User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
cassirer:1946:2

2 Mito e linguagem

CASSIRER, Ernst. The Myth of the State. New Haven: Yale University Press, 1946.

1. Entre linguagem e mito existe não apenas uma estreita relação, mas uma verdadeira solidariedade, e, se compreendermos a natureza dessa solidariedade, teremos encontrado a chave para o mundo mítico.

2. A descoberta da língua e da literatura sânscritas foi um acontecimento crucial no desenvolvimento de nossa consciência histórica e na evolução de todas as ciências culturais, podendo ser comparada, em importância e influência, à grande revolução intelectual trazida pelo sistema copernicano no campo da ciência natural.

3. A hipótese copernicana reverteu a concepção da ordem cósmica, retirando a Terra do centro do universo e descartando a concepção geocêntrica do mundo físico, e, no mesmo sentido, o conhecimento da literatura sânscrita pôs fim àquela concepção de cultura humana que via seu centro real e único no mundo da antiguidade clássica.

4. Doravante o mundo greco-romano só poderia ser considerado uma única província, um pequeno setor do universo da cultura humana, e a filosofia da história teria de ser construída sobre uma base nova e mais ampla, tendo Hegel chamado a descoberta da origem comum do grego e do sânscrito de descoberta de um novo mundo.

5. Os estudiosos da gramática comparada do século XIX viram seu trabalho sob a mesma luz, convencidos de que haviam encontrado a palavra mágica capaz de abrir as portas da compreensão da história da civilização humana, e Max Müller declarou que a filologia comparada trouxe a era mitológica e mitopeica da humanidade das trevas para a luz da pesquisa científica e para o âmbito da história documentada.

6. A filologia comparada colocou em nossas mãos um telescópio de tal poder que, onde antes se viam apenas nuvens nebulosas, agora se descobrem formas e contornos distintos, oferecendo o que se pode chamar de evidência contemporânea do estado do pensamento, da linguagem, da religião e da civilização em um período em que o sânscrito ainda não era sânscrito nem o grego ainda grego, mas ambos, junto com o latim, o germânico e outros dialetos arianos, existiam como uma língua indiferenciada.

7. A névoa da mitologia se dissiparia gradualmente, permitindo descobrir, por trás das nuvens flutuantes do alvorecer do pensamento e da linguagem, aquela natureza real que a mitologia por tanto tempo velou e disfarçou.

8. Por outro lado, a conexão entre linguagem e mito, que prometia uma solução clara e definitiva do velho enigma, continha uma grande dificuldade, pois, embora linguagem e mito tenham uma raiz comum, não são de modo algum idênticos em sua estrutura, já que a linguagem mostra sempre um caráter estritamente lógico, enquanto o mito parece desafiar todas as regras lógicas, sendo incoerente, caprichoso e irracional.

9. Para responder a essa questão, Max Müller e outros escritores da escola de mitologia comparada conceberam um esquema engenhoso, declarando que o mito é nada mais que um aspecto da linguagem, mas seu aspecto negativo e não positivo, pois o mito não se origina nas virtudes da linguagem, mas em seus vícios.

10. É certo que a linguagem é lógica e racional, mas também é fonte de ilusões e falácias, e sua maior realização é ao mesmo tempo fonte de defeito, pois a linguagem consiste em nomes gerais, e a generalidade sempre significa ambiguidade, sendo a polionímia e a sinonímia das palavras características não acidentais, mas decorrentes de sua própria natureza.

11. Como a maioria dos objetos tem mais de um atributo e, sob diferentes aspectos, um ou outro atributo pode parecer mais apropriado ao ato de denominação, ocorreu necessariamente que a maioria dos objetos, no período inicial da fala humana, tivesse mais de um nome, e quanto mais antiga a língua, mais rica em sinônimos.

12. Por outro lado, esses sinônimos, se usados constantemente, devem naturalmente dar origem a vários homônimos, pois, se chamarmos o sol por cinquenta nomes expressivos de diferentes qualidades, alguns desses nomes serão aplicáveis também a outros objetos que porventura possuam as mesmas qualidades, e esses diferentes objetos seriam então chamados pelo mesmo nome, tornando-se homônimos.

13. Esse é o ponto vulnerável da linguagem e, ao mesmo tempo, a origem histórica do mito, e Max Müller pergunta como explicar aquela fase da mente humana que deu à luz as extraordinárias histórias de deuses e heróis, de górgonas e quimeras, de coisas que nenhum olho humano jamais viu e que nenhuma mente humana em estado saudável poderia ter concebido.

14. A menos que essa questão possa ser respondida, nossa crença em um progresso regular e consistente do intelecto humano, através de todas as eras e em todos os países, teria de ser abandonada como teoria falsa, mas, após a descoberta da linguística comparada, estamos em posição de evitar esse ceticismo e remover esse obstáculo.

15. Vemos que o progresso da linguagem, um dos maiores fatos da civilização humana, levou inevitavelmente a outro fenômeno, o fenômeno do mito, pois, onde existiam dois nomes para o mesmo objeto, duas pessoas podiam, de maneira bastante natural e mesmo inevitável, surgir dos dois nomes, e, como as mesmas histórias podiam ser contadas de ambas, seriam representadas como irmãos e irmãs, como pai e filho.

16. Se aceitarmos essa teoria, a dificuldade é removida, pois podemos explicar muito bem como a atividade racional da fala humana levou às irracionalidades e incompreensibilidades do mito, já que a mente do homem sempre age de maneira racional, e mesmo a mente primitiva era uma mente sã e normal, embora não desenvolvida e inexperiente.

17. Se essa mente inexperiente estava constantemente exposta a uma grande tentação, a falácia e a ambiguidade das palavras, não é de admirar que tenha sucumbido, e essa é a verdadeira fonte do pensamento mítico, pois a linguagem não é apenas uma escola de sabedoria, mas também uma escola de loucura, e o mito revela este último aspecto, sendo nada mais que a sombra escura projetada pela linguagem sobre o mundo do pensamento humano.

18. A mitologia é assim representada como patológica tanto em sua origem quanto em sua essência, uma doença que começa no campo da linguagem e, por perigosa infecção, se espalha sobre todo o corpo da civilização humana, mas, embora seja loucura, há método nela.

19. Na mitologia grega, como em muitas outras, encontra-se, por exemplo, a história de um grande dilúvio pelo qual a raça humana foi destruída, do qual apenas um casal, Deucalião e sua esposa Pirra, se salvou, tendo eles desembarcado no monte Parnaso, onde um oráculo lhes aconselhou lançar atrás de si os ossos de sua mãe.

20. Deucalião encontrou a verdadeira interpretação do oráculo, pegou pedras do campo e as lançou atrás das costas, e dessas pedras surgiu a nova raça de homens e mulheres, e Max Müller pergunta o que há de mais ridículo do que esse relato mitológico da criação da raça humana, que, no entanto, se torna facilmente compreensível com a chave dada pela ciência da etimologia comparada.

21. Toda a história revela-se um mero trocadilho, uma confusão de dois termos homônimos, laós e láas, e esse, segundo essa visão, é todo o segredo da mitologia.

22. Analisando essa teoria, verifica-se que ela é uma estranha mistura de racionalismo e romantismo, sendo o elemento romântico óbvio e aparentemente preponderante, pois Max Müller fala, em certo sentido, como um discípulo de Novalis ou de Schleiermacher, rejeitando a teoria de que a origem da religião deva ser buscada no animismo ou no culto das grandes potências naturais.

23. Existe, de fato, uma religião natural ou física, uma adoração do fogo, do sol, da lua, do céu brilhante, mas essa religião física é apenas um aspecto único e um fenômeno derivado, que não nos dá o todo nem nos leva à primeira e principal fonte, pois a verdadeira origem da religião deve ser buscada em uma camada mais profunda de pensamento e sentimento.

24. O que primeiro fascinou os homens não foram os objetos de seu entorno, pois mesmo a mente primitiva ficou muito mais impressionada pelo grande espetáculo da natureza tomado como um todo, sendo a natureza o desconhecido em distinção ao conhecido, o infinito em distinção ao finito, e foi esse sentimento que desde os tempos mais remotos forneceu o impulso ao pensamento e à linguagem religiosos.

25. A percepção imediata do Infinito formou desde o início um ingrediente e um complemento necessário a todo conhecimento finito, e os rudimentos das posteriores expressões mitológicas, religiosas e filosóficas já estavam presentes na pressão inicial do Infinito sobre nossos sentidos, sendo essa pressão a primeira fonte e a verdadeira origem de todas as nossas crenças religiosas.

26. Max Müller pergunta por que nos admiraríamos dos antigos, com sua linguagem palpitante de vida e exuberante de cor, se, em vez dos contornos cinzentos de nosso pensamento moderno, lançaram aquelas formas vivas da natureza, dotadas de poderes humanos, e mesmo mais que humanos, visto que a luz do sol era mais brilhante que a luz de um olho humano e o rugido das tempestades mais alto que os gritos de uma voz humana.

27. Isso soa muito romântico, mas não se deve permitir ser enganado pelo estilo pitoresco e romântico de Max Müller, pois sua teoria, tomada como um todo, é ainda estritamente racionalista e intelectualista.

28. No fundo, sua concepção do mito não está tão distante do século XVIII, dos pensadores do Iluminismo, pois, embora não veja mais no mito e na religião uma mera invenção arbitrária, um embuste de um sacerdócio astuto, concorda que o mito, afinal, é nada mais que uma grande ilusão, não um engano consciente, mas inconsciente, produzido pela natureza da mente humana e, acima de tudo, pela natureza da fala humana.

29. O mito permanece sempre um caso patológico, mas agora estamos em posição de compreender a patologia do mito sem recorrer à hipótese de um defeito inerente à própria mente humana, pois, se a linguagem é reconhecida como a fonte do mito, então mesmo as incongruências e contradições do pensamento mítico são reduzidas a um poder universal e objetivo e, portanto, inteiramente racional.

30. Muito contribuiu para a influência dessa doutrina o fato de que, com algumas reservas críticas, ela foi aceita pelo filósofo que primeiro se empenhou em criar uma filosofia sintética, uma visão coerente e abrangente de todas as atividades da mente humana baseada em princípios estritamente empíricos e na teoria geral da evolução.

31. Herbert Spencer encontrou a primeira e principal fonte de toda religião no culto dos ancestrais, declarando que o primeiro culto não foi o das potências naturais, mas o dos mortos, mas, para entender a passagem do culto dos ancestrais ao culto de deuses pessoais, deve-se introduzir uma nova hipótese.

32. Segundo Spencer, foi o poder e a influência duradoura da fala que tornaram esse passo possível e mesmo necessário, pois a fala humana é metafórica em sua própria essência, cheia de símiles e analogias, e a mente primitiva é incapaz de entender esses símiles em sentido meramente metafórico, tomando-os por realidades e pensando e agindo segundo esse princípio.

33. É essa interpretação literal dos nomes metafóricos que, desde as primeiras formas elementares do culto dos ancestrais, desde o culto de seres humanos, levou ao culto de plantas e animais e, finalmente, das grandes potências da natureza.

34. Na sociedade primitiva é um hábito comum e amplamente difundido dar a uma criança recém-nascida o nome de plantas, animais, estrelas ou outros objetos naturais, chamando-se um menino de Tigre ou Leão, Corvo ou Lobo, e uma menina de Lua ou Estrela, e, em sua origem, todos esses nomes eram nada mais que epítetos ornamentais, expressando algumas qualidades pessoais atribuídas a seres humanos.

35. Segundo a tendência da mente primitiva de entender todos os termos em sentido literal, a interpretação errônea desses nomes complementares e títulos metafóricos era inevitável, e essa é a verdadeira fonte do culto da natureza, pois, uma vez que Aurora tivesse sido usada como nome real de uma pessoa, as tradições a respeito de uma dessas que se tornou notável levariam, na mente do selvagem acrítico, à identificação com a aurora, e as aventuras seriam interpretadas da maneira que os fenômenos da aurora tornassem mais plausível.

36. Além disso, em regiões onde esse nome tivesse sido portado por membros de tribos adjacentes ou por membros da mesma tribo vivendo em épocas diferentes, resultariam genealogias incongruentes e aventuras conflitantes da aurora.

37. Aqui novamente o fenômeno do mito, todo o panteão do politeísmo, é explicado como mera doença, pois o culto de objetos conspícuos concebidos como pessoas resulta de erros linguísticos, e as graves objeções a que tal teoria está sujeita são óbvias.

38. O mito é um dos poderes mais antigos e maiores da civilização humana, intimamente ligado a todas as outras atividades humanas e inseparável da linguagem, da poesia, da arte e do pensamento histórico primitivo, e mesmo a ciência teve de passar por uma era mítica antes de alcançar sua era lógica, tendo a alquimia precedido a química e a astrologia precedido a astronomia.

39. Se as teorias de Max Müller e Herbert Spencer estivessem certas, teríamos de concluir que, afinal, a história da civilização humana se deveu a um simples mal-entendido, a uma interpretação errônea de palavras e termos, e não é uma hipótese muito satisfatória e plausível pensar a cultura humana como produto de uma mera ilusão, como um malabarismo com palavras e um jogo infantil com nomes.

cassirer/1946/2.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki