Philokalia Todos os escritores associados literariamente ao platonismo estão de acordo em fazer da apatheia a meta da virtude e ver na katharsis - purificação o meio de aí chegar. Apathe - apatheia - katharotes são três noções estreitamente associadas em Plotino e Gregorio de Nissa. Este é um dos pontos, aliás, de maior similitude entre seus pensamentos.
Em Philon - Filon, segundo Bréhier: "Os estoicos queriam suprimir totalmente as paixões. Philon - Filon também via na apatheia o ideal da Sabedoria. (...)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Cassiano / Cassian / Cassianus / Collatio / Escada Santa / Escada (...)

Cassiano / Cassian / Cassianus / Collatio / Escada Santa / Escada Divina
Ioannes Eremita Cassianus / Ioannus Cassianus / Ioannes Massiliensis (360-435)
Segundo Jean-Yves Leloup , o autor de "Les Collations de Jean Cassien, ou, L’unité des sources", João Cassiano, se encontrava no cruzamento dos tempos, como dos espaços geográficos. Foi com efeito como um fio de ouro religando os quatro grandes patriarcados que constituíam então a Igreja católica e ortodoxa: Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma. Cassiano foi jovem monge em Belém sob o patriarcado de Antioquia, viveu mais tarde no Egito entre os monges do deserto sob o patriarcado de Alexandria, encontra-se em seguida em Constantinopla junto a João Crisóstomo, e virá enfim a Roma junto ao patriarcado de Inocente I que dele fará seu confidente e seu amigo. É em Roma que conhecerá Leão que se tornará em seguida o patriarca dos romanos, Leão o Grande.
Peregrino entre dois calendários, grande caminhante dos quatro cantos da cristandade, João Cassiano permanece uma testemunha privilegiada da Igreja indivisa e suas «Colações» um convite de atualidade a um retorno às fontes sempre vivas do Oriente e do Ocidente.
Matérias
-
apatheia
28 de março de 2022 -
Cassiano Conferencias II-11
29 de março de 2022Cassiano Conferencias II - SEGUNDA CONFERÊNCIA DO ABADE MOISÉS — DA DISCRIÇÃO
XI. Palavras do abade Serapião sobre a perda de força dos pensamentos quando confessados e sobre o perigo da auto-confiança.
Quando eu era menino, disse ele, e morava com o abade Theon, o inimigo, por investidas que se repetiam, me levou a este hábito: depois da refeição da hora nona, que eu tomava com o ancião, diariamente pegava às escondidas um pão que ocultava no peito e, à noite, o comia em segredo, sem que ele (...) -
orge
28 de março de 2022VIDE: IRA DIVINA; PATHOS; TANQUEREY IRA
EVANGELHO DE JESUS: Mt 3:7; Mc 3:5; Lc 3:7; Lc 21:23; Jo 3:36; Rom 1:18; Rom 2:5-8 Philokalia [http://lesvoies.free.fr/spip/mot.php?id_mot=94">CITAÇÕES DOS PADRES (em nosso site francês)
Cólera ou impaciência - na linguagem bíblica fala-se literalmente de "brevidade de sopro", ou "respiração curta". A cólera nos faz perder o alento; ficamos com a respiração curta e rápida; sufoca-se, como possuído.
Uma das principais causas da cólera é a não aceitação dos (...) -
Merton Humildade
29 de março de 2022Merton Pureza de Coração - Puritas Cordis (cont.)
A humildade desapega o monge, antes de tudo, daquela absorção em si mesmo que o faz esquecer-se da realidade de Deus. Desapega-o daquela fixação em sua própria vontade que o faz ignorar e desobedecer à vontade eterna de Deus, única realidade a ser encontrada. Destrói aos poucos o edifício de projetos ilusórios que o monge levantou entre si mesmo e a realidade. Despe-o da veste dos ideais espúrios que ele teceu para disfarçar e embelezar seu ser (...) -
hyperephania
28 de março de 2022VIDE: VAIDADE; O MAL DE DENTRO E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba (hyperephania), a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. (Mc 7:20-23) Philokalia [http://lesvoies.free.fr/spip/mot.php?id_mot=96">CITAÇÕES DOS PADRES (em nosso site francês) (...)
-
Philokalia Esquema
29 de março de 2022Fizemos uma tentativa de montar uma estrutura esquemática da Philokalia, conforme publicada nas versões em francês e em inglês, seguindo também a orientação das duas coletâneas organizadas por Escritos da Philokalia - Kadloubovsky e Palmer. Sobre esta estrutura em árvore estaremos aditando resumos traduzidos de cada obra da Philokalia, além de incluir os mesmos resumos na página do santo autor destas instruções. Traduções La Philocalie Introdução - Olivier Clément Prefácio de Nicodemo o Hagiriota Epílogo (...)
-
Pequena Philokalia Prefacio
29 de março de 2022Excertos do Prefácio de Gouillard da tradução em português publicada pela Ed. Paulinas, em revisão e ampliação conforme o original francês.
Os Relatos de um Peregrino russo revelaram a Philokalia ao grande público. A aventura desse atrativo vagabundo de Jesus de imediato coroou-a de um prestígio, destacado ainda por um título hermético e a raridade do livro. Refratada pela confissão do Peregrino, a Philokalia apareceu como o Evangelho de uma oração, ao mesmo tempo, estranha e familiar, ingênua e (...) -
Cassiano Conferencias I-12
29 de março de 2022Cassiano Collatio I - PRIMEIRA CONFERENCIA DO ABADE MOISÉS — DA META E DO FIM DO MONGE
XII. Pergunta sobre a perseverança da "theoria" espiritual (contemplação)
Germano: Quem é que pode ser sempre tão preso a essa contemplação, na fragilidade da carne, que nunca pense na chegada dum irmão, na visita de um doente, no trabalho manual, ou na hospitalidade devida aos peregrinos ou a pessoas que chegam? E, afinal, quem não é solicitado a prover as necessidades e cuidados do corpo? Muito gostaríamos de (...) -
Barsanufio Bibliografia
29 de março de 2022Contribuição de Antonio Carneiro Bibliografia : em espanhol:
1.Historia de la literatura cristiana antigua griega y latina. II. Desde el concilio de Nicea hasta los comienzos de la Edad Media , Moreschini, Claudio; Norelli, Enrico; Biblioteca de Autores Cristianos, serie Maior (MA0086), 856 p.,978-84-7914-870-6 .
In: Capítulo XVIII. Ascesis y espiritualidad en el siglo V griego y en la primera mitad del VI 1. El monacato egipcio: el desierto de Escete en el siglo V 2. Los ascetas del (...) -
Cassiano Collatio XIV-8
29 de março de 2022Cassiano Collatio XIV - PRIMEIRA CONFERÊNCIA DO ABADE NÉSTEROS - A CIÊNCIA ESPIRITUAL
VIII. A ciência espiritual
Mas voltemos à exposição da ciência que constituiu o exórdio desta conversação.
Como acima dissemos, a "praktike" se divide em muitas, profissões e atividades. A "theoria - theoretike", por seu lado, se divide em duas partes: a interpretação histórica e a inteligência espiritual.
E por isto que Salomão, ao enumerar a graça multiforme da Igreja, acrescentou: "Todos os que estão junto dele, (...) -
Teofano Logismos
29 de março de 2022La técnica de los "logismoi" "Todo el agon - combate del hombre tiene lugar en los logismos - logismoi, dice literalmente "Macario". Y por su boca habla toda la tradición espiritual cristiana, empezando por el evangelio de San Mateo, con su rotunda afirmación: "La fuente y el principio de todo pecado son los malos logismos según fue tomado por Orígenes.
Los logismoi, esto es, los "logismos - pensamientos", los "impulsos", las "pasiones", los "kakia - vicios" - tales son las principales (...) -
Poesia e Contemplação VI
28 de março de 2022Excertos da tradução do Mosteiro da Virgem (Petrópolis)
VI
A TRADIÇÃO cristã primitiva e os escritores espirituais da Idade Média não conheciam nenhum conflito entre a oração "pública" e a "privada", ou entre a liturgia e a contemplação. Este é um problema moderno. Ou talvez fosse mais exato dizer que se trata de um pseudoproblema. A liturgia tende, por sua própria natureza, a prolongar-se na oração individual contemplativa. E a oração mental, por sua vez, dispõe-nos ao culto litúrgico e nele busca a (...) -
akedia
28 de março de 2022Demônio do Meio-dia É o demônio do meio-dia, porquanto se diz que uma metade do dia acaba de terminar e mais uma vez não se passou nada... Este demônio incita o monge a sair, murmura-lhe que o seu combate é vão, que falhou a sua vida. Neste preciso momento, o único meio de lutar consiste em esperar por horas menos negras. (in: Espiritualidade - A essência do monaquismo cristão - Entrevista com Jean-François Colosimo, professor de Patrologia no Instituto de Teologia Ortodoxa de Saint-Serge, Paris. (...)
-
Escada Santa
29 de março de 2022Assim começa a apresentação da tradução de João Mendes de Almeida Júnior, publicada em 1902, que estaremos apresentando a seguir, juntamente com eventuais traduções parciais em português, para simples cotejamento.
São João Clímaco compôs duas obras notabilíssimas: uma é a Escada do Céu, também denominada Escada Santa, Escada Espiritual, Escada do Paraíso; outra é a Carta ao Pastor. A Escada do Céu, alegoria da escada que o patriarca Jacó viu em sonho, formada de trinta degraus, correspondentes aos trinta anos (...) -
Tanquerey Discernimento
29 de março de 2022Apêndice sobre o discernimento dos espíritos
951. Dos diversos espíritos que atuam em nós. No decorrer das páginas precedentes, falamos várias vezes dos movimentos diversos que nos impelem ao bem ou ao mal. Importa, evidentemente, reconhecer qual é a origem desses movimentos.
Ora, teoricamente, podem provir de cinco princípios diferentes:
a) de nós mesmos, do espírito que nos leva para o bem, da sarx - carne que nos impele para O mal;
b) do mundo, enquanto atua, pelos sentidos, sobre as nossas (...) -
Gregorio de Nissa Obras
29 de março de 2022Excertos da tese de Maria Cândida da Costa Reis Monteiro Pacheco, S. Gregório de Nissa - Criação e Tempo
Apesar duma vida agitada, S. Gregório de Nissa tem uma obra vastíssima, traduzindo interesses múltiplos e variados e uma cultura profunda. Nela se reflete a sua personalidade e se retratam as suas preocupações de pensador, de polêmico, de homem da Igreja, de pregador e de místico.
Nesta época, a Igreja da Ásia Menor atravessa um período agitado e a controvérsia está na ordem do dia. Como bispo, S. (...) -
Cassiano (ES) – abstinência
18 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro39. À qui comparerons-nous celui qui prétend follement terminer avec succès la guerre qu’il soutient contre la luxure avec la seule arme de la tempérance et de la sobriété ? Disons sans hésiter qu’il ressemble à celui qui, étant tombé dans la mer, ne voudrait, pour se sauver, ne se servir que d’une main en nageant. Réunissons donc, si nous voulons triompher, l’abstinence et l’humilité; car nous ne ferions rien avec la première de ces deux vertus, si la seconde n’est avec elle. L’Échelle Sainte: QUINZIÈME (...)
-
Puritas Cordis
28 de março de 2022Merton Pureza de Coração - Puritas Cordis (cont.)
A luz de Deus que brilha na alma humilde, vazia de si, é o que os antigos Padres chamavam puritas cordis, pureza de coração. Cassiano ensinava que o escopo, todo, da vida monástica consistia em levar o monge a essa pureza interior. Todas as observâncias e virtudes monásticas têm isso por objeto.
São estas as palavras de Cassiano: «Por causa dessa pureza de coração é que devemos realizar tudo que fazemos, procurar tudo que procuramos. Por causa da pureza (...) -
Larchet Phronesis
29 de março de 2022Excertos traduzidos da TDE - TERAPÊUTICA DAS DOENÇAS ESPIRITUAIS
O pecado tornou doentes as dynamis - faculdades humanas de conhecimento. O homem, se desviando de Deus para se voltar para as realidades sensíveis, se tornou ignorante de Deus e da natureza verdadeira dos seres criados. É somente depois de ter sido liberado de todas as paixões, ao término da praxis, que o homem poderá ser curado desta dupla ignorância: daquela das razões espirituais das criaturas, ele encontrará então a sabedoria; (...) -
Apotegmas
28 de março de 2022Apophthegma é uma palavra grega que significa "dito breve", por conseguinte se aplica a sentenças ou máximas. "Apoftegmas dos Padres" refere-se ao conjunto de sentenças breves proferidas pelos antigos padres cristãos que viviam em sua maioria no deserto, praticando oração e asceses; eram sentenças que propunham uma doutrina, uma norma de vida espiritual, ou narravam um episódio instrutivo, edificante, da vida desses ascetas; referiam assim ditos ou feitos de famosos homens de virtude. (D. Estêvão (...)