- nossa tradução
- Original
nossa tradução
Este livro apresentará aos leitores a rica história de doenças pandêmicas e epidêmicas e sugerirá que grande parte da maneira como enfrentamos tais coisas agora foi moldada pelo passado. Esta é uma afirmação normal, mas um ponto importante. Pois muitas vezes a história é esquecida ou redescoberta apenas quando enfrentamos epidemias e pandemias contemporâneas, e assim os padrões do passado se repetem sem pensar.
O que são pandemias e epidemias? Uma epidemia é geralmente considerada um aumento inesperado e generalizado da incidência de doenças em um determinado momento. Uma pandemia é melhor pensada como uma epidemia muito grande. O ebola em 2014 foi de qualquer forma uma epidemia – talvez até uma pandemia. A gripe que matou cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo em 1918 foi uma pandemia.
Uma maneira comum de pensar em epidemias e pandemias é como eventos. Eles vêm e vão. Mas se pensarmos sobre eles dessa maneira, podemos considerar o HIV / AIDS uma pandemia? Ou a tuberculose? E a malária? As pandemias podem ser eventos discretos ou o que eu gostaria de chamar de pandemias persistentes. Tuberculose, malária e HIV / AIDS, que afetam enormes áreas do globo e matam milhões e milhões a cada ano, são pandemias persistentes.