Do próprio Nicéforo Alguns santos deram à atenção (epimeleia) o nome de "guarda do espírito", outros de "guarda do coração (kardia)", outros de "sobriedade", outros de "repouso do espírito" ou ainda nomes diferentes. Tantas expressões que vêm a ser a mesma coisa, como se se dissesse pão, pedaço de pão ou fatia de pão.
O que é a atenção (epimeleia)? Quais são suas propriedades? Escutai-me bem. A atenção (epimeleia) é o sinal da penitência cumprida; a atenção (epimeleia) é o chamado da alma (psyche) ( de volta (...)
Página inicial > Palavras-chave > Termos > epimeleia / ἐπιμέλεια / epimêleia / cuidado de si
epimeleia / ἐπιμέλεια / epimêleia / cuidado de si
gr. ἐπιμέλεια, epimêleia = cuidado de si mesmo . O dever de ocupar-se de si mesmo, a fim de poder exercer o poder a que se está destinado, como se deve, sensatamente, virtuosamente, tendo como forma principal, o conhecimento de si. (Foucault )
Matérias
-
Nicéforo Reflexões
29 de março de 2022 -
Filoteu Sinaita Nepsis 21-30
29 de março de 202222. A lembrança suave de Deus (mneme Theou), isto é, de Jesus, acompanhada de ira sentida e de benéfica amargura, pode a qualquer momento reduzir a nada toda a fascinação dos pensamentos (logismos), a diversidade das sugestões (peirasmos), palavras (logos), sonhos, imaginações (phantasia) tenebrosas; em resumo, todas as armas e todas as táticas que o artesão da morte emprega cinicamente, para devorar nessa alma (psyche). A invocação de Jesus consome tudo isso com facilidade, pois não há salvação a não (...)
-
Isaac Sirio Gouillard
29 de março de 2022Seleção de Pequena Philokalia - Jean Gouillard As fases da katharsis - purificação A askesis - disciplina do soma - corpo, aliada à tranqüilidade, purifica o soma - corpo dos elementos materiais que ele encerra. A askesis - disciplina da alma torna a alma humilde; purifica-a dos movimentos materiais que a levam às coisas perecíveis, transformando-lhe a natureza apaixonada em movimentos de theoria - contemplação. Essa theoria - contemplação conduz a alma à nudez do nous - intelecto, também chamada (...)
-
Stethatos Capitulos Gnosticos
29 de março de 202268. A continência, o jejum e os combates espirituais detêm as solicitações e os impulsos da carne; a leitura das santas Escrituras arrefece o ardor da alma (psyche) e os temores do coração (kardia); a oração (euche) inesgotável humilha-os, e a compunção (katanyxis), como um óleo, alegra-os.
69. A oração (euche) pura e imaterial, mais do qualquer outra coisa, torna o homem familiar a Deus e une a Ele quem ora sem distração no Espírito, e cuja alma (psyche) é lavada pelas lágrimas, suavizada pela (...) -
Plotino - Tratado 27,7 (IV, 3, 7) — Alma e Alma-do-Mundo: argumentos do Filebo e do Fedro
21 de junho de 2022, por Cardoso de CastroCap 7, 1-12: Resposta ao argumento 2: o Filebo sustenta bem que o mundo tem uma alma, mas não diz que nossa alma é uma parte do mundo Cap 7, 12-20: Resposta ao argumento 5: segundo o Fedro, a alma que perdeu suas asas não é a Alma do Mundo [vide Armstrong: a composição do si mesmo inferior em Plotino] Cap 7, 20-31: Resposta ao argumento 3: nossa alma resiste à influência da revolução do mundo e a alma que anima o embrião vem do exterior
Míguez
7. Pero bastante se ha dicho a este respecto. Ahora (...) -
Plotino - Tratado 27,1 (IV, 3, 1) — A alma provém da alma do mundo
20 de junho de 2022, por Cardoso de CastroCapítulo 1, 1-16: Introdução geral: três razões para se interessar pela alma 1. Conhecer os princípios 2. Obedecer à máxima "Conhece-te a ti mesmo". 3. Conhecer o sujeito conhecedor.
Capítulos 1, 16-8. Unidade e multiplicidade da alma: refutação da tese estoica.
Capítulo 1, 16-37: Apresentação dos cinco argumentos em favor da tese segundo a qual nossa alma provém da Alma do Mundo, da qual ela é parte. Argumento 1: esta tese é compatível com a doutrina estoica Argumento 2: nossas almas são partes da Alma (...) -
Maximo Centurias Teologia I Virtudes
29 de março de 2022Tradução em grande parte feita a partir da versão francesa da Philokalia, mas eventualmente utilizada a versão inglesa. Primeira Centúria Virtudes e Vícios 23. O hipócrita, enquanto passa desapercebido, permanece calmo. Busca a glória se esforçando em ser justo. Mas quando foi pego pelo fato, profere palavras mortais. Parece assim cobrir sua própria cupidez pelas injúrias que dirige aos outros. A palavra de Deus o comparou a uma raça de víbora, por causa de sua hipocrisia, e lhe ordenou produzir (...)
-
Padres Prece Atenção
29 de março de 2022Tradução da versão francesa da Philokalia
Sobre a euche - prece e a prosoche - atenção Todo o esforço do asceta deve portar sobre este ponto: que a altura da alma não seja revertida pela sublevação dos prazeres. Como a alma ligada em baixo pelo hedone - prazer da sarx - carne poderia tender ainda por um olhar livre para a luz inteligível à qual é aparentada? Por isto, antes de tudo, é preciso ser temperante: a enkrateia - temperança guarda em lugar seguro a hagneia - castidade. A nous - inteligência (...) -
Gregório do Sinai Contemplação
29 de março de 2022Da contemplação (theoria) e da oração (euche) Deveríamos falar como o grande Doutor e não ter necessidade do auxílio da Escritura nem dos Padres, mas deveríamos ser "ensinados por Deus" ( Jo 6,45 ), a ponto de aprender e conhecer Nele e por Ele tudo o que convém. Não apenas nós, mas qualquer um dos fiéis. Não fomos chamados a levar, gravadas em nossos corações, as tábuas da lei do Espírito? E a conversar com Jesus pela oração (euche) pura, sem intermediário, à maneira admirável dos kerubims?
Mas não (...) -
Gregório do Sinai Objeções
29 de março de 2022Objeção: Gostaria que me dissesses: jejuar, fazer abstinência, velar, permanecer de pé, fazer penitência, fazer metanias, praticar a pobreza, tudo isso não é vida ativa? Como podes dizer, mencionando unicamente a salmodia, que sem vida ativa é impossível possuir a oração (euche)? O que eu disse, não seriam também ações?
Resposta: De que vale fazer a oração (euche) vocal, quando o espírito fica passeando? Um arrasa o que o outro edifica: muito esforço, para pouco proveito. Quando se trabalha com o corpo (...) -
Filoteo Sinaita Nepsis
29 de março de 20221. Desenrola-se em nós um combate (agon) mais árduo que a guerra visível. O operário da santidade deve prosseguir, intrépido, para o alvo ( Fl 3,14 ), em espírito (nous), para guardar perfeitamente no coração (kardia) a lembrança de Deus (mneme Theou), como se faz com uma pérola fina ou qualquer outra pedra preciosa. Devemos deixar tudo, até nosso corpo (sarx), e desprezar a vida presente, a fim de não possuir, no coração (kardia), nada além de Deus...
2. Aqueles que conduzem o combate (agon) interior (...) -
Briantchaninov – Igreja do Oriente
29 de março de 2022, por Cardoso de Castro(Les miettes du festin, Editions Présence, 1978)
Abaixo da potência contemplativa, no meio do coração, se situa a potência irascível (thymikon); e acima dela, na parte inferior do coração, encontra-se a sede da potência concupiscível (epithymia) ou vontade. Nos animais estas potências agem de modo grosseiro sem a presença de uma potência contemplativa.
Aquele que deseja se consagrar a prece de Jesus (Kyrie Eleison) sem cometer erros deve se controlar a si mesmo, assim como a maneira de agir (praxis) (...) -
Gregorio Palamas Hesicastas
29 de março de 2022A APOLOGIA DOS SANTOS HESICASTAS Pergunta: Eles ( certos profissionais da cultura profana ) acham que é erro querer encerrar o espírito no corpo (soma): deveríamos antes expulsá-lo a todo custo. Seus escritos criticam violentamente alguns dos nossos, sob pretexto de que estes aconselham aos principiantes que dirijam o olhar sobre si mesmos e que, por meio da inspiração, introduzam em si próprios o espírito. O espírito, dizem, não é separado da alma (psyche); como se poderia, por conseguinte, (...)
-
Callisto Inacio Gouillard
29 de março de 2022Método e regra pormenorizada, inspirada nos santos, para uso dos que escolheram a vida hesicasta... 8. O princípio de toda atividade agradável a Deus é a invocação, cheia de fé, do Nome salvador de Nosso Senhor Jesus Cristo. É ele quem nos diz: "Sem mim, nada podeis fazer" ( Jo 15,5 ). Depois, a paz, pois se deve "orar, diz ele, sem ira e sem animosidade" ( lTm 2,8 ); e a caridade (agape), porque "Deus é amor" e aquele "que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele" ( 1Jo 4,16 ). A (...)
-
Callisto Patriarca Gouillard
29 de março de 20221. Quereis saber a verdade? Tomai por modelo o tocador de citara. Ele inclina ligeiramente a cabeça de lado, escuta o canto com atenção (epimeleia), ao mesmo tempo em que maneja o arco, e as cordas se respondem harmoniosamente. A citara emite sua música e o citarista é arrebatado pela suavidade da melodia.
2. Laborioso operário da vinha, que meu exemplo vos decida e que não hesiteis. Sede vigilante ( "sóbrio" - nepsis ) como o citarista; quero dizer, no fundo do coração (kardia), e possuireis (...) -
melete
28 de março de 2022VIDE: DHYANA; EPIMELEIA; THEORIA; PROSOCHE; EUCHE EVANGELHO DE JESUS: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Sl 1:1-2)
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! (Sl 19:14)
Também levantarei as minhas mãos para os teus (...) -
phylake kardias
28 de março de 2022VIDE nepsis kardia Philokalia Olivier Clément Em sua apresentação da versão francesa da Philokalia, Olivier Clément destaca a questão da "guarda do coração", como forma mais aguda da ascese praticada pelos "padres népticos" (vide nepsis). Atravessando a camada de barro da inconsciência que a separa deste, a inteligência (nous) se destaca do fluxo psíquico de pensamentos, imagens, associações que sem cessar a atravessam. Logismo (v. logismos) que ela estraçalha como "filhos da Babilônia" do salmo, sobre (...)
-
Plotino - Tratado 6,2 (IV, 8, 2) — A bem-aventurada governança do corpo
15 de maio de 2022, por Cardoso de CastroCapítulo 2: A bem-aventurada governança do corpo 1-10. Os três eixos de pesquisa que permitirão resolver a questão: a alma em geral; o mundo; o produtor do universo. 10-19. Análise daquilo que teria sido a situação dos corpos e se as almas individuais não teriam mergulhado neles em comparação com a situação do corpo do universo. 19-26. A alma individual conserva a possibilidade de participar na governança do universo. 26-38. A governança do corpo pela alma do universo se distingue daquela que exerce a (...)
-
Concentração
28 de março de 2022Hermetismo Cristão Meditações Tarô
"Aprendei primeiro a concentração sem esforço". Qual é o sentido prático e teórico desse enunciado?
A concentração, enquanto capacidade de fixar o máximo de atenção no mínimo de espaço (Goethe diz que aquele que quer realizar algo de sólido e hábil deve concentrar num ponto mínimo o máximo de força), é a chave prática do êxito em qualquer domínio. Neste ponto estão de acordo a pedagogia e a psicoterapia modernas, as escolas de oração e de exercícios espirituais franciscana, (...) -
Como Proceder Tentação
28 de março de 2022Tanquerey Tentações - CAPÍTULO V - LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES (cont.)
III. Como proceder na peirasmos - tentação
Para triunfar das tentações e fazê-las servir ao bem espiritual da nossa alma, três coisas principais se devem observar: 1. prevenir a peirasmos - tentação; 2. combatê-la vigorosamente; 3. agradecer a Deus depois da vitória, ou levantar-se após a queda.
911. 1. Prevenir a peirasmos - tentação. Conhecemos o provérbio: Mais vale prevenir que remediar; é também o que aconselha a sabedoria cristã. (...)
Notas
- Elias Ekdikos Anthologion 71-80
- epimeleia
- Gregório do Sinai Orar
- Gregório do Sinai: como fazer a oração (euche)
- Gregorio Nissa Designio
- Gregorio Nissa Pecado
- homilia
- Marcos Asceta Excertos
- nepsis
- Nicéforo Clímaco
- Nicéforo Marcos
- Nicéforo Paulo
- Nicéforo Simeão
- prosoche
- Tanquerey Tentações
- Teofano Armadura Monge
- Teofano Vigilantia
- Vinda Salvador