Buzzi (Itinerário) – Encontro e Consciência

O ENCONTRO é a experiência dos caminhos da existência. Buscamos estar nesses caminhos no poder de um saber o que fazer, como e por que fazer. Estamos neles com algum conhecimento de nós e dos outros, com alguma ciência e sentido das coisas e dos acontecimentos.

Esse conhecimento de ciência e sentido é a nossa consciência. É o eu ou o nós. Já é o encontro com a gratuidade de todos os caminhos, o nada da consciência.

Quando em tudo que vemos e tocamos, sabemos e ousamos, ouvirmos, na fala dessa sabença consciencional, o silêncio de uma estranha doação, inauguramos o encontro, compomos a comunidade.

Para conquistar o encontro é preciso um recurso: a consciência. A consciência é apenas o curso, por onde seguimos buscando o encontro, o reino da comunidade.

As vias de uma paisagem não são por certo a paisagem, mas é por onde somos encaminhados à paisagem. A consciência do encontro não é o encontro, mas é no curso da consciência que somos endereçados à paisagem do encontro, à «nosidade».

No mais das vezes, no seguimento de um caminho ou curso de consciência não ousamos seu per-curso, assusta-nos percorrê-lo até ao fim, até a sua essencialidade, o nada ou o vazio de sua consistência. Intimida-nos a contingência: a subtração de sua doação.

Por estarmos apenas no curso, no tão-só da consciência do que somos e podemos, é que a tristeza e o abandono nos visitam sem o convívio do encontro. Dizem as escrituras o segredo do encontro nessas palavras: «Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás, chega ao reino da comunidade, ao céu de todos os caminhos».

O curso é uma consciência definida, uma interpretação da existência, um modo subjetivo de ser e consequentemente um modo objetivo de falar.

Abellio, Raymond (31) Agamben, Giorgio (19) Antiguidade (31) Aristotelismo (28) Baader, Franz von (17) Barbuy, Heraldo (46) Berdyaev, N A (29) Bergson, Henri (16) Bioética (118) Brun, Jean (22) Byung-Chul Han (17) Coomaraswamy, Ananda (432) Deleuze, Gilles (38) Descombes, Vincent (16) Espinosa, Baruch (42) Evola, Julius (106) Faivre, Antoine (24) Fernandes, Sergio L de C (80) Ferreira da Silva, Vicente (21) Ferreira dos Santos, Mario (46) Festugière, André-Jean (38) Gaboriau, Florent (16) Gordon, Pierre (23) Guénon, René (196) Henry, Michel (82) Jaspers, Karl (25) Jowett – Plato (501) Kierkegaard, Søren Aabye (43) Lavelle, Louis (31) Merleau-Ponty, Maurice (23) Mito – Mistérios – Logos (129) Modernidade (149) Neoplatonismo (19) Nietzsche, Friedrich (64) Ortega y Gasset, José (47) Plotino (séc. III) (22) Pré-socráticos (207) Rosenzweig, Franz (20) Saint-Martin, Louis-Claude de (28) Schelling, Friedrich (33) Schopenhauer, Arthur (98) Schuon, Frithjof (354) Schérer, René (20) Sophia Perennis (124) Sousa, Eudoro de (36)