KRISTELLER, Paul Oskar. Eight Philosophers of the Italian Renaissance. Stanford: Stanford University Press, 1964.
1. Giovanni Pico della Mirandola gozou em vida de um grau incomum de afeto e admiração, e a fama e o fascínio de seu nome permaneceram intactos até o presente, com um apelo que alcançou a imaginação popular e superou o da maioria dos sábios renascentistas graças à riqueza, à nobreza, ao encanto pessoal, à vida trágica, à morte precoce e à precocidade e versatilidade de seus talentos, mas por trás desse encanto aparente suas obras revelam solidez de saber, clareza e honestidade de pensamento e fertilidade de ideias básicas, ainda que, morto aos 31 anos, tenha deixado inacabadas ou não escritas muitas obras ambiciosas e não tenha podido tecer suas múltiplas intuições num sistema unificado e maduro, de modo que seus pensamentos brilhantes subsistem em fragmentos, o que não diminui sua importância intrínseca nem sua influência histórica, mas deve ser lembrado para uma compreensão adequada de sua obra.
2. A frequente apresentação de Pico como um dos principais representantes do platonismo renascentista e como espírito dirigente da Academia Florentina, ao lado de Ficino ou acima dele, não é inteiramente errônea mas exige precisões, pois, embora tenha passado em Florença os últimos e mais produtivos seis anos de vida, mantido estreita amizade com Ficino e seu círculo, provavelmente frequentado as reuniões da Academia e influenciado alguns de seus membros tanto quanto Ficino, a Academia já atuava havia 26 anos antes de sua chegada, Ficino era seu guia indiscutido e a maioria dos membros estava imbuída de seus ensinamentos, não dos de Pico, que, embora se considerasse discípulo de Ficino, trinta anos mais velho, logo desenvolveu doutrinas independentes e divergiu dele em pontos importantes sem prejuízo da amizade, razão pela qual não pode ser tido como guia ou representante típico da Academia, ainda que em certo sentido dela fizesse parte e sua contribuição possa ser julgada superior à do próprio Ficino.
3. Ressalvas semelhantes aplicam-se ao platonismo de Pico, que, influenciado por Ficino, versado nas fontes antigas do platonismo e atribuindo-lhes importância real, situava-se mais perto de Ficino do que da média dos filósofos profissionais da época e teve sua influência frequentemente associada à dele, mas nunca pretendeu reviver a filosofia platônica nem dar-lhe primazia sobre as demais escolas, recusou até chamar-se platônico e teve como meta principal conciliar e harmonizar platonismo e aristotelismo entre si e com outras posições, atitude compreensível porque conhecia muito melhor que Ficino as tradições do aristotelismo medieval e adquiriu familiaridade com as fontes do pensamento judaico e árabe que Ficino jamais possuiu.
4. Giovanni Pico nasceu em Mirandola em 1463, filho caçula dos condes de Mirandola e Concordia, senhores feudais de um pequeno território do norte da Itália, recebeu cedo formação humanista em latim e talvez em grego, foi destinado pela mãe à carreira eclesiástica e nomeado protonotário papal aos dez anos, estudou direito canônico em Bolonha a partir de 1477, filosofia em Ferrara e, de 1480 a 1482, em Pádua, centro da tradição aristotélica, onde foi aluno do judeu averroísta Elia del Medigo, manteve contato com humanistas e conheceu em Florença Ficino e Poliziano, prosseguiu o estudo do grego, fixou-se em Florença em 1484, visitou em 1485 a Universidade de Paris, ainda principal centro da filosofia e teologia escolásticas, retornou a Florença em 1486 e, após um curioso episódio amoroso, mudou-se para Perugia, onde estudou hebraico e árabe com mestres judeus e, além de Averróis, descobriu a Cabala judaica, tradição mística e especulativa medieval de pretensa origem antiga e forte influência neoplatônica, compondo no fim de 1486 suas célebres 900 teses, que se propôs defender em Roma no ano seguinte numa disputa pública aberta a eruditos de toda a Europa.
5. O conteúdo de algumas teses suscitou objeções de teólogos, e a comissão nomeada pelo papa Inocêncio VIII condenou sete como heterodoxas, declarou seis duvidosas e rejeitou as explicações de Pico, e quando este publicou uma defesa dessas treze teses o papa condenou todas as 900, apesar da ata de submissão assinada, o que levou Pico a fugir para a França, onde foi preso em 1488 a pedido dos enviados papais e libertado por Carlos VIII mediante intervenção de príncipes italianos, podendo depois, com permissão papal, fixar-se em Florença sob palavra e sob a proteção de Lorenzo de’ Medici, onde, salvo breve visita a Ferrara, passou o resto da vida e escreveu ou começou suas obras principais em contato com o círculo mediceu, a Academia Platônica e Savonarola, sendo absolvido de todas as censuras em 1493 por Alexandre VI e morrendo em 17 de novembro de 1494, dia da entrada de Carlos VIII em Florença após a expulsão de Piero de’ Medici.
6. A morte precoce de Pico, precedida pelas de Lorenzo, Ermolao Barbaro e Poliziano e seguida poucos anos depois pela de Ficino, já então retirado de quase todas as atividades, assinalou o fim de uma época notável da civilização florentina e italiana, à qual seu pensamento pertence inteiramente, tornando inútil especular sobre como sua filosofia se teria desenvolvido ou se ajustado ao período seguinte caso tivesse vivido uma vida de duração normal.
7. Os escritos conservados de Pico, numerosos para vida tão curta, refletem a amplitude de seus interesses, incluindo sonetos amorosos italianos, parte conservada, e muitos poemas latinos, em grande parte perdidos, cartas reunidas postumamente pelo sobrinho, que com o célebre Discurso, também póstumo, representam sua vertente humanista, as 900 teses e a Apologia de 1487, defesa das treze teses censuradas, que pertencem à vertente escolástica, o longo comentário de 1486 ao poema de amor platônico de Girolamo Benivieni, as obras filosóficas maduras Heptaplus, de 1489, interpretação sétupla dos primeiros versículos do Gênesis, e De ente et uno, de 1491, publicado postumamente, o extenso tratado póstumo em doze livros contra a astrologia, breves escritos religiosos e teológicos e fragmentos de um comentário aos Salmos dispersos em manuscritos, além de obras projetadas sem indício de terem sido escritas.
8. A correspondência de 1485 com Ermolao Barbaro, justamente célebre entre os historiadores do pensamento renascentista, documenta a atitude histórica e filosófica do jovem Pico, pois Ermolao, humanista veneziano dedicado a revelar o verdadeiro Aristóteles por novas traduções e comentários, tarefa interrompida por sua morte em 1493, unia à admiração pelo Aristóteles original um profundo desprezo, à maneira de Petrarca, pelos intérpretes medievais árabes e latinos, tidos por incultos e bárbaros, ao passo que Pico, numa longa epístola em defesa dos filósofos medievais, sustentou eloquentemente que nos escritos filosóficos contam os pensamentos e não as palavras ou o estilo, reconhecendo aos escolásticos solidez de pensamento e disposição para aprender deles toda verdade, de modo que a fronteira entre humanismo e escolasticismo se traça como a fronteira entre retórica e filosofia e Pico, embora profundamente imbuído de saber humanista, inclina a balança para o escolasticismo ou ao menos para uma síntese que fizesse justiça a ambos, atitude basicamente partilhada, ainda que de modo menos explícito, por Ficino, que absorveu instrução escolástica e citava com respeito Averróis e Tomás de Aquino.
9. Essa é mais uma razão para não tratar os platônicos florentinos simplesmente como seguidores do humanismo, como preferem muitos estudiosos italianos, pois o platonismo renascentista oferece um panorama filosófico novo para o qual contribuíram tanto o escolasticismo quanto o humanismo, e o manifesto de Pico deve ter causado profunda impressão, como mostra o fato de Melanchthon, humanista e reformador admirador de Aristóteles e desdenhoso do escolasticismo, ter escrito muitos anos após a morte de ambos uma réplica à carta de Pico reafirmando a posição de Ermolao.
10. A defesa dos escolásticos na carta a Ermolao é apenas exemplo de uma atitude histórica e filosófica mais ampla, justamente sublinhada pelos intérpretes sob o nome de sincretismo, termo tomado da Antiguidade tardia, quando as religiões dos povos do Império romano eram tidas por compatíveis e suas divindades assimiladas às gregas e romanas, e que em Pico designa a crença de que todas as escolas e pensadores filosóficos e teológicos conhecidos continham verdades válidas e compatíveis entre si, dignas de serem reafirmadas e defendidas, ideia subjacente à disputa projetada, cujas 900 teses, inclusive as propostas segundo opinião própria, se baseavam nas fontes mais diversas, de Hermes, Zoroastro, Orfeu e Pitágoras a Platão, Aristóteles e todos os seus seguidores e comentadores gregos, Avicena, Averróis e outros árabes, Tomás de Aquino, Duns Scot e outros latinos medievais e, por fim, os cabalistas judeus.
11. Ao usar todas essas fontes e atribuir explicitamente grupos separados de teses a cada uma, Pico visava menos exibir erudição do que afirmar a convicção de que cada um desses pensadores tinha genuína participação na verdade filosófica, noção de uma verdade universal parcialmente partilhada por todas as escolas que enfrenta os contrastes e contradições da história da filosofia de modo comparável aos esforços dos neoplatônicos e de Hegel, mas sem supor, com os antigos ecléticos, que os grandes filósofos concordem nas ideias e difiram só nas palavras, nem, com Hegel e os perspectivistas modernos, que cada sistema como um todo represente um aspecto da verdade, pois, de acordo com sua formação escolástica, a verdade consiste num grande número de proposições verdadeiras, e os filósofos dela participam na medida em que seus escritos contêm, ao lado de numerosos erros, afirmações específicas reconhecidas como verdadeiras e por isso aceitáveis, intenção expressa na segunda parte do Discurso, arenga introdutória da disputa repetida quase literalmente na Apologia, onde Pico declara não estar preso a nenhum mestre ou escola, embora tenha investigado todas, e ter escolhido de cada uma o que convinha a seu pensamento, já que cada qual tem algo distinto a oferecer.
12. O sincretismo de Pico, comparável ao de Ficino, que lhe deu base com a teoria da religião natural, a concepção da tradição platônica originada em Hermes, Zoroastro e outros teólogos primitivos e a ênfase na harmonia entre platonismo e cristianismo, amplia essas noções numa síntese mais abrangente ao incluir explicitamente Aristóteles e todos os seus seguidores gregos, árabes e latinos e ao acrescentar os cabalistas judeus, conhecidos por seus estudos hebraicos, o que provavelmente o torna o primeiro sábio cristão a utilizar a literatura cabalística, e esses dois aspectos, a atitude perante o aristotelismo e perante a Cabala, distinguem-no de Ficino e de outros predecessores, desenvolveram-se em seu pensamento posterior e exerceram profunda influência na filosofia do século XVI, de modo que, se o sincretismo dos platônicos florentinos foi justamente louvado como ponte para as teorias posteriores de tolerância religiosa e filosófica, Pico, ao alargar seu alcance e conteúdo, lançou as bases de uma tolerância mais ampla.
13. O uso que Pico fez da Cabala consistiu menos em aceitar teorias cabalísticas específicas, algumas das quais, como o esquema dos três mundos elementar, celeste e angélico empregado no Heptaplus, nem eram necessariamente de origem cabalística, do que em obter reconhecimento para a Cabala em geral, aceitando a pretensão de seus seguidores de que seus escritos se fundavam numa tradição secreta, ao menos oral, que remontava aos tempos bíblicos, o que lhe conferia autoridade paralela à da Bíblia, semelhante à da teologia de Hermes e Zoroastro para Ficino e para o próprio Pico, e aplicando-lhe o princípio usado desde São Paulo para o Antigo Testamento, isto é, demonstrando seu acordo fundamental com a teologia cristã para tomá-la como profecia e confirmação da doutrina cristã, justificativa já visível na segunda parte do Discurso, com a qual fundou toda uma tradição de cabalismo cristão continuada por Reuchlin, Egídio de Viterbo e muitos outros no século XVI e depois, a serviço da apologética cristã.
14. Na obra de Pico, a influência cabalística torna-se mais perceptível após as 900 teses, no Heptaplus e no comentário parcial aos Salmos, ainda em grande parte inédito, onde, ultrapassando largamente o esquema medieval dos quatro sentidos, atribui ao texto bíblico um significado múltiplo correspondente às diferentes partes do universo e emprega o método cabalístico que confere valores numéricos às letras hebraicas e extrai sentidos secretos substituindo palavras por outras de valor numérico equivalente, fato que atesta o grau dessa influência, embora tal método, apesar de todo o respeito devido a Pico, não possa ser defendido como filologicamente sensato.
15. O outro aspecto distintivo do sincretismo de Pico, a pressuposição de uma concordância básica entre Platão e Aristóteles, ocupou-o até o fim da vida, levando-o a projetar um extenso tratado sobre o tema e valendo-lhe dos amigos o título de Princeps Concordiae, em jogo com o nome de Concordia, possessão feudal da família, ideia que não era nova, pois aparece em Cícero, provavelmente herdada de Antíoco de Ascalão, fundador do ecletismo na escola platônica, é atribuída como programa a Amônio Sacas, mestre de Plotino, e foi endossada por Boécio, que planejava traduzir para o latim todas as obras de ambos, e que persiste na erudição contemporânea, inclinada a preencher o fosso entre os diálogos platônicos e os escritos aristotélicos conservados interpolando um ensino oral de Platão próximo de Aristóteles e escritos aristotélicos perdidos próximos de Platão, tornando a diferença gradual e não fundamental, ou mesmo fazendo-a desaparecer ao supor que Platão não sustentava seriamente as ideias dos diálogos, solução cômoda mas paga com o sacrifício dos únicos documentos tangíveis em favor de uma miragem de hipóteses duvidosas, o que desagrada a muitos platônicos, já que, segundo os textos existentes, as diferenças são óbvias e difíceis de conciliar, de modo que afirmar que ambos queriam dizer o mesmo significa na prática que ambos diziam ou o que Platão disse ou o que Aristóteles disse.
16. Os pensadores renascentistas não escaparam a esse dilema, pois Ficino, sem preconceito contra Aristóteles, seguiu a linha neoplatônica que o valoriza na lógica e na filosofia natural mas o considera muito inferior a Platão em metafísica e teologia, subordinando-o a este em todos os pontos de aparente divergência, enquanto Pico, graças à sólida formação escolástica, mantinha lealdade muito maior a Aristóteles e à sua escola, a ponto de julgar que, se Plotino e outros neoplatônicos entenderam Platão de modo contrário a Aristóteles, estavam errados tanto em suas opiniões filosóficas quanto em sua compreensão de Platão.
17. Esse é, em linhas gerais, o enfoque do De ente et uno, breve tratado dos últimos anos e único fragmento conservado, talvez o único escrito, da obra projetada sobre a harmonia entre Platão e Aristóteles, que examina a questão interessante e historicamente importante de se o ser e o uno são coextensivos, como sustenta Aristóteles no livro décimo da Metafísica, ou se o uno tem difusão mais ampla que o ser por proceder de um princípio metafísico superior, como querem Plotino e os neoplatônicos, defendendo Pico, segundo a doutrina escolástica dos transcendentais, a posição aristotélica e procurando provar que Platão não sustentou a opinião contrária, com apoio numa passagem do Sofista e com a recusa do testemunho do Parmênides como mero exercício dialético, juízo apoiado por um estudioso recente mas contrário ao de Hegel, que via no Parmênides o mais especulativo dos escritos platônicos.
18. Entre os argumentos de Pico sobressai a aguda distinção entre o ser em si e o ser participado, que lhe permite sustentar que Deus é idêntico ao ser no primeiro sentido e superior ao ser no segundo, resultando numa harmonia entre Platão e Aristóteles bastante aristotélica na formulação, por excluir as opiniões de Plotino e dos neoplatônicos, mas em outro sentido nem platônica nem aristotélica, razão pela qual foi criticada por Ficino, que defendeu Plotino em seu comentário ao Parmênides, e pelo aristotélico Antonio Cittadini, cujas objeções foram respondidas pelo próprio Pico e depois por seu sobrinho e editor Gianfrancesco Pico, controvérsia triangular que ilumina a interpretação e a influência de Platão, Aristóteles e Plotino no período e merece estudo mais detido do que o recebido até agora.
19. Relacionado ao sincretismo está o tratamento da mitologia clássica, cuja interpretação alegórica, desenvolvida pelos filósofos antigos, sobretudo estoicos e neoplatônicos, para conciliar a religião pagã com a verdade filosófica, foi continuada pelos gramáticos medievais, que minimizaram o elemento religioso pagão e sublinharam a verdade universal ou mesmo cristã que justificava o estudo dos poetas, e depois pelos humanistas, como Salutati nos trabalhos de Hércules e Landino na exegese moral da Eneida nas Disputas camaldulenses, e por Ficino, que, inspirado também nas autoridades neoplatônicas, encheu de alegorias míticas o comentário ao Banquete e as cartas, como no tratamento do juízo de Páris no apêndice ao comentário ao Filebo, enquanto Pico, ainda mais elaborado nessa matéria, sobretudo no comentário ao poema de Benivieni, do mesmo gênero do comentário ficiniano ao Banquete, anuncia repetidamente um tratado de teologia poética nunca conservado e talvez nunca escrito, no qual, segundo a opinião aristotélica de que os poetas foram os primeiros teólogos, pretendia construir um sistema detalhado da teologia implícita nos mitos antigos, mostrando assim sua participação na verdade comum e incluindo-os no sincretismo universal que abrangia todos os filósofos e teólogos conhecidos.
20. Muito mais famosa que essas ideias é a doutrina da dignidade do homem e de seu lugar no universo, desenvolvida no discurso que constitui talvez o documento mais conhecido do pensamento renascentista inicial, cujo título original era simplesmente Discurso, composto como arenga de abertura da disputa projetada, com uma segunda parte que, sem tratar da dignidade humana, continha o programa real da disputa e era por isso especialmente adequada à ocasião, sendo as palavras sobre a dignidade do homem acrescentadas ao título posteriormente porque os leitores se impressionaram com a ideia dominante da primeira parte, talvez sem lerem até o fim, como costuma acontecer com leitores apressados.
21. A ênfase no homem e em sua dignidade está implícita no próprio programa dos studia humanitatis, o que explica as frequentes referências dos humanistas ao tema, inclusive os tratados inteiros de Facio e Manetti, inspirados, como mostram suas citações, em fontes antigas, patrísticas e até medievais, e o tema foi retomado por Ficino, que lhe deu moldura metafísica ao atribuir à alma humana um lugar privilegiado no centro da hierarquia universal e fazer dela, por seus atributos intermediários e por seu pensamento e aspirações universais, o laço do universo e o elo entre o mundo inteligível e o corpóreo.
22. No Discurso, Pico vai além de Ficino ao não tratar a questão de passagem ou no interior de uma obra dedicada a outros temas, mas desdobrá-la com destaque na seção inicial de um discurso elegantemente escrito, e sobretudo ao acentuar menos a universalidade do que a liberdade do homem, que, em vez de ocupar um lugar fixo ainda que privilegiado na hierarquia universal, é posto inteiramente à parte dela e capaz de assumir, por escolha própria, qualquer grau de vida do mais baixo ao mais alto, conforme as palavras dirigidas por Deus a Adão, a quem não foi dada morada, forma ou função próprias para que, segundo seu juízo e livre-arbítrio, sem limites que o constranjam, determine os limites de sua natureza, podendo degenerar nas formas inferiores e bestiais ou renascer, pelo juízo da alma, nas formas superiores e divinas.
23. Essas palavras de timbre moderno estão entre as poucas passagens da literatura filosófica renascentista que agradaram quase sem reservas aos ouvidos modernos e até existencialistas, embora seja duvidoso que fossem tão modernas quanto soam e improvável que Pico tivesse negado ou esquecido a doutrina da graça ao escrevê-las, pois são atribuídas a Deus e dirigidas a Adão antes da Queda, mas contêm de todo modo um eloquente louvor da excelência e das potencialidades humanas, cujo vigor se acentua quando contrastado com o que os reformadores e mesmo grandes humanistas como Montaigne diriam sobre a vaidade e a fraqueza do homem.
24. A tentativa de reduzir o louvor da dignidade humana a mera peça oratória é refutada pelo Heptaplus, escrito anos depois e com finalidade inteiramente diversa, onde Pico novamente situa o homem fora da hierarquia dos três mundos angélico, celeste e elementar, trata-o como um quarto mundo por si mesmo e louva-o com suas faculdades, ainda que num contexto teológico mais evidente.
25. A insistência na dignidade e na liberdade do homem explica ao menos em parte o ataque à astrologia, objeto da maior obra conservada de Pico, provavelmente composta nos últimos anos, repleta de discussões astronômicas e reveladora de assombroso domínio da literatura astrológica e antiastrológica, frequentemente saudada como marco da luta da ciência contra a superstição, já que afirma que os astros agem sobre as coisas sublunares apenas por luz e calor e não por qualidades ocultas, tese sóbria que levou Kepler a modificar sua crença inicial na astrologia, mas a astrologia era então mais que superstição, estreitamente ligada à cosmologia científica e aceita por pensadores sérios como Pontano, Ficino e Pomponazzi, e seu rechaço não era necessariamente científico, pois nada indica que Pico se guiasse por considerações científicas, aceitava a magia natural enquanto rejeitava a astrologia e concebeu o tratado como parte de uma obra maior e inacabada contra os inimigos da Igreja, de modo que o impulso básico do ataque era religioso, fundado na objeção de que os astros são corpos e os homens espíritos, sendo inadmissível que um ser material e inferior atue sobre o eu superior e restrinja sua liberdade.
26. Quanto à relação entre filosofia e religião, Pico voltou-se cada vez mais para problemas religiosos nos últimos anos, evolução em que pesaram o choque com a condenação papal das 900 teses e a influência de Savonarola, visível no conteúdo religioso e teológico de vários escritos tardios, na motivação religiosa do tratado contra a astrologia e em passagens inesperadas do De ente et uno, onde Deus é chamado treva e o conhecimento filosófico só conduz a Ele até certo ponto, além do qual a religião deve guiar, o que torna Pico, ao menos nessa fase, mais místico que Ficino, que leva o paralelismo entre filosofia e religião ao extremo sem admitir limite ao conhecimento filosófico, enquanto para Pico a religião aparece como acabamento da filosofia, ajudando a alcançar o fim último para o qual a filosofia apenas prepara.
27. As ideias de Pico mostram-se importantes e independentes, embora não tenha vivido o bastante para realizá-las num todo coerente, e sua obra fragmentária teve amplas e duradouras repercussões, pois seu sincretismo, mais abrangente que o de Ficino, aproximou-se dos esforços posteriores de formular uma religião universal, seu estudo do hebraico e do árabe, não inteiramente inédito, deu exemplo e forte impulso a esses estudos na Europa cristã, levando ao estudo da Escritura hebraica e a muitas novas traduções de textos judaicos e árabes, e seu uso da Cabala iniciou uma ampla corrente de cabalismo cristão florescente ao longo do século XVI, de modo que, aos olhos de muitos sábios do Renascimento tardio, a literatura cabalística por ele exaltada juntou-se a Platão, aos neoplatônicos, a Hermes, Zoroastro, Orfeu e aos demais teólogos pagãos credenciados por Ficino, compondo um grande acervo de literatura filosófica e metafísica de origem não cristã mas tida por harmônica com o cristianismo, em parte profunda e em parte dotada de aparência de profundidade pela crença sincera e pela interpretação laboriosa, distinta da tradição aristotélica, conciliável ou não com ela, e constituindo em todo caso o corpo mais compacto de ideias filosóficas disponível além dela.
28. Essa foi talvez a parte mais estranha da complexa herança deixada pelo platonismo florentino de Ficino e Pico à filosofia, à teologia e à literatura do século XVI e a seus sucessores, filósofos, poetas e ocultistas, até o Romantismo e mesmo os dias atuais, herança em parte desagradável e em parte admirável, que obriga a aceitar que no pensamento do passado, como talvez no presente, verdade e erro, sensatez e insensatez se combinam e entrelaçam, cabendo ao historiador aceitar a mistura tal como as fontes a oferecem e ao filósofo praticar com Pico e seus seguidores o que ele praticou com seus predecessores, isto é, tomar deles toda verdade e sentido que exprimiram e respeitá-los e admirá-los por sua participação na verdade universal, sempre descoberta apenas em partes, reconhecendo-lhe o mérito de ter erguido o machado, ainda que não por razões científicas, contra a astrologia, superstição que permaneceria respeitável por mais um século até que cientistas maiores lhe retirassem a respeitabilidade, embora não a vida, e lembrando que seu canto à dignidade do homem ecoou através dos séculos até mesmo aos surdos ao resto do pensamento renascentista e aos autoproclamados humanistas modernos, esquecidos de que a humanitas inclui, além de sentimentos amistosos, educação liberal e instrução, pois ao louvar o homem e sua dignidade Pico resumiu a aspiração de várias gerações de doutos humanistas e acrescentou-lhe o que eles não foram capazes de dar, um contexto metafísico e um significado filosófico.