Página inicial > Sophia Perennis > Hermetismo > Mistério da Cruz

Mistério da Cruz

segunda-feira 1º de janeiro de 2024, por Cardoso de Castro

  

O Mistério da Cruz
Resumo em construção, feito a partir dos capítulos do livro, ao qual aditamos notas resumidas e excertos traduzidos da versão original em francês.
O Mistério da Cruz — resumo
Título e Autor

    • Douzetemps, O Mistério da Cruz, aflitiva e consolante, mortificante e vivificante, humilhante e triunfante, de Jesus Cristo e de seus membros. Escrito no meio da cruz de dentro e de fora. Por um discípulo da Cruz de Jesus. Finalizado em 12 de agosto de 1763. Aditaram-se algumas poesias latinas sobre diversos assuntos, compostas também na solidão de Sonnenstein.
      Introdução do Editor
    • Comparou-se esta reimpressão com a segunda edição publicada em 1786, pela supervisão de Philippe Duthoit de Mambrini, uma pastor da Igreja Reformada, e autor da Divina Filosofia, onde elogia este testemunho registrado por autor anônimo.
    • Esta obra também foi muito citada no livro Uma Investigação Sugestiva do Mistério Hermético, de 1850
    • Na página 15 o autor explica porque preferiu tratar certos temas obscuramente
    • Mais adiante relata sua prisão e sofrimentos, sendo liberado com a idade de 53 anos, quando começou com Teófilo a escrever este livro
    • Os ancestrais do autor são "protestantes franceses do deserto", nome dado a algumas assembleias de cristãos no sul da França
    • O autor buscou exílio na Saxônia, sendo preso em Sonnenstein, e muito mal tratado até ser solto, após mais de dez meses de detenção por acusações políticas
      Epígrafe
    • Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.*(Gal 6:14)
    • Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; (Mat. 16,24)
    • Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. (Luc. 2,14)
      Carta à Teófilo
    • Há cerca de dois anos, meu caro Teófilo, que em nossa correspondência espiritual, me demandas meus sentimentos sobre o Mistério da cruz, com vistas a encorajá-lo a portar a vossa, ou aquelas que possam vos acontecer na carreira da vida do espírito, na qual caminhais...
    • Durante este tempo não estive em estado de vos dar a satisfação que pedias...
    • Experimentei a diferença entre os belos pensamentos especulativos e entre a prática real e atual, no entanto sempre passiva da Cruz
    • Deve-se raciocinar da pobreza contente, quando se etá na abundância...
    • O que se encontrar de digno de consideração neste Tratado, ou que porte marca de unção, reconheço absoluta e inteiramente da fonte de todo bem...
    • O estilo desta pequena obra vos aparecerá um pouco oratório, propositalmente
    • Há passagens difíceis a entender
    • Certas matérias não são tratadas a fundo
    • A língua francesa é muito mole e afeminada para estas fortes matérias de um gume tão vivo
    • É ao Espírito de graça e de verdade que vos recomendo...
      Aviso ao leitor
    • Não será explicado nem os fatos nem as circunstâncias que deram ensejo a e nascimento a este pequeno Tratado
    • Tal conduta divina deve ser considerada especialmente com os olhos da fé no escrito seguinte do Mistério da Cruz; por onde o leitor, que tem olhos clarividentes poderá descobrir talvez algo de singular nas vias divinas, por meio das Cruzes e dos sofrimentos...
    • Neste estado também, que agrada a deus agir com a plena extensão de seu poder, de seu amor, de sua sabedoria, após ter exercido sua justiça e seus julgamentos de purificação prévia, para dispor a alma e não se por em obstáculo a sua ação
    • Sim o Senhor para cumprir seus propósitos, à exclusão das criaturas, se serve da cegueira dos homens, para fechar toda avenida à oração, intercessão, ..., para nossa liberação das cruzes exteriores...
    • Tal é a conduta de Deus, quando se submete e se deixa levar por sua mão poderosa, com plena confiança e abandono total, tanto nas cruzes exteriores como nos sofrimentos e passividades interiores
    • O Senhor me fez experimentar esta misericórdia e seus cuidados tão vigilantes por minha liberação, de pois de dez meses e treze dias de Prisão
    • É ao Senhor Deus dos Exércitos que imploramos a misericórdia a este efeito para tocar seu coração e seu espírito, que ele é o Mestre e o Reitor...
    • No tocante as almas de boa vontade, elas descobrirão pela leitura deste pensamentos, que se pode ser livre das correntes e dos ferros,,,
      I. Da Origem da Cruz
      II. Da Cruz em geral, e das Causas
      III. Das Vantagens da Cruz
      IV. Da Loucura da Cruz
      V. Da Sabedoria da Cruz
      VI. Das Cruzes interiores
      VII. Das Cruzes exteriores
      VIII. Do Uso das Cruzes
      IX. Do Abuso das Cruzes, e sobretudo daquela de Jesus
      X. Propósitos de Deus pelas Cruzes
      XI. Das Cruzes após a Morte
      XII.*Das últimas Cruzes neste Mundo
      XIII. Das Maravilhas da Cruz na natureza
      XIV. Da Cruz humilhante de Jesus Cristo
      XV. Da Cruz vitoriosa e triunfante de Jesus Cristo
      Conclusão
      Hortulus Sacer
      Epílogo
    • In Nomine dei Viventis, e Vivificantis. Trinum unitum.