Proclo (410-485, natural de Constantinopla), foi discípulo de Olimpiodoro, em Alexandria, e, em Atenas, de Siriano. Seguiu em parte os predecessores da escola ateniense do neoplatonismo, mas foi influído, principalmente, pelas doutrinas de Plotino e Jâmblico. Deu à sua doutrina uma precisão lógica e tal sutileza, que foi consagrado como o maior escolástico do neoplatonismo.
Temas: a) a doutrina do círculo de descida e retorno de Plotino foi sistematizada por Proclo, que delineia a dialética de todo o processo de desenvolvimento em sua doutrina da tríada: 1) permanência do ser em si; 2) saída do ser de si mesmo; 3) retorno a si mesmo pela conversão. Pela perfeição e superabundância de poder, o ser, permanecendo em si mutável, gera um produto, que lhe é semelhante (quer dizer idêntico e diverso ao mesmo tempo), qve permanece e procede ao mesmo tempo, mas aspira ao Bem e pelo Bem retorna à sua causa. Cada retorno realiza-se através das mesmas causas pelas quais cumpriu a procissão. Os caminhos correspondem-se exatamente, em perfeito círculo, que reúne o término com o princípio.
b) O Um contém, assim, potencialmente, todos os seres inferiores, como todos os superiores. Assim, os inferiores são emanações dos superiores, chegando até à singularidade. A estrutura do universo, assim concebida, é imutável. Em todo o platonismo, apesar de sua complicada hierarquia dos seres, há unidade sem tempo-ralidade e sem criação. [MFS]