Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > BAUBh / Brihadaranyaka Upanixade / Brihadaranyaka Upanishad / (...)
BAUBh / Brihadaranyaka Upanixade / Brihadaranyaka Upanishad / Bṛhadāraṇyakopaniṣadbhāṣya
O BRIHAD-ARANYAKA UPANISHADA, um dos mais antigos e dos mais filosóficos na sua teoria sobre o Universo , contém a mais bela oração do mundo e que se eleva na Índia há séculos. [Vieira Velho]
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Matérias
-
Hulin (PEPIC:124-132) – gênese da individualidade
29 de abril de 2020, por Cardoso de Castro
Excerto traduzido de HULIN, Michel. LE PRINCIPE DE L’EGO DANS LA PENSÉE INDIENNE CLASSIQUE. p. 124-132
nossa tradução
À pergunta: «Por que a existência individual? » Qualquer pessoa mesmo pouco informada das teses do Advaita responderia: « por causa da ignorância ». Esta por sua vez se definiria como a ignorância originária atualizada sob a forma de uma sobre-imposição – adhyāsa – recíproca dos upādhi (pseudo-pertencimentos ou «condições limitantes extrínsecas» não-pensantes) e do atman espiritual. E a (...)
-
Vieira Velho – Brihadaranyaka Upanixade 4
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
"Aquele que estando na atmosfera, é diferente da atmosfera, a quem a atmosfera não conhece, cujo corpo é a atmosfera, quem controla a atmosfera interiormente, - aquele é o Ser dentro de ti, o Controlador íntimo, o Imortal". [SELMA DE VIEIRA VELHO. A Influência da Mitologia Hindú na Literatura Portuguesa dos Séculos XVI e XVII]
Ergueu-se então Kahola Kaushitakeya e disse:
— "Yajnavalkya, explica-me sobre o Brahman que é evidente e não obscuro, o Ser que permeia todas as coisas".
— "O ser que permeia (...)
-
Vieira Velho – Brihadaranyaka Upanixade 5
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Toda a oblata que um homem possa oferecer neste mundo, ó Gargi, todo sacrifício que ele possa praticar, todas as penitências que ele possa impor e si próprio, ainda que tudo isso se mantenha por milhares de anos, tudo terá um fim, a não ser que ele conheça esse Imperecível!
Então Gargi Vacaknavi disse:
"Veneráveis Brahmanes, escutai. Eu farei duas perguntas a Yajnavalkya. Se ele as responder, nenhum de vós será capaz de o derrotar no argumento sobre Brahman".
— "Fazei as perguntas, Gargi", disse (...)