A significação dos Exercícios Tal é, rapidamente percorrido, o pequeno volume dos Exercícios Espirituais. A despeito de suas pequenas dimensões, suscitou uma ampla literatura e é extraordinário que sobre os 2.872 títulos alinhados pela Bibliografia inaciana (1894-1957) dos padres Gilmont e Daman, 1374, quase a metade seja consagrada aos Exercícios. E, ainda, os autores não registraram os trabalhos relativos ao retiro propriamente: eles compõem sozinhos uma "Biblioteca dos Exercícios" inteiramente (...)
Página inicial > Medievo - Renascença
Medievo - Renascença
-
Loyola Exercicios Significado
29 de março -
Climaco Escada Divina
29 de marçoTítulos dos capítulos (degraus) retirados de antiga tradução em espanhol, com anotações de Fr. Luis de Granada. Textos de alguns capítulos apontam para ESTA VERSÃO EM ESPANHOL
A Escada foi escrita, então, por alguém que, depois de viver grande parte de sua vida monástica como um eremita, tinha sido confiado, em sua idade avançada, o cuidado pastoral de uma grande comunidade; é o trabalho de um solitário escrevendo para cenobitas. A audiência que João tinha em vista é monástica. Ele começa seu livro (...) -
Palamas Excertos
29 de marçoExcertos do excelente livreto em francês sobre Palamas de Jean Meyendorff Saint Grégoire Palamas et la mystique orthodoxe
"Chama da ortodoxia, fundamento e doutor da Igreja, modelo dos monges, aliado invencível dos teólogos, oh Gregório, taumaturgo, orgulho da Tessalônica, arauto da graça, que tua súplica pela salvação de nossas almas não se interrompa jamais." Hino a São Gregório Palamas cantado pela Igreja ortodoxa em sua liturgia do segundo domingo da Quaresma. Afirmo que entre os dons de Deus (...) -
Symeon Excertos
29 de marçoTemas tratados em sua obra traduzida em inglês “Os Discursos”, dos quais traduziremos excertos. Da caridade Desmérito de Simeão Sigamos no caminho dos preceitos de Cristo A caridade é sempre desejável O amor divino O amor como critério dos verdadeiros seguidores de Cristo Para Cristo através das beatitudes Simeão foi arrebatado pelo Senhor, numa visão de luz. Ouviu sua voz lhe dizer: "Eu sou o Deus que por ti se fez homem". (Ação de graças 2). Desde então, o Cristo tornou-se tudo para ele: "Desde esse (...)
-
Bernardo Batismo
29 de marçoObras Completas de San Bernardo - Tomo IV - Sermones litúrgicos (2.° ), Biblioteca de Autores Cristianos, serie normal n° 473, edición bilingüe preparada por los monjes cistercienses de España, Madrid, 1985 (2006-corregida), 718 p., el texto latino se ha tomado, con la debida autorización, de la edición crítica de las obras de San Bernardo realizada por dom Jean Leclercq y editada en Editiones Cisterciences (Roma 1957-1977).Mariano Ballano.ISBN 84-7914-844-6. (Sermones en el tiempo de Pascua y (...)
-
HN3
29 de marçoO primeiro estágio do homem interior, do novo homem, como disse Santo Agostinho, é que o homem viva imitando aos homens bons e santos, que caminhe, porém, apoiando-se em assentos e paredes, e que se nutra ainda de leite.
O segundo estágio, é quando, em vez de fixar-se unicamente em modelos ou em homens bons, corre com pressa para os ensinamento e conselhos de Deus e da Sabedoria divina, dá as costas aos homens e o rosto a Deus, solta a saia de sua mãe e sorri a seu Pai celeste.
No terceiro (...) -
HN6
29 de marçoHá outra forma de entender e ensinar o que Nosso Senhor compreende por “homem nobre”. Há que saber, com efeito, que os que conhecem a Deus sem véus, conhecem ao mesmo tempo a criatura. Se o conhecimento é a luz da alma, para a qual todos os homens tendem naturalmente, seguramente não existe nada melhor. Conhecer é um bem. Agora, os mestres ensinam-nos que quando se conhecem as criaturas tal como são em si mesmas - o que eu chamaria conhecimento vespertino - não se vê a criação senão em imagens (...)
-
Eckhart Sermon 21
29 de marçoResumo Jeanne Ancelet-Hustache Exposição do modo da união da alma a Deus. Imutabilidade de Deus, que guarda em sim toda a plenitude Necessidade para o homem de guardar seu coração puro, longe de todo criado Diálogo com Deus Nobreza do fundo da alma à qual mesmo o anjo mais elevado não tem acesso, Deus ó podendo aí penetrar "se ao menos lhe for retirado tudo que lhe é aditado" Comparação da natureza do anjo e do homem Comparação da graça e da beatitude A alma guarda todas as coisas do que está sob ela, (...)
-
Eckhart Sermon 22
29 de marçoResumo de Jeanne Ancelet-Hustache Exame da saudação a Maria: Ave Maria, cheia de graça... Filho único que o Pai eternamente engendra Encarnação Deus derramando na alma "toda sua claridade em sua primeira pureza" Centelha da alma In principio... Criação eterna Donde vem o sofrimento A alma noiva do Filho SERMÓN XXII - Ave, gratia plena. Esta palabra que acabo de pronunciar en latín, está escrita en el santo Evangelio y significa en lengua vulgar: «¡Dios te salve, llena de gracia, el Señor es contigo!» (...)
-
Eckhart Sermon 23
29 de marçoResumo de Jeanne Ancelet-Hustache Guarda do intelecto puro Refletimos a imagem de Deus Os atributos aditados a Deus são um véu que o cobre Deus é declarado Nada Três céus de Paulo Apostolo Conhecimento da alma por ela mesma SERMÓN XXIII - Jesús ordenó a sus discípulos que subieran a un barquito. «Jesús ordenó a sus discípulos que subieran a un barquito y les mando que cruzaran la "furia"»(Mateo 14, 22).
El mar, ¿por qué se llama «furia»? Porque se enfurece y está inquieto. «Ordenó a sus discípulos que (...)