Página inicial > Imaginal > Theosophia

Theosophia

      

É preciso fazer uma distinção importante entre a Theosophia  , enquanto uma corrente filosófica que se desenvolveu desde a Antiguidade   e se desdobrou como "dimensão oculta do Cristianismo" a partir da Renascença, e Teosofismo, corrente "esotérica" que teve seu auge na formação da Sociedade Teosófica com suas ramificações posteriores. O texto de René Guénon, Teosofia e Teosofismo, é bastante elucidativo a este respeito.

Para ter certeza   desta distinção estaremos usando o termo grego Theosophia como referência a esta metafísica grega e cristã elaborada dos séculos XVII a XIX.


Segundo Arthur Versluis  , a ênfase na revelação atemporal ou gnose dentro da Cristandade é mantida por aqueles que tradicionalmente são chamados "teósofos" (vide Theosophos. A palavra "teosofia" — theos  , "divino" e sophia  , "sabedoria" — refere-se a autêntica tradição gnóstica dentro da Cristandade, que vai de Dionísio o Areopagita, através de Clemente de Alexandria   e Orígenes  , a Máximo o Confessor, João Escoto Erígena  , Mestre Eckhart  , Johannes Tauler  , Jacob Boehme  , Gottfried Arnold, Franz von Baader  , até a era presente  . Teósofos são por vezes católicos romanos, por vezes protestantes, por vezes ortodoxos. Estão unidos, entretanto, dentro da tradição cristã, em suas afirmações comuns da experiência espiritual autêntica e transmutação. As palavras "gnóstico" e "teósofo" são de fato intercambiáveis, embora "teósofo" esteja geralmente referindo-se a místicos alemães dos séculos XVII, XVIII e XIX, ou aqueles diretamente influenciados por estes.