Jean Robin — René Guénon — A Última Chance do Ocidente René Guénon, la dernière chance de l’Occident, publicado por Guy Trénadiel em 1983.
Um apanhado de análises as mais diversas sobre diferentes aspectos da Modernidade, que são abordados, sempre segundo uma perspectiva perenialista, que o autor pretende dispor. Algumas análises são instigadoras, outras deixam a desejar, mas são interessante de qualquer modo, pelo tema que abordam, e os pequenos fragmentos de informações que passam. O (…)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Robin / Jean Robin
Robin / Jean Robin
Jean Robin (1946)
OBRA NA INTERNET:
Polêmico seguidor da corrente chamada "perenialista", com algumas obras muito interessantes, em termos de referências e valiosas informações sobre os movimentos ocultistas ocidentais e o simbolismo esotérico. Um de seus primeiros livros foi uma notável biografia da vida e do pensamento de René Guénon: René Guenon, Témoin de la Tradition.
Matérias
-
Robin Ocidente
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro -
Robin Nostradamus
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — Resposta de Nostradamus ao Senhor de Fontbrune
Excertos de Respuesta de Nostradamus a Monsieur de Fontbrune, publicado pela Editorial 7 1/2, 1982.
Esta obra é uma crítica severa as pseudo interpretações das Centúrias de Nostradamus (vide Prophecies_of_Nostradamus), feitas no bestseller do Sr. de Fontbrune. Vale pelo apelo à doutrina tradicionalista de René Guénon na indicação dos elementos a serem considerados em qualquer tentativa de realizar uma hermenêutica das profecias (…) -
Robin Realidade
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — Resposta de Nostradamus Excerto do Capítulo VI Realidade En verdad todo ese tejido de incoherencias tiene una única causa: la ignorancia del hombre moderno, del ser individual que se alza frente al Creador y reivindica unos derechos ilusorios, por no haber reconocido que su «individualidad» precisamente, no es sino una modalidad —entre otras, en número indefinido— de un solo y mismo Ser. No hay un foso, una solución de continuidad entre el «Creador» y la «criatura». Hay una (…)
-
Robin Seth
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJEAN ROBIN — SETH O DEUS MALDITO
O Egito nos faz lembrar o deserto implacável onde Rá, o Sol, engendra cada manhã o universo ilusório das formas, que ele dissolve cada noite em um incêndio. Terra do Espírito destruidor das aparências, sobre a qual, nos tempos pré-históricos, reinou Seth o Vermelho, com cabeça de asno, deus da violência e do trovão, homicida — ou melhor sacrificador — de seu irmão Osíris. Deus maléfico? Não. Antes que a incompreensão dos homens — na qual o antropomorfismo (…) -
Robin Trithemus
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — Resposta de Nostradamus Jean de Trithème En 1480 nació en Heidelberg la Sociedad literaria Renana, fundada por tres amigos: Jean de Heidenberg (el verdadero nombre de Jean Trithéme), Jean de Dalberg su profesor, y Rodolphe Huesmann, sabio helenista holandés cuya ciencia según Bayle «era comparable a la de los más ilustres eruditos de la Italia de la época». La Sociedad Literaria Renana se convirtió en lugar de reunión para los profesores de la Universidad de Heidelberg, (…)
-
Robin Set
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — SETH, O DEUS MALDITO
O deserto implacável onde reina Seth, da cabeça de asno, e o delta nutritivo, terra de Hórus da cabeça de falcão, se opuseram desde a origem do Egito, dando nascimento a uma dualidade metafísica que a incompreensão dos homens fixou tardiamente em um dualismo teológico. Mais que qualquer outra, portanto, a civilização egípcia, nas antípodas das esquematizações garantidoras, foi fundada de maneira quase sacrificial sobre a antinomia e a tensão dialética.
E (…) -
Robin Sociedades Secretas
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — As Sociedades Secretas na hora do Apocalipse
Análise das causas profundas, das raízes ao mesmo tempo psicológicas e metafísicas do fenômeno sectário, na ordem do dia. Pois se o final do último século consagrou a morte das ideologias, suscitou em revanche uma verdadeira ressurreição dos mitos. Dentre os quais o da “conspiração mundial”, das sociedades que nos bastidores da história, “manipula os fios”.
Mas o diabo não é lá onde alguns querem que ele esteja... Jean Robin (…) -
Robin Astrologia
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — Resposta de Nostradamus Excerto do capítulo II Astrologia Judiciária El señor de Fontbrune cree escapar a esta manifiesta contradicción explicando que la astrología, en el siglo XVI, era de hecho el estudio del movimiento de los astros, es decir, la astronomía tal cual la entienden los modernos. Este razonamiento podría ser tenido en cuenta si el director del observatorio del monte Palomar, pongamos por caso, publicara regularmente predicciones... Puesto que de creer al señor de (…)
-
Robin OVNI
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de CastroJean Robin — Os Objetos Voadores Não Identificados ou a Grande Parodia Les Objets Volants Non Identifiés ou la Grande Parodie, publicado por Guy Trénadiel, em 1979
É interessante poder ler a análise crítica de um tradicionalista sobre um tema que ganhou tanta relevância e difusão desde o século passado, atraindo milhões de pessoas. Segundo a apresentação do livro:
"Pôde-se falar, a respeito dos OVNIs, de "mito moderno" (Jung). E é verdade que este extraordinário fenômeno reveste todas as (…) -
Quatro Tradições
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro -
Encarnação
29 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro