Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Hixon / Lex Hixon
Hixon / Lex Hixon
Lex Hixon, doutor em religião pela Columbia University, e professor da New School for Social Research, em Nova York, publicou um ensaio sintético mas muito bom sobre Plotino , em seu livro traduzido para o português e publicado pela Cultrix (1992), "O Retorno à Origem", que apresentamos a seguir.
Matérias
-
Hixon (RO) – Pastoreio Boi II
23 de agosto, por Cardoso de Castro
Excertos de "O Retorno à Origem", de Lex Hixon
A carta seguinte indica que Yaeko já assimilou o êxtase da Grande Iluminação. Escreve Yaeko: Minha carta do dia vinte e cinco deve tê-lo feito pensar que fiquei louca ... Eu havia alcançado um êxtase tão intenso que não pude me conter. Quando recobrei os sentidos... caí na risada ao pensar em quão confusas tinham-se tornado minhas emoções. O roshi responde: Você não precisa se censurar. O delírio de felicidade é a reação inicial de todos (...)
-
Hixon (RO) – Pastoreio do Boi I
23 de agosto, por Cardoso de Castro
Excertos de "O Retorno à Origem", de Lex Hixon
Um dos enganos que surge repetidamente durante o longo processo da Iluminação é a rejeição prematura da instrução e orientação espiritual. Para o praticante adiantado, este engano não deriva da egolatria habitual e sim do êxtase não assimilado, que confere um caráter definitivo ao nível de Iluminação que ele ou ela alcançou. Contudo, a Grande Iluminação de Yaeko, embora não seja definitiva, é certamente bem mais clara do que o kensho, ou o (...)
-
Hixon (RO) – Pastoreio do Boi - Yaeko
23 de agosto, por Cardoso de Castro
Excertos de "O Retorno à Origem", de Lex Hixon
Para confirmar e enriquecer a descrição tradicional da Iluminação proporcionada pelas imagens do Pastoreio do Boi, voltamo-nos para uma mulher japonesa contemporânea que cruzou os níveis superiores da Iluminação durante um intenso período de cinco dias e depois morreu, aos vinte e cinco anos de idade. Yaeko era uma mulher de compleição fraca, afligida pela doença, cuja dedicação espiritual era extraordinariamente poderosa. Ela praticou (...)