(MGabriel2021)
Muitos dos filósofos contemporâneos da consciência aderem à fenomenologia, mesmo se eles — diferentemente do que grandes fenomenólogos como Franz Brentano, Husserl, Heidegger, Sartre e Merleau-Ponty — sejam ao mesmo tempo fundamentalmente naturalistas. Searle retoma com seus livros uma importante ideia fundamental da fenomenologia, que ele, a meu ver, coloca de modo completamente correto da seguinte maneira:
O bom da consciência é: se se tem a ilusão de se ter uma consciência, também se tem uma. Não se pode aplicar a distinção comum entre aparência e realidade à consciência do mesmo modo como se a aplica a outros fenômenos 1.
Com isso Searle quer dizer que podemos, de fato, nos enganar conscientemente sobre algo: podemos, por exemplo, pensar, à primeira vista, que algo seja um ouriço, quando, na verdade, ele é um cacto, ou pensar que algo tem um gosto doce, mas logo sermos corrigidos sobre isso. Como já mencionado acima, muitos estão convencidos de que seja isso que está por trás da famosa sentença de Descartes “Penso, logo existo”, embora seja problemático, de um ponto de vista histórico, identificar aquilo que Descartes designa como “pensar (cogitare)” com o conceito posterior de Eu. Mas isso é outro assunto.
É decisivo que a consciência pertença aos casos que apontam para a estrutura em geral típica para o espírito, a saber, que também uma ilusão é um tipo de realidade. Se eu vivencio o fata morgana, naturalmente não há água lá onde penso ver água. Todavia, eu vivencio água e me lanço talvez sedento ao local aparentemente com água. Mesmo se a consciência como um todo fosse uma estrutura ilusória que o nosso corpo, enquanto uma máquina de cópia de genes programada puramente para a autopreservação, produz de modo completamente inconsciente, essa ilusão ainda existiría e seria, além disso, o fator decisivo para nós, seres vivos conscientes. Como Searle novamente sustenta: “A consciência é a nossa vida. […] O especial na consciência é, então, que ela representa a pressuposição de praticamente tudo que é importante”2.