Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Nisargadatta / Nisargadatta Maharaj
Nisargadatta / Nisargadatta Maharaj
Nisargadatta Maharaj (1897-1981), guru indiano da doutrina do Advaita Vedanta , ou da não-dualidade
Em 1933, um de seus amigos lhe apresentou aquele que ia se tornar seu Mestre, Sri Siddharameshwar Maharaj da Tradição dos Navnath Sampradaya. Desde séculos existe no Maharastra uma tradição (sampradaya) conhecida sob o nome de Navnath Sampradaya cuja origem começa com o célebre Rishi Dattatreya. Os nove primeiros Rishis se perdem tão longe no tempo que se tornaram legendários, mas a sucessão durou e os nove últimos são identificáveis. Eram chefes de família e cultivadores, tiravam sua subsistência do solo ou do comércio, e no entanto eram supremamente devotados a sua verdadeira tarefa, que era ajudar as pessoas a sair das prisões onde estavam encerradas. O último na sucessão dos Navnath Sampradaya é Sri Nisargadatta Maharaj.
Iniciado por seu mestre, que lhe aconselhou de não se ocupar senão de uma coisa única «Não és o que crês ser. Encontra o que tu és. Observa o sentido de «Sou », descobre teu verdadeiro Si Mesmo ». Segundo o próprio Nisargadatta, «Fiz o que ele me disse para fazer. Todo tempo ganho, consagrava a me observar em silêncio. Isto operou em mim uma modificação rápida e profunda. Não me foi necessário mais de três anos para realizar meu ser verdadeiro».
Em 1937, um ano após a morte de seu Mestre, Nisargadatta abandonou sua família, seus afazeres e levou uma vida de monge errante através da Índia. A caminho do Himalaia, onde tinha projetado passar o resto de seus dias, encontrou um dos discípulos de seu Mestre que o persuadiu dos erros de uma vida totalmente destacada do mundo e da imensa fecundidade espiritual que há em se abster de paixões na ação. Em seu retorno a Bombaim, Nisargadatta encontrou todas as suas lojinhas de venda de cigarro abandonadas, salvo uma. Satisfeito com pouco, se pôs ao trabalho espiritual. Construiu acima de sua lojinha/casa de dois andares, um lugar para meditação. Pouco a pouco as pessoas se atraíram por sua sabedoria e seu dom da palavra. Mais tarde seu filho tomou a sucessão do comércio, as reuniões passaram da rua para seu canto de meditação. (traduzido da apresentação da versão francesa JE SUIS)
OBRA NA INTERNET:
Matérias
-
Balsekar (CS:1) – « quem busca o quê? »
9 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
"Quem está procurando o quê?" A ciência nos diz que o "quem" simplesmente não existe, exceto como um padrão de energia vívida vibrando a velocidades incríveis em um padrão específico. O "quem" então entra em colapso. O "o quê" não é algo que pode ser percebido com qualquer um dos nossos sentidos, então isto também entra em colapso. Sem qualquer apoio do "quem" e do "o quê", a busca também deve desmoronar!
tradução
Se há uma coisa que sempre ansiei para que os participantes dos seminários ou retiros (...)
-
Nisargadatta (S:I-4) – o destino é como um filme
9 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
Considere a projeção de um filme de cinema. O personagem na tela pode fazer outra coisa além do que foi impresso no filme? Não ! É o mesmo para você. Você tem a impressão de que pode fazer uma escolha, mas essa escolha e as razões para essa escolha já estão no filme.
tradução
V.: Você já nos falou sobre o destino que é como um filme, um negativo impresso no momento da concepção e que contém o desenrolar de todos os acontecimentos de nossa vida. Se cada um tem seu filme, se todas as nossas vidas são (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:03) – Capítulo 03
29 de março de 2022
O PRESENTE VIVO Interlocutor: Por lo que yo puedo ver, no hay nada irregular en mi cuerpo ni en mi ser real. Ninguno de ellos son de hechura mía y no necesitan ser mejorados. Lo que no ha ido bien es el «cuerpo interior», llámelo mente, consciencia, antahkarana, cualquiera que sea el nombre. Maharaj: ¿Qué considera usted que no va bien en su mente?
Int: Es inquieta, codiciosa de lo agradable y temerosa de lo desagradable. Mah: ¿Qué hay de malo en su búsqueda de lo agradable y en su huida de lo (...)
-
Nisargadatta (NI:3) – dualidade
19 de fevereiro de 2020, por Cardoso de Castro
O funcionamento do universo manifesto é chamado de jogo de prakriti e purusha — isto é, dos aspectos feminino e masculino.
tradução
Como e por que o estado de minha existência, minha existência e toda a manifestação surgiram e saíram de quê? Nesta fonte original, não há sentimento da minha presença. Para esta fonte última, como aconteceu o estado de existência que resulta em diferenciação (dualidade)?
Os Upanishads e vários sistemas de yoga são fantasias conceituais. Eu não entrei em tudo isto. Eu (...)
-
Nisargadatta (CA:) não sou o sentimento de conscientidade [consciousness]
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
O princípio do nascimento, a substância química em torno da qual a formação do corpo ocorre, não tem forma ou design e, na verdade, não existia. Aquela coisa inexistente surgiu de repente. Qual é a validade de sua existência? É apenas uma aparição, não pode ser a verdade.
tradução
Questionador: As experiências espirituais que tenho são algo que não deveria ser aí? O que é isto?
Maharaj: É tudo entretenimento. És presente aqui; não é teu corpo o resultado do entretenimento de alguém? Desde que saibas que (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:31) – só percebes manchas...
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
A natureza do espelho perfeito é tal que você não pode vê-lo. Qualquer coisa que veja será necessariamente uma mancha.
Saliba & Marazzi
P: Mas como conhecer a mim mesmo? Para conhecer-me, tenho que estar distante de mim mesmo. Mas o que está distante de mim mesmo não pode ser eu. De modo que parece que não posso conhecer-me, só o que tomo por mim mesmo.
M: Correto. Assim como não pode ver o seu rosto senão apenas como um reflexo no espelho, do mesmo modo só poderá conhecer sua imagem (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:60) – não se compartilha um mundo
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
Você tem certeza que nós vivemos no mesmo mundo? Não me refiro à natureza, ao mar ou a terra, às plantas e aos animais. Eles não são o problema, nem o espaço sem fim, ou o tempo infinito, o poder inesgotável.
Saliba & Marazzi
Pergunta: Você diz que tudo quanto vê é você mesmo. Também admite que você vê o mundo como o vemos. Aqui está o jornal de hoje com todos os horrores que estão acontecendo. Desde que o mundo é você mesmo, como pode explicar tal mau comportamento?
Maharaj: Em que mundo você está (...)
-
Robert Powell: Cosmogonia de Nisargadatta
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
“Nossas vidas, em vez de serem vividas por nós como parecemos pensar, na verdade estão sendo vividas para nós como todos os personagens de um sonho...” De: R.S. Balsekar, ponteiros de Nisargadatta Maharaj
tradução
Observe como a atividade mental – que é essencialmente a imaginação – se sobrepõe ao real e assim produz o mundo da multiplicidade. Somente quando a pessoa morre psicologicamente para tudo isso, existe o estado natural sobre o qual Maharaj fala (embora não haja “alguém” que o viva!), e o (...)
-
Nisargadatta (SC:30-03-1980) – Absoluto - conscientidade - entidade - corpo
14 de fevereiro de 2020, por Cardoso de Castro
M: O Absoluto não se conhece a Si mesmo. Sem o auxílio da essência do alimento, a conscientidade corporal não se conhece a si mesma. Ninguém se conhece sem o corpo de essência de alimento.
tradução
P: A conscientidade depende da forma?
M: A conscientidade está presente em toda parte, mas o conhecimento desta conscientidade depende da forma.
P: Conscientidade pura, sem forma, é impossível, então?
M: A conscientidade está presente, mas não o conhecimento dela. Quem terá o conhecimento?
P: Mas (...)
-
Balsekar (PN:) – Nisargadatta, sobre sofrer
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
tradução
Uma das visitas naquela manhã, uma dama, ficou muito comovida com a condição de Maharaj e com a maneira como ele estava sentindo sua dor estoicamente. Ela pensou que a dor física poderia ser ainda pior que a morte. Ela não pôde deixar de contar a Maharaj: Senhor, não tenho medo da morte, mas tenho um medo terrível da dor física. Por favor me diga como poderia me livrar desse medo?
Maharaj riu e disse: Receio não poder ajudá-la por aí, mas tenho certeza de que existem muitos outros que (...)
-
Balsekar (EE:Pref) – a chave mestra
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
tradução
A chave mestra? É simplesmente isto: do ponto de vista da entidade individual ilusória, os problemas nunca cessam. Do ponto de vista da totalidade do funcionamento fenomênico, os problemas nunca surgem. Porque isto é assim? Porque a conscientidade é tudo o que existe e tudo o mais é uma aparição nela, incluindo o indivíduo. Conforme entendi as palavras do Mestre, este é o fio que percorre todo o ensinamento de Nisargaddatta. Esta é a Chave Mestra que recebi do meu Guru. Com humildade e Amor, (...)
-
Balsekar (ET:Intro) – Básico do ensinamento de Nisargadatta
9 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
O que-se-é, como númeno, é ser intemporal, infinito, imperceptível. O que se parece ser como fenômeno é objeto separado temporal, finito, sensorialmente perceptível. Verdadeiramente, somos invenções ilusórias na conscientidade.
tradução
(1) Númeno — pura subjetividade — não tem conscientidade de sua existência. Tal conscientidade de sua existência só ocorre com o surgimento da conscientidade – eu sou. Este surgimento espontâneo da conscientidade (porque essa é a sua natureza, como disse Maharaj), traz a (...)
-
Robert Powell (WNM) – Preciosidades de Nisargadatta
9 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
Ter seu ser fora deste corpo de nascimento e morte, e todos seus problemas serão solucionados. Eles existem porque se acredita nascido para morrer. Desiluda-se e seja livre. Você não é uma pessoa.
tradução em português
O que acontece com o corpo e a mente pode não estar ao seu alcance para mudar, mas você sempre pode acabar com o fato de se imaginar como corpo e mente. Aconteça o que acontecer, lembre-se de que apenas seu corpo e sua mente são afetados, não você.
A maturidade espiritual está na (...)
-
Nisargadatta (PN:1) – orgulho do sucesso
10 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro
Se você se aprofundar no assunto, perceberá que a fonte do corpo — o esperma masculino e o óvulo feminino — é em si a essência do alimento consumido pelos pais; que a forma física é feita e alimentada pelos cinco elementos que constituem o alimento; e também que muitas vezes o corpo de uma criatura se torna o alimento para outra criatura
tradutor(?)
“He trabajado duro y considero que soy en este momento un hombre exitoso. Mentiría si no admitiera que me siento muy satisfecho y, sí, muy orgulloso de (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:20) – Capítulo 20
29 de março de 2022
Interlocutor: Usted dice, la realidad es una. La unicidad, la unidad, es el atributo de la persona. ¿Es entonces la realidad una persona, con el universo como su cuerpo? Maharaj: Todo lo que usted puede decir será a la vez verdadero y falso. Las palabras no llegan más allá de la mente.
Int: Yo sólo estoy intentando comprender. Usted está hablándonos de la Persona, el Sí mismo y lo Supremo (vyakti, vyakta, avyakta). La luz de la Presenciación Pura, (prajna) enfocada como «yo soy» en el Sí mismo (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:21) – Capítulo 21
29 de março de 2022
Interlocutor: Se nos aconseja que adoremos a la realidad personificada como Dios o como el Hombre Perfecto. Se nos dice que no intentemos la adoración de lo absoluto, porque es muy difícil para una consciencia centrada en el cerebro. Maharaj: La Verdad es simple y abierta a todos. ¿Por qué la complica usted? La Verdad es benigna y amable. Incluye todo, acepta todo, purifica todo. Es la no verdad lo que es difícil y una fuente de aflicción. Siempre está deseando, esperando, exigiendo. Siendo falsa, (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:23) – Capítulo 23
29 de março de 2022
Maharaj: Todos ustedes están empapados pues está lloviendo fuerte. En mi mundo siempre hace buen tiempo. No hay noche ni día, ni calor ni frío. Allí no me acosan ni inquietudes ni pesadumbres. Mi mente está libre de pensamientos, pues no hay ningún deseo que esclavice.
Interlocutor: ¿Hay dos mundos? Mah: Su mundo es transitorio, cambiante. Mi mundo es perfecto, sin cambio. Usted puede decirme lo que le agrada de su mundo —yo le escucharé cuidadosamente, incluso con interés, sin embargo no olvidaré (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:22) – Capítulo 22
29 de março de 2022
Interlocutor: ¿Es siempre consciente la práctica del yoga? ¿O puede ser completamente inconsciente, por debajo del umbral de la presenciación? Mah: En el caso de un principiante la práctica del yoga es a menudo deliberada y requiere gran determinación. Pero aquellos que lo han estado practicando sinceramente durante muchos años, están inmersos en la autorealización siempre, ya sean conscientes de ello o no. La sadhana inconsciente es sumamente efectiva debido a que es espontánea y regular.
Int: (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:24) – Capítulo 24
29 de março de 2022
Interlocutor: Algunos Mahatmas (seres iluminados) mantienen que el mundo no es ni un accidente ni un juego de Dios, sino el resultado y la expresión de un grandioso plan de trabajo cuya finalidad es el despertar y el desarrollo de la consciencia por todo el universo. Desde la no vida a la vida, desde la inconsciencia a la consciencia, desde el embotamiento a la brillante inteligencia, desde la no comprehensión a la claridad —esa es la dirección en la cual el mundo se mueve incesante e (...)
-
Nisargadatta (Eu Sou:25) – Capítulo 25
29 de março de 2022
Interlocutor: ¿Está usted alguna vez alegre o triste? ¿Conoce usted la felicidad y el sufrimiento? Maharaj: Llámelos como usted quiera. Para mí son solo estados de la mente, y yo no soy la mente.
Int: ¿Es el amor un estado de la mente? Mah: Nuevamente, depende de lo que usted entienda por amor. El deseo es, por supuesto, un estado de la mente. Pero la realización de la unidad es más allá de la mente. Para mí, nada existe por sí mismo. Todo es el Sí mismo, todo es mí mismo. Verme a mí mismo en todos, (...)