Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > LarchetTDE / Terapêutica das doenças espirituais / Thérapeutique des maladies (...)

LarchetTDE / Terapêutica das doenças espirituais / Thérapeutique des maladies spirituelles

      

Livro de Jean-Claude Larchet  , «Thérapeutique des maladies spirituelles : Une introduction à la tradition   ascétique de l’Église orthodoxe», que proporcionou páginas e citações espalhadas pelo site. Abaixo, excerto   traduzido da apresentação da obra e resumo construído a partir da tradução do índice do livro original em francês.


Desde a origem  , a salvação foi considerada pelos Padres da Igreja   como uma cura   aportada pelo Cristo   médico das almas e dos corpos para a humanidade doente. Esta concepção, que encontra nas Escrituras   e na liturgia sólido respaldo, foi integrada pela tradição ascética do Oriente cristão, a ponto de se constituir em verdadeiro método diagnóstico e terapêutico das doenças espirituais.

Este método foi estruturado ao longo do tempo, com base na antropologia cristã definida pelos Padres, por gerações de espirituais. Estes exploraram a alma   humana em seus desdobramentos; aprenderam a dominar todos os movimentos e se aplicaram a transformá-la. Um tal método progressivamente adquiriu uma coerência, uma precisão e uma profundidade notáveis.

É o que põe em evidência, com muito rigor   e clareza  , este estudo original, vasta síntese dos ensinamentos patrísticos e ascéticos orientais dos séculos I ao XVI: ela apresenta uma visão renovada da doutrina   cristã da salvação e constitui um verdadeiro tratado, ao mesmo tempo teórico e prático, de psicologia e de medicina espirituais. Este livro representa também uma soma sobre a espiritualidade ortodoxa sem equivalente até nossos dias.


Resumo: