Azenha & Viaro
A cosmovisão de Platão é caracterizada pelo rígido recorte que ele faz entre o mundo sensível e o mundo inteligível; entre o mundo dos fenômenos e o das ideias. Ambos os mundos — o mundo do “visível” e o do “invisível”, o mundo do ορατόν [horatón] e do νοητόν [noetón] — não se encontram num mesmo plano e não permitem, portanto, qualquer tipo de comparação imediata. Ao contrário: cada um deles é o extremo oposto, ο ετερον [héteron] (outro) do outro; por isso mesmo, todos (…)
Página inicial > Cassirer, Ernst
Cassirer, Ernst
-
Cassirer (ICR) – Aparência e Ideia
10 de novembro de 2023, por Cardoso de Castro -
Cassirer: Introducción
10 de novembro de 2023, por Cardoso de CastroLa hipótesis de Hegel de que la filosofía de una época encierra la conciencia y la esencia espiritual de la totalidad de su modo de ser —de que en la filosofía se refleja el todo multiforme como en su foco natural, como en la idea que se conoce a sí misma— parece no verificarse en la filosofía del Protorrenacimiento.
La nueva vida que surge durante el curso de los siglos XIII y XIV en todos los dominios del espíritu no encuentra casi expresión ni resonancia en el pensamiento de la época; (…) -
Cassirer: A CRISE NO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO (1)
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroParece ser universalmente admitido que a meta mais elevada da indagação filosófica é o conhecimento de si próprio. Em todos os conflitos travados entre as diferentes escolas filosóficas, este objetivo permaneceu invariável e inabalado: revelou-se o ponto de Arquimedes, o centro fixo e imutável, de todo pensamento. Nem mesmo os mais céticos pensadores negaram a possibilidade e a necessidade do conhecimento próprio. Desconfiavam de todos os princípios gerais relativos à natureza das coisas, (…)
-
Cassirer: A CRISE NO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO (2)
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroEm certo sentido, essa primeira resposta sempre permaneceu a resposta clássica. O problema socrático e o método socrático jamais poderão ser esquecidos ou suprimidos. Por intermédio do pensamento platônico deixou sua marca (VIDE NOTA ABAIXO) em todo o desenvolvimento futuro da civilização. Não existe, talvez, meio mais seguro nem mais rápido de nos convencermos da profunda unidade e da perfeita continuidade do pensamento filosófico antigo do que o confronto desses primeiros estádios da (…)
-
Cassirer: A CRISE NO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO (3)
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroO que aprendemos com o exemplo de Pascal é que, no princípio dos tempos modernos, ainda se sentia em toda a sua força o velho problema. Até depois do aparecimento do Discours de la méthode de Descartes, o espírito moderno ainda lutava com as mesmas dificuldades. Achava-se dividido entre duas soluções inteiramente incompatíveis. Mas, ao mesmo tempo, começa um lento desenvolvimento intelectual, através do qual a pergunta: Que é o homem? se transforma e, por assim dizer, se eleva a um nível (…)
-
Cassirer: A CRISE NO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO (4)
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroEm 1754, Denis Diderot publicou uma série de aforismos intitulada Pensées sur l’interprétation de la nature. Neste ensaio declarava que a superioridade da matemática no domínio da ciência já não é incontestada. A matemática, asseverava, alcançou tão alto grau de perfeição que já não é possível nenhum progresso; daqui por diante, permanecerá estacionária.
Nous touchons au moment d’une grande révolution dans les sciences. Au penchant que les esprits me paroissent avoir à la morale, aux (…) -
Cassirer: UMA CHAVE PARA A NATUREZA DO HOMEM: O SÍMBOLO
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroO biologista Johannes von Uexkull escreveu um livro em que procede a uma revisão crítica dos princípios da biologia. De acordo com Uexkull, a biologia é uma ciência natural, que precisa ser desenvolvida por meio dos métodos empíricos usuais — os da observação e experimentação. O pensamento biológico, por outro lado, não pertence ao mesmo tipo do pensamento físico ou do químico. Uexkull é um resoluto campeão do vitalismo, defendendo o princípio da autonomia da vida. A vida é uma realidade (…)
-
Cassirer, Ernst - Antropologia filosofica
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroINDICE
PREFACIO
PRIMERA PARTE: ¿QUE ES EL HOMBRE?
I. LA CRISIS EN EL CONOCIMIENTO DEL HOMBRE
II. UNA CLAVE DE LA NATURALEZA DEL HOMBRE: EL SÍMBOLO
III. DE LAS REACCIONES ANIMALES A LAS RESPUESTAS HUMANAS
IV. EL MUNDO HUMANO DEL ESPACIO Y DEL TIEMPO
V. HECHOS E IDEALES
SEGUNDA PARTE: EL HOMBRE Y LA CULTURA
VI. DEFINICIÓN DEL HOMBRE EN TÉRMINOS DE CULTURA
VII. MITO Y RELIGIÓN
VIII. EL LENGUAJE
IX. EL ARTE
X. LA HISTORIA
XI. LA CIENCIA
XII. RESUMEN Y CONCLUSIÓN
ACESSAR AQUI -
Cassirer: Substance And Function And Einsteins Theory Of Relativity (1923)
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroPart I THE CONCEPT OF THING AND THE CONCEPT OF RELATION Chapter I ON THE THEORY OP THE FORMATION OP CONCEPTS I. New developments in logic The concept in Aristotelian logic Purpose and nature of the generic concept The problem of abstraction The metaphysical presuppositions of Aristotelian logic The concept of substance in logic and metaphysics II. The psychological criticism of the concept (Berkeley) The psychology of abstraction Mill’s analysis of mathematical concepts. The defect of the (…)
-
Cassirer: A CRISE NO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO
23 de março de 2022, por Cardoso de CastroAntropologia Filosófica Ernst Cassirer Trad. Vicente Felix de Queiroz Editora Mestre Jou 1972
Parece ser universalmente admitido que a meta mais elevada da indagação filosófica é o conhecimento de si próprio. Em todos os conflitos travados entre as diferentes escolas filosóficas, este objetivo permaneceu invariável e inabalado: revelou-se o ponto de Arquimedes, o centro fixo e imutável, de todo pensamento. Nem mesmo os mais céticos pensadores negaram a possibilidade e a necessidade do (…)