Página inicial > Sophia Perennis > Cabala > Adumbratio 2

Adumbratio 2

domingo 31 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro

  

Adumbratio Kabbalae Christianae  
Do estado primeiro do universo ou da instituição primordial e disto que a caracteriza.
I. FC — Quanto ao estado da Instituição primordial , a causa primeira, quer dizer Deus, justamente chamado o Infinitamente glorioso, aí deve ser considerado ou in se ou extra se. (Sobre a natureza de Deus, considerado filosoficamente, pode-se ver o prefácio do livro do Zohar  , tomo I, part. 31. Filosofia Cabalística. Dissertação primeira, por inteiro).

II. C — Descrevemos também simbolicamente a natureza de Deus, como uma luz infinita, que preencheria exatamente todo lugar possível, de tal sorte que não restaria nenhum lugar vazio. Mas ao mesmo tempo, esta luz revestiria em qualquer lugar que seja, um caráter de unidade, de simplicidade, de uniformidade perfeitas, que a tornaria por toda parte semelhante a ela mesma. (Vide a Introdução dita acima; part II, tratado IV, cap. II, p.32). Vossos Livros Evangélicos não admitem isto?

III. FC — Perfeitamente. Este gênero de expressão se encontra na Epístola I, a Timóteo, cap VI, v. 16, onde São Paulo   se exprime assim sobre Deus: (Segundo o texto siríaco que é inteiramente conforme a vosso escritos cabalísticos, e do qual extrairemos algumas citações a fim de nos acomodar pouco a pouco a este Dialeto).

«E Ele habita uma luz inacessível, da qual ninguém pode aproximar.»

Assim como São João (Epístola I, cap. I, v 5)

«Pois Deus é a Luz mesma e não há nenhuma treva nEle».

São Tiago (cap I, v17). «Todo dom perfeito e completo desce do alto e nos vem do Pai das luzes, no qual nenhuma mutação é possível, e que não pode ser coberto de sombra por nenhuma vicissitude.»

IV. C — Por esta denominação de suprema luz, se encontra denotado algum ato extremamente simples, de uma tal natureza, que a diferença entre o centro radiante e os raios emitidos seja nula, e que, além do mais, cada um destes rais seja igualmente um centro por toda parte semelhante a ele mesmo.

V. FC — Este ato é algumas vezes chamado por nós a VIDA, como o diz São João. (Evang. IV, v.4).
«Nele (logos) estava a Vida (zoe), e a Vida era a Luz dos filhos dos homens.»

O mesmo é ainda chamado Spiritus, como diz São João (IV, v24).
«Deus é Espírito (pneuma).»