E o mestre disse: “O que aqueles que aprendem a Lei do Buda precisam atualmente é ter a visão justa. Tendo a visão justa, nascimentos e mortes não os afetarão; eles serão livres para se mover, ir ou ficar; e toda superioridade transcendente chegará a eles por si mesma, sem que precisem buscá-la.
a.
Et le maître dit : « Ce qu’il faut actuellement à ceux qui apprennent la Loi du Buddha, c’est avoir la vue juste. Ayant la vue juste, les naissances et les morts ne les affecteront pas ; ils seront libres (...)
Página inicial > Oriente > Extremo Oriente
Extremo Oriente
-
Lin-Tsi (ELT) – Instruções coletivas §11
18 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro -
Lin-Tsi (ELT) – Instruções coletivas §10
18 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroDurante uma consulta noturna, o mestre deu a seguinte instrução coletiva:
a. “Por vezes suprimir o homem sem suprimir o objeto.
b. “Por vezes suprimir o objeto sem suprimir o homem.
c. “Por vezes suprimir ao mesmo tempo o homem e o objeto.
d. “Por vezes não suprimir nem o homem nem o objeto. »
Lors d’une consultation du soir, le maître donna l’instruction collective suivante :
a. « Parfois supprimer l’homme sans supprimer l’objet.
b. « Parfois supprimer l’objet sans supprimer l’homme.
c. « (...) -
Jean-Louis Grison: Digrammes et Trigrammes
18 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSans revenir sur les notions générales déjà connues de la métaphysique taoïste, nous nous placerons d’emblée au plan de la manifestation pour rappeler que la dualité primordiale, la « polarisation » de l’Etre (T’ai-ki) s’exprime par les principes T’ien et Ti, Ciel et Terre, et que les deux tendances Yang et Yin sont les deux réalités dont les combinaisons indéfiniment variées ont «créé» la multiplicité, comme la lumière et les ténèbres sont à l’origine de toutes les [215] nuances de la clarté. Ce sont eux qui (...)
-
Jean-Louis Grison: Roue des Trigrammes
18 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroConsidérons à présent les quatre axes formés par les diamètres unissant deux à deux les trigrammes :
l’un de ces axes a un rôle privilégié, celui de substitut « horizontal » de l’Axe du Monde : c’est l’axe Sud-Nord, k’ien-k’ouen, dans la disposition de Fou-hi que [220] nous envisageons seule présentement . Cet axe peut être considéré comme issu de la projection sur l’horizon de l’axe des pôles célestes autour duquel évolue l’univers. Les deux koua qu’il joint sont en effet formés, l’un de trois traits pleins (...) -
Suzuki (DZNM:57-65) – estado de não-mente
18 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroNunca se deve considerar o despertar como um feito ou uma realização decorrente de tais esforços. Como não há realização alguma no despertar de Prajna no Inconsciente, esse despertar tampouco persiste. Este é o ponto defendido com maior ênfase em todos os Sutras do Prajnaparamita: nenhuma realização e, portanto, nenhum apego, nenhuma permanência, o que significa permanecer no Inconsciente ou permanecer no não-permanente.
Voltamos aqui à relação entre Prajna e Dhyana. Este é, de fato, um dos temas (...) -
Suzuki (DZNM:47-54) – o Inconsciente
18 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroEste algo que condiciona todas as coisas e não é condicionado por coisa alguma toma vários nomes, de acordo com os diversos pontos de vista; em relação ao espaço, chama-se “sem-forma”, em contraposição a tudo o que se pode agrupar como forma; em relação ao tempo, chama-se “não-permanente”, porque muda eternamente e não está sujeito a ser retalhado em pedaços chamados pensamentos e, como tal, apreendido como algo que permanece; psicologicamente, é o “Inconsciente” (wu-nien = mu-nen) — no sentido de que todos (...)
-
Suzuki (DZNM:21-27) – Hui-neng e o vazio (sunyata)
16 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroNão há árvore Bodhi, nem o cessar do brilho do espelho. Sendo tudo vazio, onde poderia assentar o pó?
O que distingue Hui-neng de maneira mais evidente e característica de todos os seus antecessores e contemporâneos é a sua doutrina de “hon-rai mu-ichi-motsu” (pen-lai wu-i-wu). Esta é uma das linhas em que ele se declara contra os versos de Shen-hsiu, a que já nos referimos. A gatha completa composta por Hui-neng é esta:
Não há árvore Bodhi, nem o cessar do brilho do espelho. Sendo tudo vazio, onde (...) -
Suzuki (DZNM:14-19) – Doutrina da Não-Mente
16 de setembro de 2022, por Cardoso de CastroSUZUKI, D. T.. A Doutrina Zen da Não-Mente. Tr. Elza Bebiano. São Paulo: Pensamento,1993
Shen-hsiu, como outros mestres zen, reconhece que a Mente existe e precisa ser procurada dentro da mente individual de cada um, a qual contém todas as qualidades do Buda. Essa verdade não é compreendida por estarmos sempre a correr atrás de coisas exteriores, que obscurecem a luz da mente interior. Em vez de fugir do próprio pai, aconselha Shen-hsiu, dever-se-ia voltar os olhos para dentro por meio da prática (...) -
Chantal Duhuy (Tch’an) – Nirvana
15 de setembro de 2022, por Cardoso de Castro“Venerável Nagasena, quais são os dez atributos do espaço que você disse serem inerentes ao nirvana? — Ó rei, assim como o espaço não nasce, não envelhece, não morre, não desaparece ou renasce, não pode ser conquistado, não pode ser roubado por ladrões, é sem laços, é domínio do pássaro, sem obstáculo, infinito, da mesma forma, ó rei, o nirvana não nasce, não envelhece, não morre, não desaparece ou renasce, não pode ser derrotado, nem roubado por ladrões, é sem laços, é o domínio dos místicos, sem obstáculo, (...)
-
Marinette Bruno (Tch’an) – Algumas noções chaves
15 de setembro de 2022, por Cardoso de Castrosin et wou sin, nien et wou nien et tao
Que l’on soit ou non sinologue, si l’on veut approcher le Tch’an, il faut se familiariser avec quelques termes aussi essentiels pour l’expérience que pour la doctrine et que la traduction ne peut que trahir.
Sin est assurément l’un de ces mots-là, vraie pierre d’achoppement des traductions en langues occidentales, surtout en français. Il désigne le coeur, à la fois comme organe et comme siège de la pensée ainsi que des sentiments. Or, en français, si nous (...)