Página inicial > Wojtyla, Karol > Wojtyla Pessoa Ato

Wojtyla Pessoa Ato

, por Cardoso de Castro

  

Karol Wojtyla   — Pessoa e Ato

Professor de filosofia moral, Karol Wojtyla se aprofundou na reflexão do "agir humano". Tomado em seu dinamismo, o ato (praxis) esclarece o sentido da existência, a significação da cultura, o destino da sociedade. O homem se constitui como pessoa não por suas ideias mas em sua ação, sua decisão, sua libre escolha e projeto, em meios as suas solidariedades inter-humanas. O que se denomina comumente a experiência humana surge da conjunção dinâmica de uma pessoa e de seu agir.

Nesta obra se renova o debate entre Max_Scheler e Kant  , onde as forças vivas da tradição cristã se integram em uma nova visão; a pessoa e seu agir qualificado é a rocha contra a qual vêm se bater os empreendimentos totalitários das potências que buscam a destruir e desintegrar o humano.

O conceito de pessoa em ato proposto por Wojtyla provém de seus trabalhos sobre o pensamento de Scheler  , especialmente sua Wertethik (O formalismo em ética e a ética material dos valores). Segundo o autor, Scheler formou seu conceito de materiale Wertethik com o propósito de desafiar a ética a priori da pura forma, ou melhor, do puro dever, que, herdado de Kant, dominou todo o século XIX. A crítica de Scheler seguiria a linha traçada pelo mestre da Fenomenologia, Husserl  , de quem foi discípulo, com base no princípio zurück zum Gegenstand (retorno ao objeto). Este debate fundamental, conduzido em nome do retorno àquilo que é objetivo em ética (e antes de tudo em moral), apresenta em sua raiz mesma o problema do sujeito, a saber, o problema da pessoa ou do ser humano como pessoa.

Para Wojtyla, este estudo deve tudo aos sistemas de metafísica, de antropologia e de ética aristotélico-tomistas, e por outro lado, à fenomenologia, sobretudo na interpretação de Scheler, e através de sua crítica a Kant. Ao mesmo tempo representa um esforço do autor para alcançar esta realidade que é o homem-pessoa visto através de seus atos...

Abaixo excertos retirados da tradução francesa de Gwendoline Jarczik, feita sobre o texto definitivo estabelecido pelo autor coma colaboração de Ann-Teresa Tymieniecka.

*PREFÁCIO
*EXPERIÊNCIA DO HOMEM
*CONHECIMENTO DA PESSOA
*ETAPAS DA COMPREENSÃO
*CONCEPÇÃO PESSOA ATO

Segue-se o índice de tópicos da obra sobre o qual estaremos ainda aditando resumos e outros excertos.

Índice
Introdução (excertos referidos acima)
A experiência do homem (L’expérience de l’homme)
O conhecimento da pessoa fundado sobre a experiência do homem
Etapas da compreensão e linha de interpretação
A concepção da pessoa e do ato tal qual pretendemos apresentar neste estudo

Primeira Parte — Consciência e Eficiência
A pessoa e o ato sob o aspecto da consciência
Análise da eficiência a partir do dinamismo humano

Segunda parte — Transcendência da pessoa no ato
A estrutura pessoa da autodeterminação
Autodeterminação e realização

Terceira Parte — Integração da pessoa no ato
Integração e soma
Integração e psiquismo

Quarta Parte — Participação
Esboço de uma teoria da participação

Conclusão