SEIFERT, Josef. The Philosophical Diseases of Medicine and their Cure. Philosophy and Ethics of Medicine, Vol. 1: Foundations. New York: Springer, 2004, p. xvii-xviii.
- nossa tradução
- Original
nossa tradução
Este livro não busca apenas desenvolver uma filosofia e ética da medicina, mas pretende mostrar que uma ética e uma filosofia do homem são partes implícitas e integrais do conhecimento médico e da profissão médica que, divorciada de uma compreensão e compromisso a seus objetivos e bens a que deve servir, deixa de ser medicina e se torna anti-medicina. Além disso, o conhecimento desses bens e fins da medicina está inteiramente além do alcance da ciência natural experimental e só pode ser esclarecido através da filosofia, que é, portanto, uma parte fundamental da ciência médica. Em outras palavras, além do conhecimento biológico e experimental pertencente à ciência médica e aos cuidados médicos subjacentes de todos os tipos, além das artes diagnósticas e práticas e técnicas múltiplas necessárias para a realização de ações médicas, os aspectos teóricos e práticos da medicina dependem essencialmente e constitutivamente do entendimento da pessoa humana e dos valores e objetivos que têm implicações éticas cruciais e informam toda a atividade e a essência da medicina.
Pelo menos uma compreensão pré-filosófica e um compromisso com esses fins e objetivos da medicina não é algum tipo de “luxo” para os médicos agraciados com uma mentalidade filosófica, mas é indispensável para qualquer médico e enfermeiro para que seja realmente médico ou enfermeiro, em vez de se transformar em um mero técnico treinado em medicina ou até mesmo criminoso. O mesmo vale para todos os outros profissionais de saúde.
O livro também argumenta que experimentamos um grande progresso da medicina naqueles aspectos da disciplina que pertencem à ciência natural experimental e à arte do diagnóstico e da prática, mas uma crise sem precedentes do próprio núcleo da medicina que é constituída por seus fins e inseparável das dimensões filosóficas e éticas.