Adorno e Horkheimer (1947) – verdade de uma teoria

Que a verdade de uma teoria seja o mesmo que sua fecundidade é, com certeza, um erro. Mas muitas pessoas parecem admitir o contrário disso. Acham que a teoria, longe de ter necessidade de encontrar sua aplicação no pensamento (im Denken), deve, antes, dispensar o recurso a ele, pura e simplesmente. Elas querem submeter-se à ideia como a um deus, ou atacá-la como a um ídolo. Mas algo que é da natureza da verdade é, justamente, sermos parte interessada nela como sujeitos ativos. Podemos ouvir frases que são verdadeiras em si, mas só temos a experiência de sua verdade ao introduzir nelas nosso pensamento e ao pensar mais além.

No momento atual, o fetichismo em questão exprime-se de maneira drástica. Pedem-nos razões para o pensamento, como se ele fosse imediatamente a prática. Não há simplesmente a fala que visa o poder, mas há também aquela que se move de maneira tateante, experimental, jogando com a possibilidade do erro, e que é, por essa simples razão, intolerável. Mas encontrar-se em estado inacabado e saber disso é também, mais uma vez, o traço característico do pensar, e precisamente do pensar com que vale a pena morrer. A proposição de que a verdade é o todo revela-se a mesma coisa que seu inverso, segundo o qual ela só existe, a cada momento, como parte. A desculpa mais deplorável que os intelectuais encontraram para os carrascos — e isso é algo em que não têm descansado nos últimos dez anos a desculpa mais deplorável é a que consiste em dizer que o pensamento da vítima, pelo qual ela foi assassinada, constituiu um erro. (Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, Dialektik der Aufklärung, Philosophische Fragmente (1947). Frankfurt: Fischer Verlag, 1969, pp. 218-9.)

Abellio, Raymond (31) Agamben, Giorgio (19) Antiguidade (969) Arendt, Hannah (16) Baader, Franz von (19) Barbuy, Heraldo (46) Berdyaev, N A (29) Bergson, Henri (16) Bioética (119) Brun, Jean (22) Byung-Chul Han (17) Cassirer, Ernst (15) Deleuze, Gilles (38) Descombes, Vincent (16) Escola de Frankfurt (21) Espinosa, Baruch (47) Faivre, Antoine (23) Fernandes, Sergio L de C (80) Ferreira da Silva, Vicente (21) Ferreira dos Santos, Mario (49) Festugière, André-Jean (38) Gaboriau, Florent (16) Henry, Michel (82) Jaspers, Karl (26) Kant, Immanuel (21) Kierkegaard, Søren Aabye (43) Lavelle, Louis (35) Merleau-Ponty, Maurice (23) Nietzsche, Friedrich (63) Ortega y Gasset, José (47) Outros Pensadores (94) Pensadores Atuais (16) Pré-socráticos (167) Rosenstock-Huessy, Eugen (17) Rosenzweig, Franz (26) Saint-Martin, Louis-Claude de (28) Schelling, Friedrich (34) Schopenhauer, Arthur (99) Schérer, René (20) Sloterdijk, Peter (17) Sophia Perennis (123) Sousa, Eudoro de (36) Vallin, Georges (31) Weil, Simone (15) Wittgenstein, Ludwig (24)