Plotinus presents a philosophy of Unity: unity as unfathomable and transcendent, and unity as omnipresent and immanent.
First in the order of importance are statements about the existence of God, the One-Only; for following upon this certitude that is the very core of all that he will say, Plotinus transmits for our benefit a wisdom-knowledge or prima philosophia conascent with the foundations of our world and our being.
“In what sense, then,” Plotinus asks in VI.9.6, “do we assert this (…)
Página inicial > Palavras-chave > Em outros sites... > Damiani / Anthony Damiani / ADEnneads / Astronoesis
Damiani / Anthony Damiani / ADEnneads / Astronoesis
Anthony Damiani (1922-1984)
PLOTINUS . TRANSLATED BY Stephen MacKenna (Notes and commentaries by Anthony Damiani)
ASTRONOESIS
O título do livro, literalmente «Intelecção dos Astros», nasceu da conjunção de astronomia (arranjo ou ordenamento dos astros) e astrologia (discurso sobre os astros). Astro significa estrela ou outro corpo celeste, e também algum tipo de luminária, inteligência brilhante. Noesis significa Intelecção ou «ver dentro». Intelecção dos Astros significa não somente a compreensão dos astros, mas também a compreensão que é dos astros — o que uma alma-astral vê ou visualiza. A intelecção dos astros é também uma inteligência radiante dos astros como portais para noesis.
O Universo sensível é a escritura primordial... incorpora a sabedoria dos princípios primais que estão além dele...
Assentando-nos na experiência que nós seres humanos nesta Terra temos da integridade única de nosso próprio mundo.... tentaremos aceitar e investigar a natureza e a estrutura do cosmo como foi concebido pelos antigos cosmólogos e astrólogos que afirmaram que os princípios deste cosmo são deuses cuja atividade nasce-com o ser, o conhecimento e a Experiência deste mesmo mundo...
A mandala astrológica... nos permitirá justapor filosofia e astrologia de tal modo a revelar que o universo sensível com seu anfitrião estrelado é a escritura primordial vivente que incorpora a sabedoria dos princípios primais — princípios que estão tão distantes dele quanto os céus estão além da Terra — e que a base da astrologia é uma familiaridade com o conhecimento-sabedoria que sustenta o cosmo.