Positivismo (Kolakowski)

Kolakowski1976

O positivismo é uma posição filosófica relativa ao saber humano e que, se não resolve sensu stricto as questões relacionadas ao modo de aquisição do saber – no sentido psicológico ou histórico –, constitui, por outro lado, um conjunto de regras e critérios de julgamento sobre o conhecimento humano. Ele aborda os conteúdos de nossas declarações sobre o mundo, necessariamente inerentes ao saber, e formula as normas que permitem estabelecer uma distinção entre o objeto de uma questão possível e aquilo que não se pode razoavelmente propor como questão.

O positivismo é, portanto, uma atitude normativa que rege os modos de uso de termos como “saber”, “ciência”, “conhecimento”, “informação”. Dessa forma, as regras positivistas distinguem de certo modo as polêmicas filosóficas e científicas que merecem ser conduzidas, daquelas que não podem ser resolvidas e que, consequentemente, não valem a pena serem consideradas.

Estas são as regras fundamentais que, de acordo com a doutrina positivista, devem ser seguidas para separar – por assim dizer – o trigo do joio em todos os julgamentos feitos sobre o mundo, ou seja, para destacar as questões que merecem reflexão e rejeitar, por outro lado, as questões mal formuladas ou que empregam conceitos mal construídos.