Página inicial > Palavras-chave > Escritores - Obras > Orbe / Antonio Orbe
Orbe / Antonio Orbe
Antonio Orbe (1917-2003)
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Segundo Antonio Orbe, na Introdução de seu clássico Cristología Gnóstica em dois volumes, a cristologia dos escritores eclesiásticos foi bem estudada (por exemplo), mas a dos gnósticos heterodoxos do século II e III, nem bem, nem mal; simplesmente não foi estudada.
Entre os autores cristãos do século II não há como separar a cristologia da soteriologia. A cristologia abarca os dois campos: na pessoa do Filho de Deus tudo se orienta à saúde (salvação) do homem; as perfeições divinas do Filho, por sua vez, devem ser analisadas para entender sua missão salvífica; e, de fato, com maior intensidade que entre os eclesiásticos, o salvífico chega entre os sectários às fronteiras da Trindade e da Sofiologia .
Nesta seção, nos guiaremos pelos escritos de Antonio Orbe, em particular sua Cristología Gnóstica. Orbe, falecido aos 86 anos, foi sacerdote e jesuíta palentino, professor de Eclesiologia durante décadas na Pontificia Universidad gregoriana de Roma, mestre de numerosos teólogos atuais.
Antonio Orbe foi um dos mais conceituados estudiosos do gnosticismo dentro da Igreja Católica, tendo se notabilizado por seus “Estudos Valentinianos”, hoje em dia difíceis de se encontrar. Suas obras servem de referência a todos aqueles que desejam se aprofundar de modo sério na tradição dos gnósticos e da própria tradição cristã dos primeiros séculos do cristianismo.
Recomendo estes clássicos de sua pesquisa da gnose cristã, alguns resumidos neste site:
- Estudios Valentinianos
- Parábolas Evangélicas em São Irineu
- Antropología de San Ireneo
- Cristología Gnóstica
Nas páginas relativas a estas obras citadas acima pretendemos resumir seu pensamento, reconhecendo, no entanto, que a densidade de seus escritos requer uma leitura direta de seus livros.