidor de rebanhos. Uma a uma, desferiu contra ele todas as suas flechas mortais, mas o enorme animal era invulnerável; seu couro era tão duro que o agudo ferro não podia penetrá-lo, e os dardos, inúteis, caíam sobre a relva ou ricocheteavam na areia. Indignado com o fracasso desse primeiro ataque, Hércules empunhou a pesada clava e se pôs, aos gritos, em perseguição da fera. O leão, amedrontado, fugiu para um antro que possuía duas entradas. O filho de Alcmena tapou uma e penetrou pela outra. O monstro, então, eriçou a juba, e, rugindo de goela escancarada armou o salto. Envolto em seu manto vermelho, Hércules defendeu-se, mantendo numa das mãos uma flecha acerada e, com a outra, levantando sua terrível clava, fê-la cair sobre o crânio de bronze da terrível e indomável fera. O golpe foi tão violento que a maça em dois pedaços arrebentou-se. Meio derreado, o leão cambaleou. Desfazendo-se, então, de suas armas, Hércules meteu-se num perigoso corpo-a-corpo. Com o braço vigoroso abraçou a fera e a estreitou tão fortemente sobre seu vasto tórax que conseguiu arrancar-lhe a alma. Quando o viu sufocado, Hércules escorchou o animal e cobriu-se com o seu couro como se fosse uma couraça impenetrável ao ferro.
R. Emmanuel: Extratos de traduzidos por Antonio Carneiro de «Pleins feux sur la Grèce antique»
A primeira prova imposta foi a destruição do leão de Nemeia.
Nas escolas dos mistérios esta prova consiste em destruir o « homem velho ». Quem é então esse homem velho?
O leão de Nemeia simboliza « O Homem Velho », aquele que é preciso matar com suas próprias mãos; nenhuma arma exterior pode levar a cabo isso; é preciso esfolá-lo com suas mãos e rejeitar esta carne saturada de maus hábitos. Somente a pele deve ser conservada, ela simboliza o corpo físico que não é responsável dos erros e das paixões do falso Eu; esta pele que viveu momentos difíceis, que foi testemunha de muitas catástrofes desse falso Eu aberrante, e que protege o Herói de refazer os mesmos erros. A pele, primeiro revestimento do homem, antes mesmo que nenhuma carne tivesse sido formada, este envelope protegeu o homem ainda divino e continuará a fazer enquanto o homem continuar a caminhar de acordo com os deuses.
Matar o leão é mudar radicalmente de vida e se reconhecer feito à imagem de Deus. Chama-se também esse combate a senda da provação. Para quem postula a redenção, a primeira qualidade que é preciso possuir é o coração, e astrologicamente, o coração é governado pela constelação de Leão.