Yves Albert Dauge — Virgílio, Mestre de Sabedoria
Este "Ensaio de esoterismo comparado", é um livro que inicia uma nova interpretação de Virgílio que pretende ser aprofundada e original, como trabalho de simbólica essencial centrado sobre a obra exemplar de Virgílio. é uma tentativa de apelo à totalidade da Gnose, utilizando os elementos mais diversificados do esoterismo, particularmente ocidental. A seguir um resumo da obra, com os excertos em CAIXA ALTA. Virgílio — resumo Virgílio e a (…)
Página inicial > Dauge, Yves
Dauge, Yves
-
Dauge Virgílio
8 de setembro -
Dauge (E:49-50) – tudo depende do homem interior
8 de setembroL’ésotérisme affirme nettement la responsabilité de l’homme : tous les maîtres et tous les sauveurs réunis ne parviendront jamais à libérer celui qui n’a pas, de lui-même, Tardent désir de se délivrer. Tout dépend, en effet, de notre énergie profonde, de notre volonté intime : sans elle, pas d’initiation, pas de réalisation, pas de salut. Angelus Silesius a des formules saisissantes — pour un chrétien — à ce sujet : « L’extérieur ne t’aide pas » (I, 62), « C’est en toi que Dieu doit naître » (…)
-
Dauge (Virgile:19-20) – Fonction créatrice, ou recréatrice, de l’épopée héroïque et mystique
8 de setembroAu cours de sa dissertation sur l’« Ange de l’œuvre », Maryse Choisy dit ceci: « Dans notre civilisation, l’artiste est le dernier chamane qui, à l’image de Dieu, tente de transformer la matière en esprit. Il doit créer ce qui ressemble aux hommes, mais à quoi les hommes ne ressemblent pas encore » (L’Être et le Silence, p. 339). Quant à Roger Garaudy, parlant de son livre Parole d’homme, il affirme: « Les grandes œuvres d’art ne sont pas le reflet d’une réalité déjà existante, mais le (…)
-
Dauge Amem
8 de setembroYves-Albert Dauge — EPIGNOSIS A Memória do Amem Belo texto retirado e adaptado dos Atos de João (94-97) que se poderia intitular “Oração crística do Amém”, ou “Memória do Amém”.
Antes de sua paixão, dizem os Atos, Jesus reúne seus discípulos e pede que formem um círculo ao seu redor de mãos dadas. Ele, em pé no meio deles, vai pronunciar uma espécie de hino, e em cada verso, os discípulos devem responder Amém, girando lentamente ao redor do Mestre. As palavras ditas por Jesus definem (…) -
Dauge Doutrina Jesus
8 de setembroYves Albert Dauge — EPIGNOSIS A doutrina autêntica de Jesus Eis em sua força e sua originalidade — em sua simplicidade também —, o ensinamento fundamental de Jesus o Vigilante (ou Velador, sentido da palavra "Nazareno"), o Salvador e o Passador, o Sempre-Presente: Além da Torá Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mt 5:17)
E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa. Mas o fariseu (…) -
Dauge Símbolo Ontologia
8 de setembroYves Albert Dauge — Virgílio Símbolo e níveis ontológicos O símbolo toma sua origem na hierarquia dos planos do ser e resulta do princípio da interdependência universal.
Pode-se dizer que o real é constituído por uma imensa hierarquia de planos diferentes, de níveis de ser múltiplos, que se distinguem por suas proporções respectivas do “espírito” e da “matéria”, ou melhor por sua “frequência vibratória”. No universo, nada é absolutamente material , nada é absolutamente imaterial, mas tudo (…)