Página inicial > Palavras-chave > Termos > philake / φυλακή / guardador / nomophylakes / guardiões das leis / phylakes / (...)
philake / φυλακή / guardador / nomophylakes / guardiões das leis / phylakes / phylakas / phylakon / ephoros / ἔφορος / guardião / ἐπίτροπος / epitropos / administrador
gr. nomophýlakes = guardiões das leis. São 37 cidadãos maiores de 50 anos, eleitos de forma complexa, que salvaguardam as leis e a constituição.
O basileion gueras [privilégio real] tem uma conotação toda especial, quando se leva em conta que os daimones epikhthonioi, esses grandes intermediários, assumem as duas funções que, segundo a concepção mágico-religiosa da realeza, definem a virtude benéfica de um grande soberano: como ψύλακες (phylakes), como guardiães dos homens, velam pela observância da justiça e, como πλουτοδόται (ploutodotai), como dispensadores de riquezas, favorecem a fecundidade do solo, das mulheres e dos rebanhos. [Junito Brandão]
Matérias
-
Orbe (PESI1:111-116) – Clemente sobre a parábola do bom samaritano
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro
El buen samaritano encomienda al mesonero el cuidado del malherido. El Salvador encarga a los ángeles y principados y potestades sirvan a los hombres.
«Dice (el Salvador) que segundo en orden, y en nada menor que este (de amar a Dios), es aquel (mandamiento (Mt 22,39; Lc 10,27; Me 12,31; Lev 19,18: ‘Amarás a tu prójimo como a ti mismo’. Luego a Dios (le amarás) sobre ti mismo. Al preguntarle aquel que dialogaba (con El) (Lc 10,29): ‘¿Quién es mi prójimo?’, no le definió como los judíos: El (...)
-
Platão - A República - Livro II (372c-376d) — Guardiões do Estado
9 de dezembro de 2021, por Cardoso de Castro
O aumento das necessidades além do necessário e suas consequências: doenças e guerras. Daí, a necessidade de "Guardiões" . Necessidade (segundo o Princípio da Especialização), que os Guardiões têm qualidade próprias que lhes permitem exercer sua tarefa. B) Condições requeridas para ser guardião do Estado (II, 374e-III, 412c) 1. Qualidades naturais dos Guardiões: Aliança de duas qualidades opostas: a ferocidade (para com o inimigo) e a doçura (para com o amigo)
Gredos
Entonces Glaucón tomó la palabra y (...)
-
Corbin (HLSI:36-38) – Pastor de Hermas
18 de dezembro de 2022, por Cardoso de Castro
El hombre de luz en el sufismo iranio, Henry Corbin, Ediciones Siruela, traducción de María Tabuyo y Agustín López, 2000, Madrid, 189 p. ISBN: 84-7844-519-6. Original francês: “L’homme de lumière dans le soufisme iranien” , Henry Corbin, Éditions Présence, 1984.
Contribuição e Tradução de Antonio Carneiro de "El “Noûs” de Hermes y el pastor de Hermas", paginas 43 e 44
II. O homem de luz e seu guia
2. O “Noûs” de Hermes e o Pastor de Hermas
A Figura arquétipo que exemplifica a aparição da Natureza (...)
-
ChuangTzu: O influxo do céu
22 de julho de 2022, por Cardoso de Castro
El texto pertenece al capítulo XIII de la obra "El Libro del Maestro Trascendente de Nan Hoa" única obra que ha llegado a nosotros de Chuang-Tse, quién vivió hacia fines del siglo IV y comienzos del III a.C. Continuando la tradición taoísta, Chuang-Tsé se presenta como maestro del camino de realización interior a través del cumplimiento de las posibilidades latentes del ser humano. Enraizado en los conceptos de Lao-Tsé, expone la doctrina del "no actuar", la meditación de los "Hombres Verdaderos" y (...)
-
Platão - A República - Livro II (376d-383c) — Educação dos Guardiões
9 de dezembro de 2021, por Cardoso de Castro
B) Condições requeridas para ser guardião do Estado (II, 374e-III, 412c) 1. Qualidades naturais dos Guardiões: Aliança de duas qualidades opostas: a ferocidade (para com o inimigo) e a doçura (para com o amigo) 2. Primeira educação dos Guardiões a) A educação artística O conteúdo das fábulas: Deve-se banir da educação todas as histórias falsas concernente os deuses (notadamente a ideia que a divindade é causa do mal, ou que ela é modificante ou enganosa. – FIM DO LIVRO II
Gredos
Y el hermano de Glaucón (...)
-
Plotino - Tratado 50,2 (III, 5, 2) — O amor como deus
18 de fevereiro de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 2: O amor como deus. Ligação entre Afrodite e Eros linhas 1-10: Teólogos e filósofos fizeram do Eros um deus; Platão dele fez o filho, por um lado de Afrodite, por outro de Poros e Penia linhas 10-19: Quem é Afrodite? — Existe na realidade duas Afrodite, uma celeste (Ourania), a outra ligada ao mundo sensível. linhas 19-32: A Afrodite celeste nascida de Chronos (que representa o Intelecto), é a alma divina e pura, sem relação com a matéria linhas 32-46: Retorno ao deus Eros: nascido da atividade (...)
-
Plotino - Tratado 28,43 (IV, 4, 43) — A influência da magia sobre o homem
13 de maio de 2022, por Cardoso de Castro
Cap 43-44: A influência da magia sobre o homem Cap 43, 1-12: A alma racional é refractária Cap 43, 12-24: Os demônios
Míguez
43. Pero, ¿cómo influyen sobre el hombre sabio la magia y los brebajes? A su alma, desde luego, no llegan los efectos de la magia, puesto que su razón es impasible y no cambia en modo alguno de opinión. Sufrirá, no obstante, por medio de esa alma irracional que le viene del universo; o mejor aún, será esa alma la que sufra en él. Mas de los brebajes no se originará en él el (...)
-
oikonomia
28 de março de 2022
E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação (oikonomia me é confiada. (1Co 9:17)
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação (oikonomia) da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Ef 1:10)
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; (Ef 3:2)
E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo (...)
-
Chenique Fogo
28 de março de 2022
FOGO E CAMINHOS O Fogo, Símbolo da Bondade
O Fogo, símbolo de Primeiro Mandamento - amor ao próximo (quarta meditação da ação), é ainda bem mais o símbolo tradicional do amor divino que justifica e reclama o Primeiro Mandamento - amor ao próximo. Como o fogo reaquece os membros entorpecidos e derrete o gelo, o Primeiro Mandamento - amor de Deus estimula o ardor da alma e produz a dissolução do ego, simbolizado nas Escrituras pelo "coração endurecido".
O coração, centro vital do ser humano, é o lugar (...)