User Tools

Site Tools


plessner:1941:0.1

0.1 Prefácio 1941

PLESSNER, Helmuth. Lachen und Weinen: Eine Untersuchung nach den Grenzen menschlichen Verhaltens. Arnhem: Van Loghum Slaterus, 1941. (Edição alemã canônica: Bern: Francke, 1950; tradução para o inglês: Laughing and Crying: A Study of the Limits of Human Behavior. Evanston: Northwestern University Press, 1970).

INTRODUÇÃO À PRIMEIRA EDIÇÃO (1941)

1. Muito se escreveu sobre o riso e pouco sobre o choro, e raramente sobre ambos juntos, divisão assimétrica do interesse por uma conexão evidentemente simétrica que se funda na tradição, pois os teóricos se ocuparam não do riso e do choro em si como formas expressivas ao lado da linguagem, da gestualidade e do comportamento, mas de seus motivos, das leis estéticas e psicológicas da alegria e da tristeza, do cômico e do trágico, usando-os apenas como indicadores de uma reação.

2. A preferência pelo riso e a negligência do choro explicam-se pela história da psicologia e da estética, que trabalharam desde o século XVIII com o conceito de representação, modelo da alma como palco de projeções e teatro de marionetes ao qual se adapta melhor um riso representativo que um choro sentimental, de modo que a teoria do choro, como a do sentimento, sofreu com a tentativa de adaptá-la a esse modelo sem romper o circuito da consciência como horizonte de vivências.

3. Só na última década se impôs a ideia de que a teoria do conhecimento não ocupa o primeiro lugar, de que a perspectiva da consciência e da representação é apenas uma das modalidades de movimento do homem no mundo e de que sentimento, intuição e ação exigem concepção própria, resultado de uma revolução nas ciências do homem contra o idealismo kantiano-hegeliano e o positivismo darwiniano-spenceriano, com a recepção lenta de Nietzsche, Bergson e Dilthey, que ensinam não uma nova visão, mas uma nova disposição para apreender o homem como realidade viva com seus próprios olhos.

4. Um meio importante, se não o mais importante, para isso é a teoria da expressão humana, reconhecida pelos românticos, mas tolhida por sua associação a uma metafísica especulativa e depois diminuída pelo abandono da ciência romântica, pelo experimento e pela autonomização da ciência da linguagem, até ser reabilitada pelo movimento contra o positivismo e o idealismo ligado ao nome de Klages, que lhe deu impulsos que vão além de sua própria teoria e metafísica.

5. A investigação situa-se na linha de uma teoria da expressão humana, compreendendo o riso e o choro como formas de expressão a serviço não de uma estética do cômico e do trágico nem de uma psicologia do humor e do sentimento, mas da teoria da natureza humana, perguntando como é possível que um vivente de carne e osso que dispõe de linguagem e sinais, distinguindo-se do animal, mas mostrando pela mímica seu parentesco vital com ele, ser duplo e intermediário, possa rir e chorar, e quais condições devem dar-se para essas reações exclusivamente humanas.

6. Servir à teoria da expressão humana significa visar o conhecimento da natureza humana, pois, enquanto não se limitar a essência a uma interioridade inacessível a toda exteriorização, deve-se esperar que a expressão seja espelho e manifestação da essência do homem, o que vale seguramente para o jogo recíproco do homem com seu corpo.

7. A força da análise reside nesse jogo recíproco, sendo tão necessário estudar a fundo os motivos sensíveis e racionais do riso e do choro quanto considerar a relação da pessoa com o próprio corpo, pois a causa não está apenas no motivo, mas também na relação do homem com seu corpo, que determina sua existência no mundo.

8. Em vez de esquivar-se da questão das formas da expressão corporal com uma reverência filosófica diante da fisiologia, a investigação faz dela a questão cardeal à qual tudo se subordina, prosseguindo trabalhos anteriores sobre o jogo recíproco das funções de comunicação e compreensão e dos sentidos e sobre a relação entre vivente, corpo e ambiente nos graus vegetal, animal e humano, e tratando os fenômenos expressivos a partir da relação do homem com seu corpo para, inversamente, conhecer algo dessa relação a partir deles.

9. Uma compreensão da essência humana que queira penetrar sua constituição fundamental, seja chamada antropologia, filosofia da existência ou outro nome, deve partir da expressão na plenitude de suas possibilidades e tornar compreensível a integração de seus componentes em toda a sua amplitude, dos espirituais aos corporais.

10. Não se trata de uma psicofísica do riso e do choro no sentido de Weber e Fechner, que parte de uma separação rigorosa entre processos físicos e psíquicos revelada como artifício de uma disposição experimental, artifício que pode dizer algo sobre a realidade se suas declarações forem corrigidas diante dela, pois a relação entre grandeza do estímulo e grandeza da sensação tem valor, mas o que se isola artificialmente só se conhece a partir da realidade interrogada.

11. Tais experimentos são instrutivos e úteis, mas não dão acesso ao jogo combinado dos fatores corporais e espirituais, sendo apenas meios propícios em certas condições, cuja artificialidade, dependente da pergunta, da intervenção experimental e das ficções da análise causal, se aceita desde que se permaneça consciente dela em relação ao contexto originário da vida.

12. Todo conhecimento baseado num método de observação fisiológico, psicológico ou psicofísico sacrifica o contexto originário, pois o método se realiza no isolamento, que é abstração, e a ciência frequentemente tomou por real a abstração em que se funda, inserindo seus conceitos e ficções como pedras no próprio contexto originário, ilusão a que sucumbem fisiologia, psicologia e psicofísica quando pretendem conhecer pelo método o objeto em questão, perdendo a conexão com a realidade imediata que precede toda ciência isolada.

13. Compreender o riso e o choro como fenômenos expressivos significa reconduzi-los a seu contexto vital originário, afastando a separação usual entre objetividade física e psíquica e educando o olhar para o fato de que são acontecimentos humanos na experiência de vida, no comportamento do homem com o homem e com o mundo, de modo que a ausência de tabelas, curvas, questionários e fotografias não é falta, mas recusa de um excesso de exatidão que extraviou muitos autores nesse difícil domínio.

14. Fisiologia e psicologia têm evidentemente parte na questão, mas sua extensão é vaga, pois a expressão, como passagem do interior ao exterior, coloca um problema às ciências fundadas na separação entre exterior corporal e interior espiritual, problema que desaparece para uma psicologia que concebe de saída a alma como manifestação, mas não para a fisiologia da expressão, que preserva a consciência da profundidade em toda manifestação da interioridade não por compreender essa categoria da vida, mas por uma salutar limitação de seu horizonte aos processos corporais.

15. Qualquer que seja a disciplina em que se inscreva a teoria da expressão, psicologia, antropologia ou sociologia, a questão da essência e da possibilidade dos tipos de expressão não é tocada metodologicamente, e o estudo empírico dos fenômenos expressivos deve ser precedido de uma reflexão sobre os conceitos com que são estudados, que tipologia, caracterologia, grafologia, fisiognomonia e mímica não podem substituir, questão muitas vezes negligenciada ou eclipsada por uma ampliação arbitrária do conceito de alma ou por teses metafísicas.

16. Pode-se perguntar se a questão da essência e da possibilidade do riso e do choro não nasce de uma crença metafísica, já que se fala de essência, da expressão como espelho da essência humana, da determinação da existência pela relação com o corpo e da compreensão da essência humana ligada à expressão como unidade de componentes espirituais, psíquicos e corporais.

17. A prudência diante das ciências empíricas torna a investigação suspeita de intenção metafísica, vendo-se nos termos espiritual e psíquico opostos a corporal uma confissão de trialismo, no conceito de possibilidade uma potência e no de essência um apelo a fontes ocultas, pois é fácil passar por adepto de uma metafísica quando não se declarou explicitamente contra ela.

18. Não há razão para isso, pois a investigação não se liga a nenhuma metafísica, confiando-se à experiência, à qual pertencem seu objeto e suas fontes, experiência que não aceita restrições por amor ao método e exige plena abertura às relações cotidianas do homem com o homem e com o mundo, de modo que, como contra as pretensões monopolistas da psicofísica, da fisiologia e da psicologia, também contra as da metafísica se busca recuperar os fenômenos em seu contexto vital, e expressões como relação do homem com seu corpo, corporal, psíquico e espiritual remetem apenas à compreensão cotidiana.

19. A ausência de definições rígidas é fonte de incerteza, mas quem se confia à experiência deve aceitá-la, pois a proximidade com a intuição se paga com elasticidade terminológica, e a precisão da definição, distinta da precisão na formulação da questão, traz nas coisas humanas como o riso e o choro o perigo da perda da intuição, da unilateralidade e da deformação.

20. O homem não se compreende do mesmo modo em todos os povos e tempos e é historicamente vinculado em sua compreensão cotidiana, e as expressões da linguagem em que se expõe são produtos da história, sedimentos de religiões e metafísicas mortas ou vestes de convicções vivas, sendo porém impossível conhecer um permanente na mudança refugiando-se numa linguagem artificial em vez de confiar na linguagem comum.

21. O pensamento antigo e o cristianismo colaboraram na formação de termos como espírito, alma, corpo e homem, e as categorias de sentimentos e formas de expressão como alegre e triste, cômico e trágico, irônico e humorístico têm sua história, mas a pesquisa não pode substituir as coisas que neles se refletem pelo estudo das transformações de seu significado, pois o que significam só se revela na compreensão das relações vitais, de modo que a análise da expressão permanece vinculada à experiência cotidiana e não deve recorrer a conceitos metafísicos.

22. A reserva diante das teorias metafísicas não nasce de aversão ao pensamento metafísico, mas da preocupação de livrar o caminho dos preconceitos que impediam responder aos problemas da expressão, pois o pior inimigo das ciências é a preguiça que se justifica por uma tradição ou teoria tida por definitiva, como a alternativa entre paralelismo e interação ou o agnosticismo antimetafísico, e hoje a metafísica se insinua na teoria da evolução, que pretende apreender historicamente, segundo o programa positivista, o humano e seus fenômenos expressivos.

23. O ponto de vista evolutivo é estimulante enquanto permanece ponto de vista, como mostra a teoria da evolução da linguagem, mas a evolução como mudança controlável de um germe a um produto maduro difere da evolução como progresso, e o estudo empírico do desenvolvimento de um modo de expressão produz fatos sem aproximar de sua compreensão, ao passo que interpretar a sucessão de fases segundo uma ideia de evolução hegeliana, darwiniana ou bergsoniana subordina-a a critérios metafísicos antes de esclarecer o que atravessa as fases, pois para compreender como algo se torna é preciso compreender antes o que deve tornar-se.

24. Todo tratamento da gênese da expressão humana, empírico ou metafísico, mesmo sob roupagem biológica, psicanalítica ou naturalista antimetafísica, deve partir da compreensão da própria expressão, pois de nada serve derivar a linguagem de gritos, gestos, onomatopeias ou impulsos comunicativos sem esclarecer seu significado expressivo, nem interpretar melhor as fases do riso e do choro se seu significado permanece obscuro, sendo importante saber quando surgem no lactente e como se diferenciam, mas errado considerar as formas germinais mais instrutivas que as formas maduras.

25. Confundir elementar no sentido de inicial e elementar no sentido de fundamental sempre causou confusão, pois o que vem primeiro no tempo não é necessariamente primeiro na coisa, reflexão ignorada pela metafísica da evolução sobretudo desde que o darwinismo lhe deu forma naturalista e ligou o desenvolvimento individual à história da descendência, ideia de que vivem ainda muitas ciências do homem, sobretudo nos países anglo-saxões, onde o problema do riso encontrou seus maiores estudiosos, o que torna esse aspecto metodológico especialmente relevante.

26. O behaviorismo, com sua restrição do comportamento a movimentos visíveis interpretados mecanicamente como reflexos, prejudicou mais do que ajudou a investigação do comportamento, e quase tão nocivo é o dogma da evolução, que leva a explicar o riso e o choro como reações arcaicas, como o grito, o susto e o choque, reduzidas a impulsos elementares de defesa ou comunicação, reflexos afetivos ou excitações sensíveis, pondo a análise no caminho errado, pois, sendo formas de expressão de uma desorganização da pessoa com certa redução de diferenciação, resta apenas a suspeita puramente especulativa de que manifestem estratos arcaicos da existência.

27. Conceber o riso e o choro como formas expressivas significa partir do homem como totalidade e não de partes separáveis como corpo, alma, espírito ou laço social, pois o semelhante, como o próprio eu, é acessível na conexão historicamente variável do comportamento e das relações consigo e com o ambiente, base de toda experiência, de modo que as formas expressivas são formas de comportamento em relação ao outro, a si mesmo, às coisas e aos acontecimentos, que atravessam as oposições entre consciência isolada e realidade externa, interior e exterior, e que os dogmáticos de algum ismo consideram produtos secundários ou ficções.

28. Não se trata de convencer tais pessoas, mas de dirigir-se a quem aborda sem preconceitos a experiência não filtrada por uma ciência particular, atitude rara, pois mesmo o leitor livre de sistemas costuma perguntar sob qual rubrica classificar um livro e quer contribuições a algo já existente, psicologia, antropologia, existencialismo ou filosofia da vida, vendo correntes e escolas, mas não a coisa nem a originalidade, quando, como diz Novalis, o verdadeiro leitor deve ser o prolongamento do autor, capaz de agir em seu espírito e traduzi-lo e modificá-lo sem diminuir sua individualidade.

plessner/1941/0.1.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki