Página inicial > Termos e noções > natural

natural

quinta-feira 25 de janeiro de 2024

  

O livro B da Física abre com um enunciado que aponta para a diversa proveniência dos entes com que nos confrontamos na variedade estrutural da nossa vida. «De entre eles, uns são por natureza e outros por outras causas responsáveis» [F, 192b8]. São exemplos dos entes por natureza (φύσει ὄντα) [1]: os animais e as suas partes componentes, os vegetais e os corpos elementares como a terra, o fogo, o ar e a água. Os entes por natureza (τίχ φύσει ὄντα) diferem dos outros entes que não são constituídos por natureza [F, 192b12-13], na medida em que «cada um deles detém em si mesmo o princípio do movimento (άρχη κινήσεως) e do repouso» [2]. E o caráter por um lado evidente por outro enigmático do termo movimento, movimentação (κίνησις), que nos importa pôr sob foco. [CaeiroArete:284]


LÉXICO: natural e correlatos

Observações

[1Sobre a dificuldade que há em definir os entes por natureza através de uma definição, cf. J. E. Hare, «Aristotle and the Definition of Natural Things», Phron., XXIV, 1979, pp. 168-179.

[2MF, 1015a14-15. Isto é, «aquilo que primeiramente é φύσις, aquilo que autenticamente se chama φύσις, é a essência daquelas coisas que detêm em si mesmas enquanto tais o princípio do movimento».