Canguilhem: vida – centro – meio

Quando se reconhece a originalidade da vida, deve-se “compreender” a matéria na vida e a ciência da matéria, que é a ciência simplesmente, na atividade do vivente. A física e a química, buscando reduzir a especificidade do vivente, apenas permanecem, em suma, fiéis à sua intenção profunda de determinar leis entre objetos, válidas fora de qualquer referência a um centro absoluto de referência. Finalmente, essa determinação as levou a reconhecer, hoje, a imanência do mensurador ao mensurado e o conteúdo dos protocolos de observação relativo ao próprio ato de observação. O meio no qual se quer ver aparecer a vida só tem, então, algum sentido de meio, pela operação do vivente humano que ali efetua medidas com as quais sua relação com os aparelhos e com os procedimentos técnicos é essencial. Depois de três séculos de física experimental e matemática, meio que, para a física, primeiro significava meio ambiente, passa a significar, para a física e para a biologia, centro. Ele passa a significar o que significa originalmente. A física é uma ciência dos campos, dos meios. Mas acabou-se descobrindo que, para haver meio ambiente, é preciso haver centro. É a posição de um vivo referindo-se à experiência que ele vive em sua totalidade que dá, ao meio, o sentido de condições de existência. Só um vivente, infra-humano, pode coordenar um meio. Explicar o centro pelo meio ambiente pode parecer um paradoxo.

Essa interpretação não retira nada de uma física tão determinista quanto ela quiser e puder; não lhe retira nenhum de seus objetos. Mas ela inclui a interpretação física em uma outra, mais ampla e mais compreensiva, já que o sentido da física ali é justificado e a atividade do físico integralmente garantida.

CANGUILHEM, Georges. O conhecimento da vida. Tr. de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense, 2011, p. 100-101.

Abellio, Raymond (31) Agamben, Giorgio (19) Antiguidade (969) Arendt, Hannah (16) Baader, Franz von (19) Barbuy, Heraldo (46) Berdyaev, N A (29) Bergson, Henri (16) Bioética (119) Brun, Jean (22) Byung-Chul Han (17) Cassirer, Ernst (15) Deleuze, Gilles (38) Descombes, Vincent (16) Escola de Frankfurt (21) Espinosa, Baruch (47) Faivre, Antoine (23) Fernandes, Sergio L de C (80) Ferreira da Silva, Vicente (21) Ferreira dos Santos, Mario (49) Festugière, André-Jean (38) Gaboriau, Florent (16) Henry, Michel (82) Jaspers, Karl (26) Kant, Immanuel (21) Kierkegaard, Søren Aabye (43) Lavelle, Louis (35) Merleau-Ponty, Maurice (23) Nietzsche, Friedrich (63) Ortega y Gasset, José (47) Outros Pensadores (85) Pensadores Atuais (16) Pré-socráticos (167) Rosenstock-Huessy, Eugen (17) Rosenzweig, Franz (26) Saint-Martin, Louis-Claude de (28) Schelling, Friedrich (34) Schopenhauer, Arthur (99) Schérer, René (20) Sloterdijk, Peter (17) Sophia Perennis (123) Sousa, Eudoro de (36) Vallin, Georges (31) Weil, Simone (15) Wittgenstein, Ludwig (24)