Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > SuzukiDZNM / Doutrina Zen da Não-Mente
SuzukiDZNM / Doutrina Zen da Não-Mente
SUZUKI , D. T.. A Doutrina Zen da Não-Mente . Tr. Elza Bebiano. São Paulo : Pensamento,1993 [DZNM]
Matérias
-
Suzuki (DZNM:21-27) – Hui-neng e o vazio (sunyata)
23 de agosto, por Cardoso de Castro
Não há árvore Bodhi, nem o cessar do brilho do espelho. Sendo tudo vazio, onde poderia assentar o pó?
O que distingue Hui-neng de maneira mais evidente e característica de todos os seus antecessores e contemporâneos é a sua doutrina de “hon-rai mu-ichi-motsu” (pen-lai wu-i-wu). Esta é uma das linhas em que ele se declara contra os versos de Shen-hsiu, a que já nos referimos. A gatha completa composta por Hui-neng é esta:
Não há árvore Bodhi, nem o cessar do brilho do espelho. Sendo (...)
-
Suzuki (DZNM:57-65) – estado de não-mente
23 de agosto, por Cardoso de Castro
Nunca se deve considerar o despertar como um feito ou uma realização decorrente de tais esforços. Como não há realização alguma no despertar de Prajna no Inconsciente, esse despertar tampouco persiste. Este é o ponto defendido com maior ênfase em todos os Sutras do Prajnaparamita: nenhuma realização e, portanto, nenhum apego, nenhuma permanência, o que significa permanecer no Inconsciente ou permanecer no não-permanente.
Voltamos aqui à relação entre Prajna e Dhyana. Este é, de fato, um (...)
-
Suzuki (DZNM:65-67) – estado de não-mente (wu-hsin)
23 de agosto, por Cardoso de Castro
A esta altura do diálogo entre Hui-chung e seu discípulo Lin-chiao, podemos ter uma ideia do significado de termos como wu-hsin, wu-nien, wu, kutig e wang, frequentemente encontrados na literatura zen e que constituem a ideia central, expressa de forma negativa, da filosofia zen. As expressões “no-mind-ness” [estado de não-mente] “no-thought-ness” [estado de não-pensamento] (ou de ausência de pensamento), “no-ness” [estado-de-não], “emptiness” [Vazio] e “forgetting” [esquecimento], tal (...)