Página inicial > Glossário > arche

arche

domingo 17 de outubro de 2021

gr. arkhé (he): princípio. Latim: principium. Causa original, Realidade primeira da qual procedem as outras no universo.


Outro exemplo é a palavra archê. Ela não há que ser entendida como relação do Uno a outros seres, mas no sentido de que estes se relacionam com ele, como o ilustra este passo: “Tudo o que é belo e santo é posterior a ele, porquanto de tudo isso ele é o princípio” [En. VI, 8  , 8, 7-9].
O horizonte de indagação filosófica deixa de estar exclusivamente ligado ao problema posto pela experiência maciça do ser. Na verdade, é a presença maciça e absolutamente problemática do ser que mobiliza o pensamento pré-socrático. Todo o seu esforço estava concentrado na procura da ἀρχή, isto é, de um princípio, origem e proveniência dos entes no seu todo. A questão filosófica do ser reparte-se, contudo, com Aristóteles, por diversas frentes de investigação. Mas, a despeito da diversidade de ontologias regionais e das respectivas formas específicas de acesso, podemos perceber que todas elas cabem dentro de uma distinção fundamental. A diferenciação entre um horizonte teórico e um horizonte prático e respectivas formas constitutivas de acesso passa agora a redefinir o projeto de investigação filosófico pré-socrático. Em causa está a ἀρχή, mas nos diversos modos como pode ser dita. Fala-se portanto de ἀρχαί, e na verdade interpretadas explicitamente como αἰτίαι. A diferenciação entre os dois modos fundamentais de haver princípio — fundamentos responsabilizáveis pelos entes nos respectivos horizontes — não é, contudo, uma invenção aristotélica mas um dividendo colhido do pensamento platônico. [CaeiroEN  :281 Nota]
LÉXICO: ARCHE; arque; arcano princípio; fundamento