Página inicial > Palavras-chave > Termos > onoma / ὄνομα / substantivo / frase / rhema / ῥῆμα / palavra / verbo / gramma / (...)
onoma / ὄνομα / substantivo / frase / rhema / ῥῆμα / palavra / verbo / gramma / γράμμα / letra / protasis / πρότασις / proposição / prophero / προφέρω / pronunciar
gr. ὄν ομα, ónoma: nome. Os problemas filosóficos respeitantes à linguagem são introduzidos pela insistência de Heraclito na realidade da mudança e da ambiguidade tanto dos fenômenos como das nossas maneiras de os nomearmos (ver frgs. 67, 32). Mas eles aparecem numa fórmula conceptualizada mais rigidamente com a distinção dos sofistas entre natureza (physis ) e convenção (nomos ). Górgias, por exemplo, nega toda a ligação entre a palavra e o objeto descrito (Sexto Empírico, Adv. Math. vn, 84), levantando com isso a questão da «correção» dos nomes. Pródico deu largas lições sobre o assunto (Platão, Crát. 384b), e sabemos por Xenofonte, Mem. III, 14, 2 que era um tópico frequentemente discutido em Atenas.
gr. ῥῆμα, rhêma: coisa, rhêsis: declaração; rhêtôr: orador. Aquilo que deliberadamente se diz. Como
logos : palavra e expressão verbal. Sentido em Platão de palavra individual, frase, verbo em contraste como onoma = substantivo.
Matérias
-
Plotino - Tratado 49,13 (V, 3, 13) — O Uno está além do conhecimento
14 de junho, por Cardoso de Castro
Cap 12, 44 a cap 13, 36: Em razão de sua simplicidade absoluta, o Uno está além do conhecimento, do pensamento e do discurso, e não pode portanto ser nem sujeito nem objeto de conhecimento, de pensamento e de discurso.
Míguez
13. De ahí que, verdaderamente, el Uno sea algo inefable; porque, lo que digáis de El, será siempre alguna cosa. Ahora bien, lo que está más allá de todas las cosas, lo que está más allá de la venerable Inteligencia e, incluso, de la verdad que en todas las cosas, eso no tiene (...)
-
Ibn Arabi (Fusus): Enoque
2 de agosto, por Cardoso de Castro
Santidade = qadasa = estar muito distanciado Distanciamento de Deus dos embaraços do Cosmos Transcendência - elevação elevação de posição: atividade pela alma elevação de grau: conhecimento do espírito Teoria mística do número Relação da Natureza cósmica com Deus Pai-Filho Adão-Eva Nomes divinos
tradução desde Burckhart (extrato)
...Um dos Nomes de perfeição de Deus é o Elevado (al-’ali). Mas em relação a que é Ele elevado, pois não há nada aí senão Ele tão-somente? [As existências relativas não podendo ser (...)
-
Platão (Carta VII:340b-344d) — seriedade filosófica
16 de dezembro de 2021, por Cardoso de Castro
Tradução brasileira de A. Pinto de Carvalho, RBF, volume XII, fasc. 48, Outubro-Dezembro de 1962
Pinto de Carvalho
À minha chegada, pensei que devia, antes de mais nada, certificar-me se Dionísio estava na verdade enamorado da filosofia, ou se era destituído de fundamento tudo quanto me havia sido dito em Atenas. Ora, para obter a prova disto, existe um método não destituído de valor e sumamente eficaz a quem tem de enfrentar tiranos, principalmente quando estes estão cheios de expressões (...)
-
Flusser (D:39-40) – linguagem
30 de janeiro, por Cardoso de Castro
FLUSSER, Vilém. DA DÚVIDA. São Paulo: É Realizações, 2018, p. 39-40
A preocupação com o pensamento, a consideração do intelecto é a disciplina da língua. Se o elemento do pensamento é a palavra, então o pensamento passa a ser uma organização linguística, e o intelecto passa a ser o campo no qual ocorrem organizações linguísticas.
Se descrevemos o pensamento como processo, podemos, já agora, precisar de que tipo de processo se trata: é a articulação de palavras. Essa articulação não necessita de órgãos ou (...)
-
Corbin (ICSIA): Senhor
1º de agosto, por Cardoso de Castro
español
Significa alcanzar lo que se designa técnicamente como sirr al-robúbíya, el secreto de esta condición señorial, el secreto que la fundamenta y la hace posible, y sin el cual desaparece. Los Nombres divinos no tienen sentido y realidad más que por y para los seres para los que ellos son formas, las teofanías en las que la divinidad se revela a su fiel. Al-Láh, por ejemplo, es el Nombre que significa la Esencia divina revestida de todos sus atributos. Al-Rabb, el "Señor", es lo divino (...)
-
Plotino - Tratado 31,6 (V, 8, 6) — A verdade é conhecida intuitivamente
15 de junho, por Cardoso de Castro
Capítulo 6: A verdade é conhecida intuitivamente: exemplo dos sábios do Egito.
Míguez
6. A esto llegaron, en mi opinión, los sabios de Egipto, bien medio de una ciencia exacta, bien de una manera natural. Y así, respecto a las cosas que quieren mostrar con sabiduría, no se sirven de tipos de letras que se desenvuelven en discursos y en proposiciones, representando a la vez sonidos y palabras, sino que dibujan imágenes, cada una de las cuales se refiere a una cosa distinta. Estas imágenes son (...)
-
Plotino - Tratado 31,11 (V, 8, 11) — O êxtase da alma no inteligível
15 de junho, por Cardoso de Castro
Capítulo 11: O êxtase da alma no inteligível 1-9: A união da alma ao intelecto divino 9-19: Conhecimento do intelecto e beatitude 19-40: Superação da consciência reflexiva; exemplo da doença e da saúde
Míguez
11. Si somos incapaces de vernos a nosotros mismos y tan sólo después de poseídos por el dios producimos en nosotros su visión, de tal modo que, transferida a nosotros esta imagen la veamos notoriamente embellecida; si, dejando entonces imagen, por muy bella que sea, tendemos a la unidad (...)
-
Nomes de Deus
25 de julho, por Cardoso de Castro
Pierre Riffard
Nomina sunt numina (fórmula latina: "os nomes são vontades celestes, das divindades")
Doutrina religiosa, ocultista, esotérica segundo a qual: uma coisa sem nome é uma coisa sem existência (Poema babilônico da Criação, tablete 1: "Quando no alto o céu ainda não era nomeado, e que em baixo a Terra não tinha nome..."); cada ente, evento, estado, grau possui um nome que lhe é próprio enquanto indivíduo ou em sua espécie, resumindo sob a visão da Ideia (Gen 2,19: "Todos os animais selvagens (...)