Igal
2. —Y todas las otras cosas, ¿cómo están suspendidas del Bien?.
—Las inanimadas lo están del alma, y el alma del Bien por la Inteligencia. Pero cada cosa posee algo del Bien por ser una en cierto modo y por ser ente en cierto modo; pero participa además de forma. Del modo, pues, como participa de estas cosas, así también participa del Bien . Luego participa de un remedo, pues las cosas de las que participa son remedos de ser y de unidad; y lo mismo la forma.
En cambio, la vida del (…)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Enéada I, 7 Enéada I, 7 (54)
Enéada I, 7
Enéada I, 7 (54)
PLOTINO - TRATADO 54 (I, 7) - DO PRIMEIRO BEM E DOS OUTROS BENS
Plotino teria concluído a redação de sua obra com este pequeno tratado, de número 54 na ordem cronológica apresentada por Porfírio . Eis que nos parece surpreendente. O tema tem certa generalidade, mas tem um porte conclusivo que não parece se restringir ao conteúdo de seus três capítulos. Sua questão liminar não parece comandar o conjunto de seu desenvolvimento e, a bem dizer, não introduz nenhum elemento de doutrina, nem persegue o exame de uma questão que lhe seria própria. Temos aí uma conclusão, que certamente não é a conclusão geral do conjunto dos escritos de Plotino, mas aquela de um argumento consagrado à maneira como a alma pode possuir o Bem e se separar do corpo. Os três capítulos parecem assim terem sido retirados artificialmente por Porfírio de um outro texto, ao buscar o número "mágico" 54 para apresentar os escritos de Plotino. [Brisson ]
Capítulo 1: Como se possui o Bem?
- 1-5: O bem de cada coisa é sua atividade perfeita
- 5-7: O bem para uma coisa e o Bem absoluto
- 7-13: As duas maneiras de possuir o Bem (se assimilar a ele ou exercer sua atividade para ele)
- 13-fim: O Bem é aquilo para o qual se exercitam todas as atividades e aquilo que todas as coisas estão suspensas; está acima delas todas.
Capítulo 2: Toda coisa possui o Bem
- 1-6: Tudo que é partícipe ao Bem e ao inteligível, como uma imagem.
- 6-fim: Por intermédio do Intelecto, o que vive pode se assimilar ao Bem.
Capítulo 3: A vida é um bem graças à virtude e ao favor da separação do corpo.