René Guénon — Ouvintes
Como dissemos acima, entendemos a categoria dos discípulos como aquela que reúne todos aqueles que se debruçaram como estudiosos sobre a obra de Guénon, aceitando muitas das vezes limitar sua visão da Tradição e das tradições, à compreensão que tiveram de sua leitura e estudo, e eventual correspondência, com Guénon. O fato de terem tido o privilégio de dialogar com Guénon face à face ou por carta, é um aspecto importante dessa categoria.
Gaston Georgel
Georges (…)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Vallin / Georges Vallin
Vallin / Georges Vallin
GEORGES VALLIN (1921-1983)
Filósofo francês que desde sua tese de doutorado, orientada por Jean Wahl , orientou seus estudos segundo os passos traçados por Guénon, para a compreensão da Tradição Original. Legou obras que se consagraram, tais como: "A Perspectiva Metafísica" (monografia complementar à tese), "Ser e Individualidade" (tese de doutorado), "Voie de gnose et voie d’amour ". Leia mais...
DESTAQUES:
- Perspectiva Metafísica [VallinPM ]
- Ser e Individualidade [VallinEI ]
- Gnose e Amor [VallinGA]
Matérias
-
Guénon Ouvintes
27 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro -
Vallin (EI:6-19) – La perspective métaphysique et le principe d’individuation
5 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroSumário II - A perspectiva metafísica e o princípio de individuação A Transcendência como interioridade absoluta. Transcendência, subjetividade e via negativa (Os fundamentos metafísicos da "individuação de interioridade") A noção de Absoluto que caracteriza a perspectiva metafísica repousa sobre uma concepção integral da Transcendência A perspectiva metafísica supera a alternativa do idealismo e do realismo, não realiza no entanto plenamente a significação do Absoluto que ela visa, a não (…)
-
Vallin (GA) – Estrutura e resumo de "Via de Gnose e Via de Amor"
5 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroIntrodução Descrever a analisar as duas formas fundamentais da experiência espiritual da transcendência, assim como as estruturas cosmológicas, antropológicas, ontológicas e psico-mentais que elas pressupõem Encontram-se estas duas formas tanto nas tradições monoteístas como nas de tipo mitológico-metafísico A experiência religiosa da transcendência corresponde às relações do homem com o Absoluto "pessoal" (Deus criador dos monoteístas, Ishwara no Hinduísmo), tais quais se exprimem na via do (…)
-
Vallin (EI:20-42) – A recusa da transcendência e a gênese do dogmatismo
2 de setembro, por Cardoso de CastroSumário
Capítulo II - A recusa da Transcendência e a gênese do dogmatismo I - O dogmatismo onto-teológico e o fracasso da onto-teologia da substância individual II - O dogmatismo temporalista e a experiência da individualidade ; as estruturas temporais da Consciência Descrição geral das estruturas temporais Problemas postos pelas estruturas temporais A dialética das estruturas temporais A dialética histórica A dialética individual Da subjetividade temporalista em geral
Original
I. — (…) -
Vallin (EI:3-6) – da perspectiva religiosa à perspectiva metafísica
20 de novembro de 2021, por Cardoso de CastroSumário Capítulo I - A perspectiva metafísica e a superação do panteísmo I - Da perspectiva religiosa à perspectiva metafísica A perspectiva religiosa se distingue da perspectiva metafísica sobre o duplo plano da experiência espiritual e das pressuposições doutrinais: Enquanto a perspectiva metafísica repousa sobre uma experiência espiritual tendo com eixo o Conhecimento (gnosis) pelo qual a subjetividade humana se identifica com o Absoluto "transpessoal" ou "suprapessoal" que constitui seu (…)
-
Vallin (EI:20-30) – O dogmatismo onto-teológico e o fracasso da onto-teologia da substância individual
5 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroLe refus plus ou moins explicite de la Transcendance radicale de l’Absolu c’est-à-dire de l’universalité intégrale qui caractérise la perspective métaphysique conditionne l’apparition du dogmatisme philosophique ou théologique. Le dogmatisme en général, ainsi que nous l’avons montré ailleurs est lié au renversement des relations de type métaphysique entre ce que nous avons appelé avec Guénon : l’Essence et la Substance, c’est-à-dire entre le pôle métaphysique ou « essentiel » et le pôle (…)
-
Vallin (PM) – Estrutura e resumo da obra "Perspectiva Metafísica"
5 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroIntrodução — A noção de "filosofia eterna" e a perspectiva metafísica.
Primeira Parte — Situação da perspectiva metafísica Capítulo I — Perspectiva metafísica e tradição espiritual A doutrina vai além dos dogmatismo antinômicos Exemplo de coincidência de aspectos opostos Une a extrema universalidade de seu conteúdo doutrinal e de suas implicações espirituais à extrema singularidade de seu enraizamento em uma tradição espiritual determinada Nos atemos à expressão propriamente "filosófica" (…) -
Faivre Guénon
1º de fevereiro, por Cardoso de CastroAntoine Faivre — O Esoterismo — "Guenonismo"
Um novo fenômeno: o guenonismo — Em reação à multiplicação das ordens iniciáticas ligada à corrente ocultista e os aspectos às vezes contestáveis desta no plano espiritual, um francês, René Guénon (1886-1951), empreende uma obra de reforma na perspectiva da Tradição. Ele conhece bem essas ordens porque participou de muitas delas em sua juventude. Chegou a flertar com o espiritismo por volta de 1908. Em 1914, é iniciado na Grande Loja de França. (…) -
Vallin (EI:30-42) – o dogmatismo temporalista e a experiência da individualidade
5 de outubro de 2022, por Cardoso de CastroA) Description générale des structures temporelles
Ce qui nous permet avant tout de distinguer le dogmatisme ontothéologique et le dogmatisme temporaliste , c’est leur attitude respective à l’égard du Temps. L’ontothéologie substantialiste demeure tributaire de cette Transcendance qu’elle n’a reniée qu’à demi : aussi le temps y reste-t-il toujours plus ou moins semblable à « l’image mobile de l’éternité immobile » dont parlait Platon. Les inévitables concessions au « cosmologisme » (…)