Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Pastor de Hermas / Ποιμήν του Ερμά / Poimēn tou Herma / Pastor Hermae / Shepherd of (...)
Pastor de Hermas / Ποιμήν του Ερμά / Poimēn tou Herma / Pastor Hermae / Shepherd of Hermas / Pasteur d’Hermas
Um dos escritos mais considerados da antiguidade cristã, tido por inspirado, chegou a ser a colocado no cânone do NT durante certo tempo, suas referências demonstram a alta estima que era tido, muito usado para os que entravam na Igreja que queriam ser instruídos na piedade (Eusébio, HE, III,3:6). Trata-se de uma obra com 114 capítulos divididos em 03 partes: 05 visões, 12 mandamentos e 10 Parábolas. Após larga difusão nas igrejas gregas do Oriente, considerado inspirado por uns, útil para maioria e recusado por alguns, foi considerado apócrifo depois do Concílio de Hipona (393).
A preocupação central não é doutrinária-dogmática, mas sim moral, o argumento principal é a necessidade de penitência indo ao encontro da misericórdia divina, sendo o conceito de penitência considerado como meio de santificação do homem , correspondente aos sacramentos da Igreja. Sua eclesiologia domina a ideia de que a Igreja é necessária para a salvação. Quanto a Cristo , não emprega nenhuma vez, ao longo da obra, os termos Jesus Cristo, ou Logos , chama-o de Salvador , Filho de Deus e Senhor, por isso sua Cristologia suscitou dificuldades, pois, considerava apenas duas pessoas em Deus: Deus Pai e Deus-Espírito-Filho. [Enciclopédia Católica, contribuição Antonio Carneiro]
I.
Hausherr : Nomes de Jesus
Hermas sabia que "o nome do Filho de Deus é magnifico, infinito , sustentador do mundo inteiro". O "nome" é identificável com a cristandade ela mesma de tal modo que Hermas, como Ignacio de Antioquia e outros, usam esta palavra por si mesma para valer por toda síntese cristã. O primeiro lugar desta síntese foi reservada para "o nome real e glorioso", "o nome do Filho de Deus", sobre bem-amado Filho. Por tais frases os autor leigo exaltou este nome mais ainda que o Bispo de Antioquia, embora nunca escrevesse "Jesus" ou "Cristo".
Matérias
-
Hausherr Nomes
29 de março de 2022
Nomes escriturários e patrísticos Pluralidade de Nomes "Um nome é um termo que sumariza e exprime uma qualidade específica do nomeado." Orígenes Origenes Peri Euches - TRATADO DA ORAÇÃO 2 O nome é uma expressão em que se condensa e descreve a qualidade específica da coisa nomeada.
Por exemplo, o Apóstolo Paulo tem características especiais: da alma, pela qual é o que é; da mente, pela qual pode contemplar certas realidades; do corpo, pelo qual é indivíduo único.
O caráter particular destas (...)
-
Gnosticismo Ovelha Perdida
29 de março de 2022
Roberto Pla: Evangelho de Tomé - Logion 107; Evangelho de Tomé - Logion 93
Mas quem são essas ovelhas perdidas que a Jesus preocupa? Mateus dá alguma informação sobre elas e convém revisá-la, pois Jesus se refere à ovelha perdida “entre cem”, e explica o satisfação pela ovelha “encontrada”, pois não é vontade do Pai celestial que se perca um destes “pequeninos”.
Que as ovelhas são os "elakistos - pequeninos", resulta evidente segundo o texto de Mateus. Os "elakistos - pequeninos" são, segundo isto, uma (...)
-
Corbin (HLSI:36-38) – Pastor de Hermas
18 de dezembro de 2022, por Cardoso de Castro
El hombre de luz en el sufismo iranio, Henry Corbin, Ediciones Siruela, traducción de María Tabuyo y Agustín López, 2000, Madrid, 189 p. ISBN: 84-7844-519-6. Original francês: “L’homme de lumière dans le soufisme iranien” , Henry Corbin, Éditions Présence, 1984.
Contribuição e Tradução de Antonio Carneiro de "El “Noûs” de Hermes y el pastor de Hermas", paginas 43 e 44
II. O homem de luz e seu guia
2. O “Noûs” de Hermes e o Pastor de Hermas
A Figura arquétipo que exemplifica a aparição da Natureza (...)
-
Aqueles Dias (Mc 13:17-20; Mt 24:19-22; Lc 21:23)
24 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
Mc 13:17-20
17) Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 18) Orai, pois, para que isto não suceda no inverno; 19) porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. 20) Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. (Mc 13:17-20)
Mt 24:19-22
19) Mas ai das que estiverem grávidas, e das que (...)
-
Coomaraswamy : metanoia
23 de maio de 2018, por Cardoso de Castro
Extrait des pages 33-35
Español
Μετάνοια (Metanoia), traducido usualmente por «arrepentimiento», es literalmente «cambio de mente», o metamorfosis intelectual. Platón no usa la palabra (para el verbo, ver Eutidemo 279C), pero ciertamente conoce la cosa: por ejemplo, en República 514 sig., los valores de aquellos que han visto la luz se transforman completamente, y, en Leyes 803C-804A, se nos dice que aquellos que han realizado su verdadera relación con Dios y su de-pendencia real de Él «pensarán (...)
-
Marcion
29 de março de 2022
Francisco García Bazán
Desde o Ponto — havia nascido em Sinope no ano 85, filho de um bispo — veio a Roma entre os anos 136 a 140, sob o pontificado de Higinio. Segundo São Jerônimo era homem “ardens ingenii et doctissimus”. No ano 144 foi segregado da Igreja de Roma — embora antes seu próprio pai o havia excomungado e a mesma sorte havia ocorrido na Ásia Menor — muito provavelmente nessa época os elementos judaicos eram predominantes no pensamento desta igreja, como se deduz de 1 Cor. De Clemente, e (...)
-
Iconografia Nascente
28 de março de 2022
Ewa Kuryluk: SANTA VERÔNICA E O SUDÁRIO
Os cristãos primitivos desconfiavam das imagens. Apesar de dissidentes do judaísmo, sentiam-se presos ao segundo mandamento: "Você não deverá fazer para si mesmo uma imagem gravada, ou qualquer representação semelhante de algo que está em cima nos céus, ou que está embaixo na Terra, ou está nas águas debaixo da terra; você não deverá reverenciá-los ou servi-los" (Êx. 20:4-5). A rejeição da representação serviu a um objetivo prático importante. Ajudou à nova comunidade (...)