Cavanaugh: medicina como profissão e juramento

nossa tradução

[Qual a conexão] entre medicina como profissão e medicina como juramento? Como as duas se relacionam?

Scribonius refere-se a Hipócrates como o “fundador de nossa profissão” – no latim original “conditor nostrae professionis” (Largus 1983, 2). Como observa um historiador da medicina sobre o uso de professio por Scribonius, o termo implica especificamente um compromisso ético:

Essa palavra [professio], na língua de sua época [de Scribonius], foi aplicada à obragem [workmanship] de preferência aos termos mais antigos e moralmente indefinidos, a fim de enfatizar as conotações éticas da obra, a ideia de uma obrigação ou dever por parte dos envolvidos nas artes e ofícios. (Edelstein 1967, 339)

A profissão de medicina envolve compromissos éticos únicos e o Juramento, por exemplo, como declaração pública mutuamente se implicam. De fato, tanto que se considera razoavelmente o assumir o juramento como transformador da técnica subjacente – para usar as palavras de Edelstein – de uma técnica subjacente “mais antiga e moralmente indefinida”. Ou seja, de acordo com o uso de Scribonius, uma prática incorporando compromissos éticos de definição de papeis.

Etimologicamente, “profissão” capta o aspecto de prestar juramento de tal prática. “Pro-” significa “em frente de” ou “abertamente;” “- fissão” vem do latim fateri, que significa “declarar”. Assim, por definição, um profissional faz uma declaração pública. No mínimo, isso pode significar simplesmente dizer “eu sou um _”. De fato, um uso romano arcaico da profissão refere-se à afirmação que se faz perante as autoridades fiscais em relação a sua ocupação. Por extensão, nomeia um chamado, aplicando-se particularmente a vocações que envolvem normas de conduta profissional (como atesta o uso de Scribonius). Os profissionais que lidam com assuntos de peso razoável professam defender os padrões de seu ofício. Assim, entre os primeiros usos da profissão, encontra-se a medicina – assim descrita pelo leigo Aulus Cornelius Celsus (por volta de 25 a.c. – 50 d.C.) no prefácio de seu trabalho De Medicina (Concerning Medicine).

Original