Página inicial > Sophia Perennis > Brihadaranyaka Upanixade

Brihadaranyaka Upanixade

terça-feira 30 de abril de 2024

  

UPANIXADES  BRIHADARANYAKA UPANIXADE  

VIDE: TRADUÇÃO E EXEGESE PARCIAL DE ANANDA COOMARASWAMY  


Retirado da tese de doutorado de Selma de Vieira Velho, A Influência da Mitologia Hindu na Literatura Portuguesa dos Séculos XVI e XVII.

O BRIHAD-ARANYAKA UPANIXADE, um dos mais antigos e dos mais filosóficos na sua teoria sobre o Universo, contém a mais bela oração do mundo e que se eleva na índia há séculos:

Guiai-me da Ilusão para a Realidade, Guiai-me das Trevas para a Luz,
Guiai-me da Morte para a Imortalidade...!

Os seus diálogos, alguns dos quais citamos em seguida, põem em evidência a subtileza da percepção que se atinge pelo esforço individual, e ao mesmo tempo indicam a vasta diferença do ambiente sócio-cultural que precedeu à estratificação rígida das classes sociais no subcontinente Indiano. Vejamos alguns exemplos:
*Brihadaranyaka Upanixade 1
*Brihadaranyaka Upanixade 2
*Brihadaranyaka Upanixade 3
*Brihadaranyaka Upanixade 4
*Brihadaranyaka Upanixade 5

O Brihadaranyaka Upanixade não trata apenas de argumentos altamente filosóficos em longas assembleias. Muitas vezes, dá-nos pequenos contos, belos na sua originalidade e finalidade, e igualmente filosóficos. Vejamos agora a sempre presente unidade transcendental do universo tanto através da Natureza como do Homem; poderíamos intitular os seguintes contos como: (1) Os ecos do Trovão", e (II) A Supremacia do Melhor", respectivamente.




Ver online : Ananda Coomaraswamy