User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
blumenberg:1981:start

Leitura do mundo

BLUMENBERG, Hans. Die Lesbarkeit der Welt. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1981.

  • Prefácio
  • I. Uma metáfora para a totalidade da experiência
  • II. O mundo dos livros e o livro do mundo
  • III. O céu como livro, o livro no céu
  • IV. Analogias alfabéticas
  • V. O aparecimento tardio do segundo livro
  • VI. O leigo iletrado como leitor do livro do mundo
  • VII. Os livros de Deus concordam entre si
  • VIII. Assimetrias da legibilidade
  • IX. Criptografia e decifração do mundo humano
  • X. Crônica do mundo ou fórmula do mundo
  • XI. Um mundo robinsoniano contra o mundo newtoniano
  • XII. Antecipações do século XIX
  • XIII. O livro da natureza de Hamburgo e seu reflexo em Königsberg
  • XIV. Sinais nas testas, sinais no céu
  • XV. “Como o livro da natureza está se tornando legível para mim…”
  • XVI. “O mundo deve ser romantizado”
  • XVII. A ideia do livro absoluto
  • XVIII. Um livro sobre a natureza como livro da natureza
  • XIX. O livro vazio do mundo
  • XX. Preparação para a interpretação dos sonhos
  • XXI. Tornar os sonhos legíveis
  • XXII. O código genético e seus leitores

Prefácio

1. A pergunta sobre o que queríamos saber tomou, nos dois séculos posteriores à Crítica da Razão Pura, o lugar da pergunta kantiana fundamental sobre o que podemos saber.

2. A sabedoria socrática de que nada sabemos tornou-se insustentável diante do avanço do conhecimento e de seus êxitos indiscutíveis, e saber o que não podíamos saber passou a ser tarefa da razão crítica, desde quando não se pôde afastar a suspeita de que talvez já soubéssemos demais ou de que não sabíamos o que queríamos saber quando a curiosidade ainda movia a busca do conhecimento.

3. A constatação de que os resultados dos processos históricos nunca correspondem plenamente às expectativas não deve impedir que se pergunte o que se queria saber, pois até as decepções merecem estudo, já que sua indeterminação insistente integra uma escala de atitudes históricas que vai da resignação à fúria contra o mundo, levando a indagar o que o conhecimento parecia prometer e como o mundo deveria apresentar-se para que nos sentíssemos seguros quanto ao nosso lugar nele.

4. Essas perguntas, multiplicáveis à vontade, lembram o que quase se esqueceu, contrariam todos os critérios do que se pode saber e se considera digno de saber e, embora superadas e tornadas redundantes pelo progresso, continuam profundamente embutidas em todos os resultados científicos, sendo a metaforologia um método para recuperar os vestígios desses desejos e expectativas, que não precisam ter sido recalcados para justificar o interesse por eles.

5. Mesmo expectativas não cumpridas e incumpríveis são fatos e fatores históricos, plataformas para seduções e tentações recorrentes até o delírio de querer tudo, como no lema Vogliamo tutto, e esses desejos subterrâneos insatisfeitos de experiência intensa do mundo geram gurus exóticos, anúncios de iniciação no indizível e treinadores de levitação no sentido metafórico mais amplo, vestígios que remetem ao lugar onde os desejos se formaram e enraizaram e aos disfarces de suas tradições, sendo desde que um único livro prometeu conter toda a verdade essa forma básica de posse da verdade praticamente indispensável e grande rival, sobretudo quando outras formas só podiam surgir sob a ressalva de um trabalho infinito.

6. Sob o título A Legibilidade do Mundo só se podem tratar episódios, que contudo indicam uma continuidade do anseio através da descontinuidade de suas expressões, de seu páthos e de sua retórica, e o episódico não está por isso errado, pois a grandeza da história não se constitui pela mera quantidade de anos ou séculos, sendo mais instigante a obstinação com que certas coisas retornam e se metamorfoseiam do que a constância com que outras apenas permanecem, embora haja o perigo de iludir-se com o que retorna e libera sua carga energética no momento histórico oportuno, fazendo parecer futuro tangível o que só pode ser corretivo do presente.

7. Por isso o complexo metafórico da legibilidade do mundo é também um guia para a sobriedade, permitindo estudar em todas as fases de sua futilidade o salto na utopia, como renunciar ao domínio da natureza para obter familiaridade com ela, conhecer os verdadeiros nomes das coisas em vez das fórmulas exatas para produzi-las, reviver a memória hieroglífica em vez de renunciar ao prognóstico, experimentar a expressividade em vez de aprender fórmulas químicas e apreender o sentido em vez de identificar fatores, desejos que não perdem o sentido por não poderem ser tomados como promessas à espera de resgate.

8. O conceito de experiência passou por um longo regime de emagrecimento, ao fim do qual é difícil imaginar que a legibilidade tenha sido, ainda possa ser ou volte a ser metáfora da experiência, hoje vista como a forma mais disciplinada de relação com o mundo por tomar o caminho direto ao juízo e às certezas provisórias que compõem a história das teorias e ciências, e talvez o descrédito da experiência de vida nos movimentos juvenis desde o Sturm und Drang, reduzida às borras do que a vida oferece, tenha feito perder a suposição de que a experiência pudesse ser mais rica que o acúmulo de procedimentos de verificação e refutação definidos por métodos ou deduzidos de teorias, tornando anacrônica a figura do guardião da experiência.

9. Quando tudo se reduz a experiência de segunda mão, os contemporâneos presos às mídias dependem de exércitos de funcionários para ter experiência, e a legibilidade se torna suspeita, pois lemos sobre experiências que nunca são nossas, razão a mais para refletir sobre o que a metafórica da legibilidade evoca: tudo o que pode perder-se ou nunca passou de desejo, mas persiste como figura da familiaridade, com um sentido que pode recusar-se, mas ainda se faz sentir em sua recusa.

10. A fenomenologia ensinou a ver a experiência como mais que mero veículo e campo de prova dos juízos, chamando intuição aos preenchimentos que excedem os limites da descrição e tratando não só de objetos oferecidos ao juízo, mas de horizontes, estruturas de sentido e tipologias de expectativa, expressão e mundo, enquanto a filosofia da vida opôs a vivência, como suposto estado originário, ao conceito tradicional de experiência e o positivismo reivindicou algo elementar e não sintético em sua matéria-prima da experiência, e o termo legibilidade contesta a pretensão exclusiva da práxis de restaurar a riqueza da experiência além de seu atual estado de magreza, riqueza da qual participam o simples deleite no mundo, a condição de espectador e a abertura não instrumental ao mundo.

11. Correndo o risco de ofender, cabe perguntar se algo essencial está em jogo e essencial para quem, pois não só as intelecções são essenciais por poderem persistir, mas também as visões, ainda que não persistam, já que os seres humanos são tanto criaturas de visões quanto de intelecções reais ou potenciais e, onde têm um mundo ou se dão um, contentam-se, mesmo antes do ceticismo, em ver o mundo sem perspectiva de compreendê-lo, de modo que a investigação das metáforas se detém no limiar das intelecções para fazer justiça às visões.

blumenberg/1981/start.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki