The entire universe, including all levels and all possible worlds, is the body of God manifested within Soul. For Plotinus, this is the system of Nature. Our universe as thus conceived is not inert matter, nor is it an illusion:
... this All is one universally comprehensive living being, encircling all the living beings within it, and having a soul, one soul, which extends to all its members in the degree of participant membership held by each... (IV.4.32)
For Plotinus, the Cosmos is not (…)
Página inicial > Palavras-chave > Em outros sites... > Damiani / Anthony Damiani / ADEnneads / Astronoesis
Damiani / Anthony Damiani / ADEnneads / Astronoesis
Anthony Damiani (1922-1984)
PLOTINUS . TRANSLATED BY Stephen MacKenna (Notes and commentaries by Anthony Damiani)
ASTRONOESIS
O título do livro, literalmente «Intelecção dos Astros», nasceu da conjunção de astronomia (arranjo ou ordenamento dos astros) e astrologia (discurso sobre os astros). Astro significa estrela ou outro corpo celeste, e também algum tipo de luminária, inteligência brilhante. Noesis significa Intelecção ou «ver dentro». Intelecção dos Astros significa não somente a compreensão dos astros, mas também a compreensão que é dos astros — o que uma alma-astral vê ou visualiza. A intelecção dos astros é também uma inteligência radiante dos astros como portais para noesis.
O Universo sensível é a escritura primordial... incorpora a sabedoria dos princípios primais que estão além dele...
Assentando-nos na experiência que nós seres humanos nesta Terra temos da integridade única de nosso próprio mundo.... tentaremos aceitar e investigar a natureza e a estrutura do cosmo como foi concebido pelos antigos cosmólogos e astrólogos que afirmaram que os princípios deste cosmo são deuses cuja atividade nasce-com o ser, o conhecimento e a Experiência deste mesmo mundo...
A mandala astrológica... nos permitirá justapor filosofia e astrologia de tal modo a revelar que o universo sensível com seu anfitrião estrelado é a escritura primordial vivente que incorpora a sabedoria dos princípios primais — princípios que estão tão distantes dele quanto os céus estão além da Terra — e que a base da astrologia é uma familiaridade com o conhecimento-sabedoria que sustenta o cosmo.