Página inicial > Termos e noções > humores

humores

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

Perenialistas
Luc Benoist  : Benoist Tipos Caracteres - TIPOLOGIA E CARACTERES

Sabe-se que os doze signos do zodíaco se dividem em quatro tríades - triplicidades que se referem cada uma a um elemento particular, água, ar, fogo e terra. Por outro lado, cada um dos signos de cada triplicidade se manifesta de um modo particular do elemento considerado, quer dizer que é sucessivamente considerado, seja no estado livre ou no estado fixado ou no estado vibratório. Neste sentido, cabe lembrar que se deve evitar identificar ar, fogo, água e terra com as matérias naturais tais que as conhecemos pela experiência cotidiana. Estes quatro elementos tradicionais que a alquimia   nos mostra podendo se transformar um no outro, e que acabam por se reabsorver em um quinto elemento superior o éter, não são estados particulares da matéria, mas certamente o que os escolástica - escolásticos denominavam forças ou poderes informantes (que dão forma). São atividades imateriais, que em agindo sobre a materia prima - matéria primeira, podem fazer nascer com efeito o ar, o fogo, a água ou a terra, tais como as conhecemos por uma experiência vulgar, mas que aplicadas a um outro nível produzem outros efeitos.

É assim que estas forças, dirigidas sobre a matéria viva e principalmente sobre o corpo do homem, se transformam, antes de agir diretamente sobre suas funções vitais, em poderes secundários que constituem os humores da tradição hipocrática, quer dizer o sangue, a bile, a linfa e o atrabile. Estes humores, não mais que os elementos, não são fluidos vitais que os médicos modernos podem reconhecer sob estes nomes. É um único humor, um mesmo poder vital e imaterial, que se transforma em todo homem e toma estas quatro formas em uma proporção cada vez diferente e que pode a princípio variar com a idade ou a saúde do indivíduo. Cada idade e cada vivente sente predominar nele um estado particular que se chama temperamento. A saúde perfeita supõe que o ciclo de transformação dos humores um em outro não encontra no vivente nenhum obstáculo. A parada constitui e faz nascer a doença, quer dizer a predominância exclusiva e nefasta de um humor que impede a transformação ininterrupta do ciclo.

A teoria dos humores é tanto mais importante na medida que aquela dos temperamentos a superpõe e que a psicologia dos tipos humanos - caracteres deriva dos temperamentos. É por intermédio dos planetas, tendo seu domicílio em cada signo zodiacal, que se realizam os tipos humanos - caracteres.