Naufrágio

BLUMENBERG, Hans. Schiffbruch mit Zuschauer: Paradigma einer Daseinsmetapher. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1979.


Introdução do tradutor para inglês

1. Em toda cultura, o que escapa ao esforço do conceito, a perspectiva sobre o todo da realidade, do mundo, da vida e da história, é entregue a um longo trabalho com imagens, condensado em grandes metáforas e comparações, entre as quais a sempre presente da vida como viagem marítima, que abrange partida e regresso, porto e costa estrangeira, ancoragem e navegação, tempestade e calmaria, naufrágio, sobrevivência por um triz e mera observação, delineando um todo de muitas condições e possibilidades e fixando o limite do quase impossível, que no melhor dos casos será narrado como história de marinheiro.

2. Naufrágio com Espectador estuda a metáfora náutica como paradigma, modelo aberto a múltiplas atualizações cuja história revela mudanças no modo como os seres humanos imaginaram sua relação com o mundo da vida, no sentido de Husserl, e uma de suas atualizações mais difundidas inclui um espectador que observa da terra firme o perigo dos navegantes, figura que encarna a teoria, já que theoría deriva de theoros, espectador, e levanta a questão do que implica uma perspectiva teórica sobre o mundo.

3. Na Antiguidade a navegação era vista como transgressão dos limites naturais passível de punição, ligada a uma presunção insatisfeita com o domínio humano demarcado pela natureza, pois o que leva o homem a cruzar o alto-mar é também a travessia do limite de suas necessidades naturais, e embora escritores de Hesíodo aos escolásticos advertissem que essa transgressão expunha ao naufrágio, será uma ideia fundamental do Iluminismo que o naufrágio é o preço a pagar para que a completa calmaria dos mares não impossibilite todo comércio mundano.

4. Isso parece corresponder à mudança epocal descrita em A Legitimidade da Era Moderna, em que o antigo imperativo de autoconservação e de distanciamento da natureza cede lugar, no Renascimento, à autoafirmação como projeto de domínio da natureza para realizar aspirações humanas, projeto arriscado como a navegação, mas cujos riscos a modernidade aceita, comparando as paixões transgressoras aos ventos indispensáveis que impelem os navios e podem lançá-los contra recifes, e reabilitando a curiosidade, antes condenada como desejo de saber o desnecessário, a ponto de Voltaire justificar o interesse do espectador pelos desastres como curiosidade intelectual e não como prazer com o sofrimento alheio.

5. Num fragmento presciente citado séculos depois por Nietzsche, Pascal antecipou o desenvolvimento posterior da metáfora ao notar que não há costa segura de onde o espectador possa contemplar calmamente o perigo dos navegantes nem sequer a decisão de embarcar, pois já estamos embarcados, sempre em alto-mar, sem terra nem porto à vista, o que suprime a distância protetora entre humanidade e natureza suposta pela metáfora antiga e põe em risco a própria perspectiva teórica.

6. Pensadores do século XIX, filósofos, cientistas e historiadores, reconheceram a inter-relação e até a identidade entre espectador e objeto do conhecimento e a exprimiram pela mesma metáfora náutica, na qual, em meio ao naufrágio das teorias científicas, o antigo espectador se agarra a uma tábua preciosa como esperança de reconstruir uma frágil jangada que o leve, se não ao porto, ao menos adiante em sua viagem sem fim, de modo que prosseguir hoje a autoafirmação humana significa estar pronto a abandonar a embarcação remendada que nos transporta, saltar nas ondas e recomeçar sempre a construir um novo barco com os materiais disponíveis, inclusive os destroços de naufrágios anteriores.

7. O ensaio anexo revê os estudos sobre metáfora desde 1960, quando Paradigmas para uma Metaforologia via a metáfora como etapa da formação de conceitos e a metaforologia como método auxiliar da nascente história dos conceitos, perspectiva depois invertida, já que a metáfora passa a voltar-se menos para a constituição da conceitualidade e mais para as conexões com o mundo da vida como suporte motivador constante, embora nem sempre visível, de toda teoria, indicando os traços do mundo da vida que nos levam a buscar conhecimento teórico, de modo que a metáfora se torna apenas um caso especial da não conceitualidade, de tudo o que em qualquer cultura não se reduz a conceitos.

8. Essa reorientação da metaforologia corresponde à da mitologia em Trabalho sobre o Mito, na qual, como observa Robert M. Wallace, o mito deve ser interpretado não por seu terminus ad quem, a ciência que pareceria torná-lo obsoleto, mas por seu terminus a quo, o problema que busca resolver e fonte de sua importância real e duradoura, assim como a metáfora não se compreende como mero preliminar dos conceitos científicos, pois persiste no discurso moderno e científico e continua a fornecer as orientações imaginativas que constituem o mundo da vida, horizonte abrangente do mundo tal como experimentado antes de todo conceito científico, sendo Naufrágio com Espectador a história das transformações de uma dessas metáforas centrais.

9. Na tradução, passagens não alemãs citadas em versão alemã foram substituídas por traduções inglesas publicadas ou retraduzidas do original, acrescentaram-se traduções de passagens citadas sem versão alemã, completaram-se quando possível as referências bibliográficas, às vezes substituídas por referências a traduções inglesas, omitiram-se algumas notas sem interesse para leitores anglófonos e as notas interpretativas acrescentadas aparecem entre colchetes e identificadas como do tradutor.