Míguez
2. He aquí, pues, que la marcha hacia delante, se realiza del primero al último término, pero permaneciendo siempre cada cosa en el lugar que le corresponde. El objeto engendrado ocupa ciertamente un lugar inferior al de su generador, si bien mantiene su identidad con el ser al que sigue, en tanto subsiste su ligazón con él. Así, cuando el alma se introduce en la planta, es una parte de ella la que permanece en la planta; se trata, sin duda, de su parte más audaz y más imprudente, (…)
Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Enéada V, 2 Enéada V, 2 (11)
Enéada V, 2
Enéada V, 2 (11)
PLOTINO - TRATADO 11 (V, 2) - SOBRE A GERAÇÃO E O NÍVEL DAS COISAS QUE SÃO DEPOIS DO PRIMEIRO
Tratado de uma riqueza e de uma complexidade notáveis. Plotino aqui desenvolve uma teoria da matéria que, mesmo se ela se inspira das especulações de Aristóteles , de Platão e dos estoicos, se revela muito original. Sua doutrina é muito bem apresentada e segue um plano rigoroso. Depois de uma breve introdução (cap. 1), Plotino aborda a questão da matéria inteligível (cap 2-5), e prossegue com aquela da matéria sensível (cap. 6-16). [Brisson ]
Capítulo 1: Como todas as coisas vêm do Uno, se ele é absolutamente simples e que ele permanece sempre nele mesmo?
- 1-3. O Uno é todas as coisas e nenhuma delas
- 3-13. O Uno engendra o Intelecto por sua superabundância; o Intelecto, se voltando para seu princípio, dele é determinado, e se torna assim Intelecto e ser.
- 13-21. Do mesmo modo, por sua potência, O Intelecto produz a Alma; a Alma por sua vez produz uma imagem dela mesma que corresponde as funções inferiores.
- 21-28. A produção das realidades inferiores não introduz nenhum corte nem nenhuma separação na realidade.
Capítulo 2: A processão de todas as coisas se faz "do primeiro ao último"
- 1-4, Tudo o que engendra é superior àquilo que engendra; aquilo que é engendrado permanece no entanto em contato com aquilo que o engendrou.
- 4-10. A Alma desce em uma planta, em um ser irracional ou em um homem, segundo aquela de suas faculdades (vegetativa, sensível ou racional) que domina.
- 10-24. A descida da Alma em um corpo, de uma planta por exemplo, não implica para ela qualquer deslocamento nem nenhum afastamento de seu princípio, pois ela não se encontra no espaço.
- 24-31. Logo toda a realidade é como um conjunto vivo contínuo, onde cada parte guarda nela mesma uma imagem daquela que a precede.