Prefácio – A razão só entende aquilo que produz...
Quando Galileu fez rolar no plano inclinado as esferas, com uma aceleração que ele próprio escolhera, quando Torricelli fez suportar pelo ar um peso, que antecipadamente sabia idêntico ao peso conhecido de uma coluna de água, ou quando, mais recentemente, Stahl transformou metais em cal e esta, por sua vez, em metal, tirando-lhes e restituindo-lhes algo , foi uma iluminação para todos os físicos. Compreenderam que a razão só entende aquilo (…)
Página inicial > Kant, Immanuel
Kant, Immanuel
-
Kant (CRP) – excertos sobre "eu penso"
1º de novembro de 2021, por Cardoso de Castro -
Kant (CRP) – A experiência e o conhecimento a priori
21 de outubro de 2021, por Cardoso de CastroNão restam dúvidas de que todo nosso conhecimento principia com a experiência; a não ser assim, que é que despertaria a nossa faculdade de conhecer e que é que a levaria a exercer-se além dos objetos que impressionam os nossos sentidos e que, por um lado, produzem por si mesmos representações e, por outro lado, põem em movimento a nossa atividade intelectual e a excitam a compará-las, uni-las ou separá-las e a organizar desse modo a matéria bruta das impressões sensíveis para com elas formar (…)
-
Lecourt: pessoa - do jurídico a Kant
22 de janeiro de 2020, por Cardoso de Castronossa tradução
A prática jurídica não poderia prescindir do conceito de "pessoa" para regular, em novas bases, a transmissão de propriedades e nomes. O Código Civil testemunhará isso, que não deixará de fazer referência ao direito romano. Como poderia o indivíduo, doravante concebido como uma "átomo social", aderir ativamente, como cidadão, à nova ordem jurídico-política, se não fosse incentivado a se manter, por algum motivo , enquanto autor de seu próprio papel? Era necessário que, à (…)